TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RESUMO O QUE É EDUCAÇÃO

Por:   •  15/9/2022  •  Resenha  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 2

QUANDO A ESCOLA É A ALDEIA

Em lugares onde não se estabelecer estilos formais e centralizados de ensino, a educação já existe. Tomamos, por exemplo, animais que aprendem de dentro para fora, usando seus instintos, e acrescentam formas de aprender de fora, por meio de sua diversão e observação de seu mundo, para repetir sua espécie uma e outra vez. Na raça humana, a educação não apenas continua a vida mas é edificada no âmbito da troca de símbolos, intenções, culturas e relações de poder. É possível perceber que a educação existe de muitas formas e de diferentes maneiras, às vezes aparecendo invisível. Tudo o que é conhecido nas tribos é fruto da convivência e das experiências vividas, como é o caso de seus filhos que veem, entendem, imitam e aprendem com a sabedoria que existe na experiência. Dessa forma, entende-se que qualquer coisa importante para a comunidade que expressa algum tipo de conhecimento precisa de uma forma de ensinar, mas esse processo de aprender e ensinar tem recebido muitos nomes, um deles é endoculturação, que é o processo de aquisição de conhecimento pessoal, crenças e hábitos de uma cultura. Consequentemente, a experiência da endocultura faz parte de uma fração da educação.

ENTÃO, SURGE A ESCOLA

As sociedades primitivas começaram a dividir trabalho e poder, criando uma hierarquia social, da mesma forma que o conhecimento comum da nação também é dividido, criando assim uma diferença que contraria o conhecimento interior que é confirmado pela sociedade. Então outras categorias da tecnologia social começam a se construir, como o saber e o ensinar a conhecer, nesse momento a educação começa a transformar o ensino e quando o mesmo aparece, a aldeia se reduz a uma simples escola e todos passam a ser vistos como professores.

Essa divisão de saberes ocorre mesmo em sociedades simples, onde alguns aprendem a ser homens, outros a se tornarem mulheres, outros a se tornarem chefes, feiticeiros, músicos, professores e até escravos. Esse tipo de aprendizagem pode ser de curto ou longo prazo, próximo aos exemplos de agências e práticas de ensino que relacionamos quando pensamos em educação. Mas mesmo com essas mudanças, a educação gratuita, familiar e comunitária não pode ser abandonada.

Até então, o local da educação em questão não é uma escola, é simplesmente um lugar de vida e de trabalho, onde as pessoas se reúnem. No entanto, da mesma forma que todas as outras práticas sociais, das quais um dia surgiu o interesse político, a educação aos poucos entra nessa discriminação e se pratica nessa situação, perdendo assim sua liberdade e se
limitando em uma escola, virando cativa dos educadores, se tornando uma invenção recente na história de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com