TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relato de Experiencia

Por:   •  24/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

DADOS

Data: ____/____/_____[pic 1][pic 2]

Hora início: ____________             Hora término: ____________[pic 3]

Local: _______________________________________________________

  1. RELATO DA EXPERIÊNCIA

Esta experiência referente à prática educativa foi observada em uma sexta feira, 2 de junho, do ano de 2017, com uma hora de duração, no primeiro andar do prédio do AT8 da Universidade Federal de São Carlos. Havia alguns alunos sentados sozinhos no chão e alguns em grupos descendo as escadas em direção à saída do AT8, a parede foi construída com tijolos vazados, há um bebedouro, banheiro masculino e feminino e ao lado direito um elevador.

Observa-se a conversa entre duas amigas, uma sentada ao chão e outra de pé a sua frente. A moça sentada estava de calça jeans, blusa bege, tênis vermelho, celular nas mãos e sua mochila ao lado. A moça de pé estava com uma blusa preta, calça jeans, sapatilha e bolsa no ombro. Ambas dialogavam sobre determinada professora, indignadas com a imposição que a mesma faz sobre a forma que deveriam pensar e impossibilitando os questionamentos e diálogos.

- Ela quer que pensemos como ela. Disse a primeira.

- Você viu, eu discordei do modo que ela falou que o vídeo terminou e ela não aceitou. Disse a segunda.

- Eu vou assistir de novo, não estou satisfeita com o final que ela deu. Disse a primeira.

- Eu também vou! Exclamou a segunda.

De acordo com a observação, a professora passou um vídeo para sua turma e ao final do mesmo a cena não finaliza, desta forma, permitindo a reflexão dos indivíduos a fim de conclui-la. Ao final do vídeo, a professora diz o que teoricamente aconteceu, a aluna não concordou e tentou argumentar, porém a professora não permitiu, impondo novamente sua opinião.

Nota-se que a professora se coloca de maneira autoritária, servindo como um mero aparelho de reprodução, não promovendo a criticidade dos seus educandos. É válido ressaltar que o educando não deve ser visto como um recipiente vazio onde o professor deve preencher com toda sua sabedoria.  O papel do professor vai muito além, ele deve permitir e criar possibilidades para a construção do saber, conduzindo-o para uma maior autonomia e emancipação.

Portanto, o educador deve proporcionar aos seus alunos o conhecimento, não de maneira totalitária, mas possibilitando o diálogo critico e os argumentos. Desse modo, professores e alunos percebem-se como indivíduos transformadores e passam a se considerar atuantes no processo de ensino-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com