TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estagio

Por:   •  8/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.494 Palavras (26 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

PEDAGOGIA – 5° SEMESTRE

        

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        9

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        12

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        16

6. CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS.        20

5        PLANOS DE AULA        22

CONSIDERAÇÕES FINAIS        26

REFERÊNCIAS        27

INTRODUÇÃO                                                                                                              

 O presente relatório aborda reflexões sobre a importância do estágio e sua contribuição para a formação do docente. Na educação infantil ele se consolida como uma rica oportunidade de relacionamento entre a teoria e a prática, de convivência do cotidiano escolar. O estágio tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento, habilidades, competências e integrar teoria a prática, ele e o meio pela qual o graduando pode observar e intervir no cotidiano escolar exercitando suas potencialidades. Durante o estágio as experiências são inúmeras e diferenciadas, o que propícia a reflexão sobre as teorias que estão sendo assimiladas no curso de graduação.

 “Para Guerra (1995) o Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador. Desta forma, "o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia" (PIMENTA E LIMA, 2004), tornando-se etapa imprescindível para o profissional estar apto a exercer sua função como educador.”

O estágio é o lugar onde a identidade do profissional é gerada, construída e referida; assim o relatório apresenta as nuancem vividas dentro a sala de aula. Entretanto Devido à situação em que nos encontramos por conta da pandemia do covid 19, a metodologia utilizada para compreensão e entendimento deste relatório em específico se dará a cerca de leitura e estudos bibliográficos, atrelados a vídeos que tratam sobre as pratica pedagógica, e ainda, sobre a importância do estágio na formação do pedagogo, favorecendo, desse modo, novos direcionamentos pedagógicos para a educação infantil, além de servir como embasamento para as praticas de construção e reconstrução do conhecimento docente.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

No contexto de ensino-aprendizagem educacional, muitas são as discussões sobre interdisciplinaridade como movimento propiciador de um conhecimento menos sistematizado e focado nos distintos elementos conceituais. O artigo A interdisciplinaridade como movimento articulador no processo ensino-aprendizagem traz como principal discussão o papel da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem através de duas analises: o epistemológico e o pedagógico. Discuti a interdisciplinaridade como um momento contemporâneo presente nas dimensões da epistemologia e da pedagogia, que vem marcando o rompimento com uma visão cartesiana e mecanicista de mundo e educação, e ao mesmo tempo, assumindo uma concepção mais integradora, dialética e totalizadora na construção do conhecimento.

A interdisciplinaridade surgiu na segunda metade do século XX, devido a necessidades detectadas nos campos das ciências humanas e na educação: superar a fragmentação e o caráter de especialização do conhecimento, causada por uma epistemologia de caráter Positivista. Este desenvolvimento deve-se a grandes pensadores como Galileu, Descartes, Newton, Darwin entre outros. O estudo da epistemeologia abarca a, produção, reconstrução e socialismo; a ciência e seus paradigmas; métodos de mediação entre o sujeito e realidade. Enquanto que, o pedagógico, discute questões de ensino aprendizagem no âmbito escolar. De modo geral a interdisciplinaridade busca:

 “responder à necessidade de superação da visão fragmentada nos processos de produção e socialização do conhecimento. Trata-se de um movimento que caminha para novas formas de organização do conhecimento ou para um novo sistema de sua produção, difusão e transferência”. (“GIBBONS, Michael 1997)”.

Mais do que identificar um conceito para a interdisciplinaridade, o que os autores buscam é encontrar seu sentido epistemológico, seu papel e suas implicações sobre o processo do conhecer. Sendo assim, notamos a preocupação da educação moderna em perfazer as competências e habilidades da grade curricular. Pensar em interdisciplinaridade é pensar também em trabalhos coletivos que fomentem uma aprendizagem menos conceitual. Segundo Juarez Thiessen, as áreas de Ciências Humanas se notabilizaram por evidenciar mais fortemente a questão interdisciplinar. Como metodologia enfatizada na multidisciplinaridade e calcada nas teias conceituais da disciplina de humanidades, é possível perceber por que essas áreas movimentam mais as teias das diferentes aprendizagens e métodos. Trabalhos como o de Vygotsky em Psicologia da arte ou Michel Focault em A ordem do discurso subvertem áreas específicas do saber e revelam que é preciso mais formas de conhecimento para uma base intelectual. O educador ressalta os obstáculos a ser percorrido e a necessidade de compreensão em âmbito maior da interdisciplinaridade, como buscar por novos métodos de ensino. Cabe também ao professor abandonar o dogmatismo de sua disciplina e partilhar o conhecimento mediante uma teia multidisciplinar com as ciências e as congruências da vivência cotidiana. Quanto mais interdisciplinar for o trabalho docente, quanto maiores forem às relações conceituais estabelecidas entre as ciências, quanto mais problematizastes, estimuladoras, desafiante e dialética for os métodos de ensino, maior será a possibilidade de apreensão do mundo pelos sujeitos que aprendem (Thiesen). Refletindo sobre as práxis pedagógicas se nota que a socialização do conhecimento em muito é muito importante neste ciclo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42 Kb)   pdf (239.7 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com