TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estagio

Por:   •  18/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  6.022 Palavras (25 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        5

3        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        6

4        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        7

5        RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS        8

6        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        9

7        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        10

8        RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        11

9        RELATO DA OBSERVAÇÃO        12

10        PLANOS DE AULA        14

11        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR        21

12        RELATO DA REGÊNCIA        22

CONSIDERAÇÕES FINAIS        24

INTRODUÇÃO

O presente trabalho se refere ao Relatório de Estagio Curricular Obrigatório na Educação Infantil da turma do quarto período do curso de Pedagogia da Universidade UNOPAR campus Governador Valadares.

O estágio pode ser considerado como uma das primeiras experiências oportunizadas para nós futuros professores, possibilitando entra em contato direto com o nosso campo de trabalho. O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.

No presente relatório há informações referentes a observação e regência realizadas durante o estagio em educação infantil realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Sonho Encantando na cidade de Periquito MG. Essas atividades realizadas nos permitem conhecer um pouco mais sobre o papel do professor na escola, uma mistura da pratica e do o aprendizado teórico que temos ao longo do curso.

É hora de testar, todos os conhecimentos pedagógicos adquiridos e analisar os pontos onde devemos melhorar. Portanto, o objetivo é o constante processo de aperfeiçoamento até chegar a um nível aceitável onde possamos assumir uma sala de aula.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A segunda atividade realiza foi a leitura do artigo “O PAPEL DO PROFESSOR E DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin” da autora Juliana Campregher Pasqualini que em sua pesquisa de mestrado, um estudo de natureza teórico-conceitual que teve como objetivo investigar e analisar as relações entre desenvolvimento infantil e ensino na faixa etária de 0 a 6 anos em obras selecionadas de autores da psicologia histórico-cultural. 

Assim, o papel da escola relaciona-se de forma direta com o desenvolvimento mental infantil, ampliando os intitulados "Horizontes mentais", por meio de práticas que estimulem o pensamento e reflexão dos indivíduos.

Primeiramente é discutido sobre a educação infantil, a qual tinha a função assistencialista e que era a primeira educação ofertada a criança pequena , implicava na negação e no rompimento dos laços com o modelo escolar de atendimento educacional, compreendendo ainda que ensino não nessa ótica teórica, a Educação Infantil faz parte da educação básica, mas não tem como proposito o ensino e sim a educação das crianças pequenas ou seja a educação infantil não estaria entrelaçada nos processos de ensino-aprendizagem, mas nas chamadas relações educativo pedagógicas.

No artigo a autora considera que em tempos antigos a educação infantil era pouco estimada, era encarada como um deposito de crianças, onde só cuidavam e não educavam , não existia o ensino aprendizagem, era só um espaço onde as crianças passavam o tempo enquanto suas mães trabalhavam.

Nesse direcionamento Vygotsky, Leontiev e Elkonin declaram o desenvolvimento infantil como um acontecimento histórico não determinado por leis naturais universais, mas de maneira ligada as condições objetivas da organização social, sendo importante levar em consideração o lugar ocupado pela criança nas relações sociais.

  1. RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

A terceira atividade foi um analise sobre o Projeto Politico Pedagogico (PPP) do Centro Municipal de Educação Infantil Sonho Encantado. O PPP é um documento que deve ser elaborado por cada instituição de ensino para orientar os trabalhos durante um ano letivo.

O projeto político e pedagógico precisa ter o caráter de um documento formal, mas também deve ser acessível a todos os integrantes da comunidade escolar. Ele determina, em linhas gerais, quais os grandes objetivos da escola, que competências ela deve desenvolver nos alunos e como pretende fazer isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)   pdf (530.7 Kb)   docx (678.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com