TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estagio

Por:   •  19/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.971 Palavras (12 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ANDRESSA DIAS CARDOSO DA CUNHA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL

PATO BRANC0

2019

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ANDRESSA DIAS CARDOSO DA CUNHA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio Supervisionado ENSINO FUNDAMENTAL apresentando ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.

PATO BRANCO

2019

SUMÁRIO

[pic 1]

1. INTRODUÇÃO.....................................................................................

04

2. DESENVOLVIMENTO..........................................................................

05

  1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA.....................................

06

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA......................................

06

2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO..................................................................................................

07

3. ELABORAÇÃO DO PLANO DE ESTÁGIO.........................................[pic 2]

10

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................

12

REFERÊNCIAS........................................................................................

13

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo tratar o assunto do estágio supervisionado no ensino fundamental, compreendendo o processo de vivência prático-pedagógica, aproximando o acadêmico de realidade de sua área de formação e auxiliando na compreensão das diferentes teorias que regem o exercício profissional. Visando a contextualização do processo de ensino-aprendizagem e como também a construção do eixo articulador dos saberes fragmentado nas disciplinas, onde o objetivo principal é a “educação”, em seu processo amplo de formação do educando e visando o desenvolvimento de todas as suas habilidades.

A realização do estágio deu-se na Escola Municipal Udir Cantu Baru. A referida observação aconteceu entre os dias 04 a 13 de novembro de 2019, realizado pela acadêmica do curso de graduação em Pedagogia: Fabielli da Silva Mello.

Considerando a importância do trabalho prático nesta fase dos estudos como apresentarei no decorrer desse trabalho, inicialmente houve um aprimoramento teórico em torno dos conceitos, fui à instituição escolar onde realizei a observação da turma para conhecer o andamento das aulas, entender e saber como são encaminhadas as atividades aplicadas pela professora em sua aula.

No que se referem os objetivos, buscar-se-á: contextualizar a teoria estudada com a prática docente e as metodologias de ensino utilizadas nas series iniciais do ensino fundamental; verificar e analisar a ação pedagógica refletida na ação docente do professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental; conhecer a organização do Ensino Fundamental, refletir acerca do planejamento da ação pedagógica: gestão e docência; analisar ainda o contexto histórico / político / educacional de forma a possibilitar o entendimento da função do docente no Ensino Fundamental.

O estágio supervisionado no ensino fundamental foi de suma importância, pois trouxe conhecimentos a cerca da formação docente, onde teoria e prática são trabalhadas por igual no contexto educacional.

A metodologia adotada durante o estágio buscou nortear as práticas educativas, passando constantemente por analises críticas e reflexivas, estabelecendo assim uma relação entre aprendizagem significativa, emancipadora e transformadora com a realidade vivida no dia-a-dia. Baseou-se na pesquisa bibliográfica qualitativa, em livros, artigos, internet, além de uma observação participativa no campo de estágio.

Portanto, para a realização da prática de estágio, primeiramente foram determinados objetivos através dos quais visamos propiciar aos alunos e a nós mesmos a ampliação dos conhecimentos pessoais e, em torno dos conteúdos que vem sendo desenvolvidos pela professora com a turma, percebe-se que o estágio configurou como um momento de tomada de decisão, principalmente pelas situações pautadas as questões teóricas ou mesmo a prática de sala de aula durante o estágio Assim sendo, estarão à disposição neste trabalho os planos de unidade, o relatório de intervenções pedagógicas desenvolvidas no estágio, as atividades as considerações finais, o referencial teórico e os anexos.

2. ESTÁGIO: ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

A prática de ensino por meio do estágio permite aos discentes a construção de saberes e a formação de identidade profissional. A prática de ensino e o estágio são essenciais para motivação do processo dialético de reflexão do futuro professor, possibilitando o desenvolvimento da pratica pedagógica.

O estágio pode ser considerado como uma “oportunidade de aprendizagem da profissão docente e da construção da identidade profissional”. (PIMENTA, 2004, p.99).

Através do estágio temos a oportunidade testar na prática o aprendizado que temos ao longo do curso. É um momento de reflexão, de colocar em prática os conhecimentos pedagógicos, visto que, é no estágio que futuros educadores começam a sentir e vivenciar o ambiente de uma sala de aula, o futuro local de trabalho.

É nesse contexto que o acadêmico conhece o cotidiano dos professores e avaliam as dificuldades e conquistas dos alunos, oportunizando ao aluno/estagiário reafirmar suas escolhas pela profissão através da observação e reflexão sobre a prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com