TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estagio

Por:   •  19/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.734 Palavras (19 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 19

APLICAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO COMO FONTE DE MUDANÇAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E DO OBJETIVO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A MELHORIA DOS TIC’S.

ALMEIDA, Rosana Jaci de[1]

RESUMO

O uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas instituições de ensino ampliou a partir do século XX, principalmente depois da revolução industrial, mas é a partir do século XXI, que o assunto se expandiu. Assim, grandes avanços na tecnologia foram alcançados, que passou a ser inserida no cotidiano das pessoas, deste modo, as informações chegam com maior velocidade e frequência. Portanto, este artigo discute a importância do desenvolvimento tecnológico no campo da educação. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica de seu desenvolvimento histórico aos desafios atuais e sua utilização no processo de desenvolvimento de diversas competências trazidas para o campo da docência. Este artigo também mostra a importância dessas novas ferramentas como alternativas pedagógicas nas atividades de aprendizagem, destacando o papel e os desafios dos professores e supervisores na prática escolar e a importância da formação contínua para preparar os professores para alcançar melhores resultados por meio de métodos inovadores na sala de aula e no ambiente escolar. A conclusão é que o sucesso da qualidade do ensino requer investimento em equipamentos tecnológicos, mas antes disso é importante priorizar a formação dos professores para que possam repassar o conhecimento necessário aos alunos.

Palavras-chave: Educação. Tecnologia. Formação.

1. INTRODUÇÃO

A era digital vem provocando mudanças significativas no comportamento humano. O atual cenário de mudanças rápidas e radicais também pode ser percebido na educação, fazendo assim com que os profissionais que lidam com educação, busquem novas alternativas para atingir os objetivos sociais que lhes responsabilizaram, não por novas possibilidades, mas sim para aquisição de conhecimento.

Neste sentido, este artigo apresenta a seguinte problemática: Como realizar a introdução de novas tecnologias da comunicação e informação como fonte de transformação profunda no processo de ensino aprendizagem? Quais as principais dificuldades encontradas pelas escolas e a importância da formação continuada para implantar as TICs de maneira mais eficiente?

Diante de tais questionamentos, percebe-se que o mundo atual passa por diversas transformações, e o homem deve buscar sua formação integral diariamente. Neste contexto, a busca constante pelo aprendizado, aliado a introdução das tecnologias nas escolas, vem crescendo cada vez mais, e essa prática exige dos profissionais preparação, ou seja, formação continua de qualidade, para que ocorra de fato, mudanças significativas no processo de ensino aprendizagem.

Contudo, em pleno século XXI, desafios como escolas sucateadas, falta de recursos, impedem na prática que as políticas educacionais, tais como garantir direitos iguais de acesso e aprendizagem, conforme consta no documento BNCC – Base Nacional Comum Curricular, sejam de fato garantidos a todos os educandos do nosso país. No Brasil, ainda existem muitos desafios para melhorar a educação, desde a pré-escola às universidades, e investir na formação de professores é primordial.

No que tange a formação contínua, trata-se de uma estratégia de melhoria de qualidade de ensino.

Outro aspecto relevante nesta pesquisa, é o papel da equipe gestora, pois a mesma é fundamental para que haja sucesso na implantação das TICs com qualidade, tornando uma escola mais atrativa, assim como, servir de instrumento norteador para que haja resultados satisfatórios nas formações ocorridas no ambiente escolar.

A metodologia utilizada neste artigo é a bibliográfica, sendo utilizado para seu desenvolvimento pesquisas em sites, materiais como: livros, artigos científicos e legislações pertinentes.

2. TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Nas últimas décadas do século XX, mudanças significativas ocorreram nos campos sociopolíticos, econômico, cultural, cientifica e principalmente tecnológico, modificando assim nossa sociedade. Diante dessas mudanças, surge assim uma nova era: a da tecnologia de informação ou era digital.

De acordo com esse novo perfil de sociedade, espera-se que o sujeito que nela vive se adapte a situações novas e saibam utilizar as informações e transforma-la em conhecimento, desta forma podendo gerar crescimento pessoal, profissional, econômica e social. Nesse contexto, aquele que não consegue ser produtor de novas informações ou mesmo ser um bom receptor de informações críticas, seletivo e utilizá-la de forma adequada ou mesmo criativa, não é capaz de solucionar problemas cotidiano envolvendo as TICs, correndo risco assim de ser excluído desta nova era informatizada.

Foi por tantas mudanças ocorrendo a cada ano, que foi preciso pensar em uma educação que leve ao estudante a ingressar, influenciar e requerer uma qualidade de vida para si. É preciso identificar as concepções dos professores em relação ao uso das tecnologias e oferecer cursos de educação continuada, seja ela presencial ou a distância, possibilitando assim a integração da tecnologia com a educação e o currículo.

A simples introdução de recurso tecnológicos não é condição suficiente para modernizar a escola e torna-la apta a responder à demanda de uma sociedade cujo processo de mudança é acelerado, requerendo das pessoas criatividade e inovação, bem como o desenvolvimento de competências que lhe permitam ajusta-se às novas situações e enfrentar desafios. (ALONSO,2007, p.22).

Nessa concepção, a escola passa por mudanças profundas e fundamentais, pois as atitudes e práticas voltadas à gestão relacionadas ao uso das tecnologias partem dos dirigentes educacionais, passando pelos gestores das unidades escolares, professores, alunos e até mesmo os pais, ou seja, todos os envolvidos no processo educacional. Desta forma, as tecnologias precisam ser incorporadas no dia a dia, onde o conhecimento torna-se mais dinâmico e aberto no processo de transformação e mudança futura, onde implica novos modos de pensar, comunicar, aprender e ensinar.

Segundo Almeida (2002), a inclusão das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) na escola promove a disponibilização de informações atualizadas e, principalmente, a formação de comunidades colaborativas de aprendizagem que prefere a construção do conhecimento, a comunicação, a formação continuada, a gestão administrativa, pedagógica e de informações.

A tecnologia é usada como ferramenta em três grandes áreas de aprendizagem: obtenção de informação, representação de ideias e comunicação com terceiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com