TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estagio

Por:   •  31/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.524 Palavras (15 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 15

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU[pic 1]

CURSO DE EXTENSÃO EM PROCESSOS PEDAGÓGICOS

MARIA ELISSANDRA ALVES

RELATÓRIO DE LABORATÓRIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

FLORIANO-PI

OUTUBRO/2017

MARIA ELISSANDRA ALVES

RELATÓRIO DE LABORATÓRIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório apresentado como requisito final na disciplina de Laboratório Supervisionado de Prática na Educação Infantil do curso de extensão em Processos Pedagógicos do Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu.

FLORIANO-PI

OUTUBRO/2017

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO..................................................................................................03

2 RELATO DE EXPERIÊNCIA..................................................................................04

2.1 OBSERVAÇÃO DO CAMPO DE PRÁTICA DO LABORATÓRIO......................04

2.2 PLANEJAMENTO DIDÁTICO – PEDAGÓGICO.................................................08

2.3 DOCÊNCIA..........................................................................................................09

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................12

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................13

ANEXOS....................................................................................................................14

1 APRESENTAÇÃO

O presente relatório pretende descrever as experiências e atividades vivenciadas antes, durante e após a realização do Laboratório Supervisionado de Prática na Educação Infantil, durante o período de 14 de agosto a 29 de setembro de 2017.

Realizou-se o Laboratório Supervisionado de Prática na Educação Infantil no Centro de Educação Infantil Maranatha de Pedro Afonso-TO, com uma turma de crianças que tem  quatro anos de idade completos, onde foi possível observar à linha pedagógica da unidade escolar por meio da leitura e estudo do Projeto Político Pedagógico, conhecendo-se assim, o currículo, a forma de planejamento, as ações e o fazer pedagógico dos professores e equipe administrativa e pedagógica.

O laboratório de Educação Infantil relaciona-se às ações que envolvem a Docência com o objetivo de observar e analisar o processo de ensino com crianças da faixa etária supracitada, sendo importante conhecer as especificidades do trabalho pedagógico na Educação Infantil, observar, planejar ações a serem desenvolvidas com as crianças e também refletir sobre a prática pedagógica observada, podendo assim, gerar problematizações constituindo-se em instrumento de iniciação à pesquisa e ao ensino.

A realização do laboratório supervisionado representa uma investigação da realidade encontrada na escola que balizará o processo de vivenciar a teoria e a prática. No relatório de estágio será abordada a caracterização do contexto estagiado, a caracterização da escola, a caracterização da turma estagiada, a concepção pedagógica da instituição, a descrição e análise reflexiva das atividades do Laboratório na Prática da Educação Infantil, o processo de observação do espaço, das instalações e dos equipamentos. A prática educativa: a rotina escolar, as aulas e também um plano de intervenção de estágio com foco no lúdico, e por fim as considerações finais.

Considera-se essencial a vivência da realidade prática no chão da escola, para que o acadêmico consiga efetivar de maneira analítica e comparativa os processos teóricos aprendidos durante o curso.

2 RELATO DE EXPERIÊNCIA

2.1 OBSERVAÇÃO DO CAMPO DE PRÁTICA DO LABORATÓRIO

O Laboratório Supervisionado de Prática na Educação Infantil foi realizado no Centro de Educação Infantil Maranatha, localizado na Avenida Numeriano Bezerra de Castro, s/nº, em Pedro Afonso-TO, nos meses de agosto e setembro de 2017.

Na semana de 14 a 16 de agosto de 2017 iniciou-se o laboratório supervisionado na escola campo, sendo 02 dias e meio de observação, totalizando-se 20h.

No dia 14 de agosto de 2017, no primeiro momento fez-se o contato com a direção da unidade escolar apresentando-se a carta de apresentação do aluno. A direção foi bastante receptiva, dando total liberdade e disponibilizando toda a equipe escolar para acompanhar e fornecer as informações sobre a escola e seu funcionamento.

Em seguida, visando conhecer a infraestrutura física e material da escola, acompanhado da coordenação de apoio conheceu-se a estrutura do prédio, os recursos materiais e equipamentos disponíveis.

No período da tarde usou-se o tempo para responder o questionário de observação do campo de prática juntamente com a direção e coordenação de apoio.

No segundo dia, 15 de agosto de 2017, realizou-se um estudo do Projeto Político Pedagógico, onde foi possível constatar a linha pedagógica, o currículo adotado, as ações e projetos desenvolvidos, as formas de planejamento e avaliação, bem como confirmar as informações sobre a infraestrutura, os recursos humanos, físicos e financeiros existentes. Neste mesmo dia, acompanhou-se o planejamento coletivo das aulas.

No dia 16 de agosto de 2017, fez-se observação durante 4h da prática docente da professora e monitora, da sala onde iria ser efetivado o projeto de intervenção.

Em relação a essa etapa de observação do laboratório supervisionado na prática da Educação Infantil, segue relato abaixo relato desse período, começando-se pela apresentação de um breve histórico da unidade escolar, seguido das suas caracterizações físicas, recursos humanos e financeiros, currículo e linha pedagógica.

O Centro de Educação Infantil Maranatha foi criado em 05 de março de 2001, pela Professora Nereida Martins Belarmino, que no primeiro ano de sua fundação arcou com todas as despesas da instituição. Em 2002, por meio de um convênio a Prefeitura Municipal assumiu a responsabilidade de ampliação e custeamento das despesas como pagamento de funcionários, merenda escolar e materiais didáticos. No dia 15 de abril de 2010, o Prefeito Municipal da época, através da Lei nº 104/2014 cria o Centro de Educação Infantil Maranatha, com associação de pais e mestres própria e dotação orçamentaria administrada pela Secretaria Municipal de Educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (636.2 Kb)   docx (532.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com