TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA

Por:   •  23/11/2021  •  Dissertação  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA









ROSANA DE CASTRO CASAGRANDE








ATIVIDADE AVALIATIVA METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO






















PONTA GROSSA

2021



ROSANA DE CASTRO CASAGRANDE



KAUANE FONTANA CARNEIRO














TÍTULO

Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina de Metodologia de Pesquisa em Educação.

Profa. Dra. Rosana de Castro Casagrande


















PONTA GROSSA

2021

ETAPA 3: ELEMENTOS DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. REVISÃO DE LITERATURA.

Utilize as produções encontradas e insira as informações:

Tipo de Produção

Autor(es)/Ano

Assunto

Artigo:

Práticas da ludicidade na educação infantil.

BARBOSA, Geicele Gomes [1], BARBOSA, Girlene Gomes [2], SOUZA, Ellen Simone Alves de [3], OLIVEIRA, Neuzenir Silva de Abreu [4], BRAUNA, Mayara Priscila [5], SOUZA, Michelli Carla de. Junho de 2019.

busca refletir sobre a importância da ludicidade, pensando a importância dessa poderosa ferramenta para o trabalho pedagógico e que poderá ser utilizada em sala de aula como instrumento auxiliador no processo de ensino-aprendizagem. O resultando desse processo pode ser a garantia de um aprendizado de qualidade. Os jogos e as brincadeiras são considerados importantes na educação infantil, por favorecer a interação social e especifica, garantindo o intercâmbio e a construção do conhecimento, corroborando com a autoestima e incentivando a observação do mundo que o cerca com um olhar diferenciado. Assim, os jogos como atividades de aprendizagem lúdicas se tornam um elemento prazeroso neste processo. No entanto é preciso haver equilíbrio e constante reflexão sobre o papel da ludicidade, não como uma brincadeira, mas como uma brincadeira que possui um teor educativo: o desafio de desenvolver no educando a curiosidade, o raciocínio lógico, o manuseio de materiais pedagógicos, ou seja, usar o lúdico como ferramenta capaz de transformar o ambiente escolar em um lugar prazeroso e único na vida da criança.








Tipo de Produção

Autor(es)/Ano

Assunto

Artigo:

Desafios da Educação Inclusiva.

ANGELO, Jamisson da Silva,2020.

Ver o sentido de como a escola pode receber com qualidade os alunos que são portadores de deficiências ou transtornos globais do desenvolvimento. A metodologia utilizada para coleta de dados e reflexão foi a metodologia descritiva pois a mesma se apoia no fato condicionado ao pensamento de um autor, ou seja, as citações dão sustentação a reflexão. Propondo também o entendimento que a escola é realmente para todos, uma vez que quando segregamos o aluno por ter alguma deficiência estamos automaticamente discriminando-o.

Artigo

Autor(es)/Ano

Assunto

A cultura e a socialização na formação da criança.

NASCIMENTO, Márcio Moreira Do,2020.

Trata-se de uma análise acerca da comunicação mercadológica abusiva dirigida às crianças e as implicações para esses sujeitos que sofrem toda a forma de exploração possível. Percebe-se que a socialização da criança é mediada primeiro pela família e depois pelas diferentes instituições sociais, bem como pela ideologia presente em cada uma delas. A infância é mais um produto mercadológico, e, assim, sofre toda a forma de exploração possível e a família é a responsável pela educação digital e pela preservação da infância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com