TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SOCIAL E A ESCOLA

Por:   •  8/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA 2º SEMESTRE

LENGE DIAS GONÇALVES

O SOCIAL E A ESCOLA

[pic 3]

RIBEIRÃO DAS NEVES

2014


LENGE DIAS GONÇALVES

 

O SOCIAL E A ESCOLA

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas  O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos ,Comunicação e Linguagem ,Psicologia da Educação ll:Educação e Diversidade:Relações Etnico Raciais;Comunicação e Linguagem e Metodologia Científica,  sob orientação dos professores do segundo semestre do curso de Pedagogia.

Tutor de Sala:Etelvina

 Tutora Eletrônica: Gabriela Kfouri Silva

RIBEIRÃO DAS NEVES

2014

INTRODUÇÃO

     

      O texto a seguir fala sobre o ponto de vista de Vygotsky em relação à interação do aluno com o professor, escola, sociedade e sociocultural, usando o texto de João Carlos Martins como base para o desenvolvimento desses conceitos. A escola, o professor e o pedagogo têm um papel muito importante no desenvolvimento do individuo como mediador.

       Relatará como as diferenças étnicas fazem parte do aprendizado como um todo, usando como exemplo a educação inclusiva e suas dificuldades em ser conduzida por toda a escola.

       O texto colocará que para o trabalho do pedagogo ser bem feito, ele precisará de vários fatores como base, para que se desenvolva da melhor forma possível.

DESENVOLVIMENTO

Segundo o texto de João Carlos Martins, de acordo com o ponto de vista de Vygotsky, desde os primeiros dias do desenvolvimento da criança, suas atividades adquirem um significado próprio. A importância das trocas entre os parceiros como momentos significativos  no processo ensino aprendizagem, segunda esta psicologia, deve se criar condições para que os alunos se tornem cidadãos com livre árbitro e formadores de opiniões. Para Vygotsky o aprendizado começa primeiro por dentro e depois se unifica com o que acontece a sua volta, tendo como referência o seu meio ambiente.

Nos últimos anos muito se falou sobre a formação desses professores, para que se invista melhor nesses futuros profissionais, não apenas como meros educadores, mais sim como mediadores do aprendizado. A nossa história se constrói e consolida através de outras histórias, onde o indivíduo se consolida  com sua vivência. Ainda pelo ponto de vista de Vygotsky tudo que está no sujeito existe primeiro no social (interpscicologicamente) e depois de compreendido e modificado pelo sujeito é jogado na sociedade no plano intrapscicológico. Conforme a criança vai aprendendo ela vai se modificando. Ainda com este olhar a linguagem do meio ambiente reflete na forma da criança perceber as coisas ao seu redor.

Ao longo desse processo de internalizar cabe ao professor sistematizar todo o processo de aprendizagem de forma que os seus alunos tenha domínio do conhecimento.

Diante do olhar de comunicação e linguagem, acredita-se em todas as formas de se comunicar como fala e expressão, sendo um processo de aprendizado e reformulação do ensino, pois uma criança com seis anos ainda é um pré–silábico, já com treze anos já começou a construir opiniões e mover novos conceitos. O processo acontece de forma repetitiva até que o conteúdo se consolida.

Já com o olhar da diversidade, entramos no conceito das diferenças culturais, sugere a integração de todas as culturas para se quebre os preconceitos, para mudarmos a nossa volta, precisamos mudar a nos mesmos.

É importante destacarmos que no processo interativo não é a figura do professor ou do aluno, mas é o campo interativo criado a sua volta. Não se pode olhar o papel do professor e do aluno isoladamente, mais sim num conjunto da obra para que consiga chegar aos objetivos traçados.

Quando os alunos se sentem integrados ao sistema de aprendizagem , começa uma discursão e se sentem estimulados a participar e interagir com o meio ao qual ele está inserido, e assim sendo o professor como mediador consegue o seu objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (62.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com