TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Skinner Behaviorismo

Por:   •  29/5/2015  •  Resenha  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

O termo behaviorismo também chamado de comportamentalismo define a psicologia como a ciência que estuda o comportamento. A psicologia comportamental começa com Watson e é expandida com B. F. Skinner, que conseguiu comprovar empiricamente, em laboratório, diversas relações funcionais entre estímulos antecedentes, comportamento e estímulos consequentes. Autores como Pavlov, Watson e B. F Skinner deram grandes contribuições para o desenvolvimento desta abordagem da psicologia.

Nesse relatório vamos abordar os principais aspectos do comportamento experimental incondicionado, condicionado, operante, modelagem, extinção e esquemas de reforçamento.

Um comportamento não é apenas o que fazemos. Os pensamentos, as emoções e a fala também são definidos como comportamentos. E o comportamento humano possui uma estrutura que tem regras. Com esse estudo poderemos conhecer e se apropriar de todas essas regras. Todo o esforço da terapia comportamental é na modificação do comportamento do paciente. É uma terapia muita presente e atuante.

Entender o comportamento humano é de grande utilidade para a sociedade como um todo e de especial importância para a psicologia. Quanto maior o saber da psicologia sobre o comportamento e a aprendizagem de novos comportamentos, maior a possibilidade de mudança, visando o bem-estar de todos. (SKINNER, 1974).

1.1 Comportamento Respondente Incondicionado

Comportamento Respondente Incondicionado é uma relação na qual um estímulo do ambiente produz uma resposta específica no organismo que independe de aprendizagem. O comportamento respondente é incondicionado, assim como são o estímulo e a resposta, ou seja, piscar os olhos na presença de um cisco, salivar devido ao estímulo do alimento na boca. São mecanismos naturais, não é necessário aprendizado. (SKINNER, 1974).

1.2 Comportamento Respondente Condicionado

Quando um estímulo neutro é pareado com um estímulo incondicionado ocorre aprendizagem. O estímulo neutro, agora chamado de estímulo condicionado, realiza a mesma ação da resposta incondicionada, agora chamada de resposta condicionada, sem ser pareada com o estímulo incondicionado. Estímulos condicionados são psicologicamente associados com condições como antecipação, satisfação e medo. A relação entre resposta e estímulo condicionados é conhecido como reflexo condicionado (ou condicionamento reflexo).

No condicionamento clássico, quando um estímulo incondicionado é repetida ou fortemente pareado com um estímulo neutro, este se torna um estímulo condicionado e elicia uma resposta condicionada. (SKINNER, 1974).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com