TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TDAH NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

Por:   •  11/11/2020  •  Monografia  •  12.701 Palavras (51 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 51

UNIVERSIDADE PAULISTA

CAMPUS ANÁLIA FRANCO

ALESSANDRA TELLES SILVEIRA DE DONATO

O TDAH NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

SÃO PAULO – SP

2018

RESUMO

O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um transtorno conhecido pela ciência. Apesar disso seus principais sintomas como falta de atenção, inquietude e impulsividade causaram poucas alterações no cotidiano escolar, como os métodos e ferramentas utilizados para o ensino. Estes estudantes são constantemente expostos a situações e problemas no meio social e familiar que exigem algo que eles muitas vezes não tem facilidade em resolver. Muitos autores atribuem todas as dificuldades encontradas na escola ao despreparo dos professores, esquecendo sua já atribulada rotina. Com isso, o caminho proposto para que o aluno tenha suas dificuldades de aprendizado superadas é: Professor identifica um possível TDAH em um aluno > Questiona os pais sobre o problema > É feita uma avaliação com psicólogo, com o acompanhamento do psicopedagogo > Avaliação passada a um psicopedagogo da escola > Professor e psicopedagogo planejam juntos mudanças e adequações para atender o aluno com TDAH, com autorização dos pais.

Palavras-chave: transtorno de atenção, dificuldade de aprendizado, práticas pedagógicas

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

REVISÃO DE LITERATURA 6

O QUE É O TDAH 6

BREVE HISTÓRICO DA DOENÇA, DIAGNÓSTICO E FORMAS DE TRATAMENTO CONHECIDOS 11

IMPLICAÇÕES DO TDAH 24

Na sociedade 26

Na família 28

Na escola 29

O QUE HÁ NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA SOBRE O TDAH 33

FORMAS E FERRAMENTAS ESCOLARES DE LIDAR COM O TDAH 37

CONSIDERAÇÕES FINAIS 45

REFERÊNCIAS 46

INTRODUÇÃO

O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é uma realizade no contexto educacional brasileiro que recebe pouca ou nenhuma atenção pelos responsáveis pelo bom funcionamento deste serviço de utilidade pública. Isto contrasta com o avançado conhecimento existente no campo da psicologia sobre o assunto, onde já utilizam-se meios diversificados para se obter um diagnóstico fidedigno, compatível com a complexidade sintomática deste transtorno.

Com isso devem ser fomentadas pesquisas científicas e levantamentos do conhecimento já existentes sobre o assunto em busca de soluções viáveis e eficientes no atendimento e amenização das implicações dos alunos que apresentam TDAH. Na parte inicial desta revisão será apresentado o que é o transtorno, o que se conhece sobre suas origens, causas, fatores de agravamento, tipos e quais são as principais fontes de informações sobre o assunto.

Um breve histórico sobre a evolução no conhecimento sobre o TDAH desde 1902 é apresentado, seguido dos métodos conhecidos e utilizados para que seja feito o diagnóstico em crianças, adolescentes e adultos, bem como as formas de tratamentos conhecidas e discutidas e contestadas atualmente. Muitos conhecimentos foram obtidos fora do Brasil e sua aplicação no país dependeu de adaptações e traduções para esta realidade. Além disso apresenta-se uma breve discussão sobre a Ritalina, medicação mais utilizada para amenizar os efeitos deste transtorno.

Na terceira parte apresentam-se quais são as principais implicações para o portador do TDAH. Primeiro são caracterizados os principais problemas enfrentados no meio social, englobando aqui o contexto de amizades, trabalho e convívio com outras pessoas. Em seguida mostram-se estas implicações no meio familiar e como estes entes queridos podem lidar com o familiar com TDAH. Neste tópico por ultimo é apresentado o meio escolar, onde provavelmente há um maior número e intensidade de implicações, principalmente ocasionada pelo contexto deste ambiente e a falta de conhecimento de quem o administra.

Por ultimo são apresentadas as maneiras conhecidas para lidar com os alunos com TDAH no contexto escolar, realizando-se um fechamento com considerações finais, onde é feita uma proposta de enfrentamento do problema. Com isso, objetiva-se levantar o conhecimento e instigar a discussão de um tema muito pertinente para a educação Brasileira.

REVISÃO DE LITERATURA

O QUE É O TDAH

O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um transtorno que tem causas principalmente neurobiológicas com interações com fatores ambientais. É transmitido por via genéticas que se expressa a partir da infância, reconhecido oficialmente pela Organização Mundial de Saúde (FREITAS, 2015). Os sinais sintomatológicos com grande frequência acompanha o indivíduo por toda sua vida (persistência em adultos em torno de 60 a 70% dos casos) (BARKLEY et al., 2002).

A alta recorrência familiar do transtorno é o principal fator para apontar ao componente genético e/ou biológicos hereditário de transmissão (TANNOCK, 1998), somado a questões ambientais, atingindo mais meninos do que meninas (IAMAGUTI, 2011; MAIA & CONFORTIN, 2015). Entretanto outros autores apontam outros fatores além da herança hereditária, como problemas maternos durante a gravidez: depressão, tabagismo, alcoolismo, irritabilidade e outros que são reconhecidos como indicadores genéticos e não como fatores psicossociais externos (LUENGO, 2010). Em uma revisão sistemática sobre o tema, analisado por uma meta regressão Polanczyk et al. (2007) agregou 102 estudos de prevalência em todo o mundo, computando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (87.1 Kb)   pdf (149.4 Kb)   docx (52 Kb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com