TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TIC’s no Ensino da Matemática

Por:   •  1/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

TIC’s no Ensino da Matemática

Introdução

A revolução digital trouxe novas oportunidades e desafios na comunicação, inclusive na área de educação, criando novas ferramentas para o ensino/aprendizado, trazendo as instituições de ensino para lugares anteriormente desprovidos de qualquer tipo de infraestrutura educacional.

As novas gerações, mais afeitas a vida digital, fizeram com que a demanda por atividades acadêmicas on line aumentasse de maneira considerável nos últimos anos, potencializado pela disponibilidade cada vez maior de internet de alta velocidade nas residências e escolas, e também pela maior aderência das gerações pré-internet a estas ferramentas digitais.

Além disso, a praticidade, adaptabilidade de horários, comodidade e baixo custo associados a atividades on line, fazem com que a EAD (Educação a Distância) se torne cada vez mais popular, e diversificada.

Principais Desafios do Uso de TIC’s no Ensino

Acompanhar avanços tecnológicos: optar por ferramentas mais facilmente escaláveis e adaptáveis a realidade da instituição. Estas ferramentas também devem ter grande peso na transformação digital da instituição (ex.: bibliotecas virtuais). O investimento em infraestrutura deve trazer ganho em produtividade e satisfação de alunos e professores.

Manter o interesse dos alunos: Fator crucial no ensino, deve ter o uso da tecnologia como parte da docência, pois é valorizada pelos alunos e facilita o aprendizado.

Inovar: Os docentes devem buscar soluções inovadoras para conectar alunos e conhecimento, tendo domínio das ferramentas para tal.

TIC’s no Ensino de Matemática

A utilização de ferramentas, como computadores, no ambiente de ensino, vem atuar como um facilitador, uma interface alternativa ao quadro negro tradicional, e assim, tende a despertar o interesse dos alunos, trazendo a matemática mais perto do alcance e compreensão destes, fazendo com que conceitos e abstrações possam ser melhor explanados e compreendidos. Dessa forma, Canavarro (1994) apresenta uma classificação da forma de utilização dos computadores por professores de matemática:

Elemento de motivação, para aumentar o interesse dos alunos pelas aulas. No entanto, deve haver um cuidado, porque, segundo Borba e Penteado (2001), a motivação, apesar de haver somente indícios, pode ser passageira e, então, as aulas com as tecnologias se tornariam tão monótonas quanto às com giz e quadro negro.

Elemento de modernização, por fazer parte dos diversos âmbitos da sociedade. A modernização das escolas com a introdução das tecnologias como um modismo não é argumento suficiente para que isso ocorra, apesar de ser uma verdade incontestável o fato de que o computador já faz parte do cotidiano das pessoas.

Elemento de facilitação para realizar tarefas que podem ser feitas manual-mente, como cálculos e construção de gráficos. O computador pode economi¬zar muito tempo do professor na realização de suas tarefas rotineiras, como preparação de provas e, no processo de ensino e aprendizagem, pode auxiliar na visualização dos sólidos geométricos que são difíceis de serem representa¬dos no quadro, por exemplo.

Elemento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com