TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHAR COM A MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE 2 A 4 ANOS

Por:   •  23/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.431 Palavras (22 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 22

MARCOS PEREIRA DE FARIAS JUNIOR

O TRABALHAR COM A MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE 2 A 4 ANOS

(Trabalho de Conclusão de Curso)

RECIFE/2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

COLÉGIO VERA CRUZ

        

O TRABALHAR COM A MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE 2 A 4 ANOS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, sob a orientação da Prof. Carlos Alberto, para obtenção do título de Graduação em Pedagogia.

RECIFE/2015

Resumo:

A escolha pelo tema O Trabalhar Com Música para o Desenvolvimento de Crianças dos 2 a 4 anos, traz questionamentos sobre como a música é explorada na escola e como ela pode auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento. Procurei pesquisar qual música usar e em que momento usá-la como ferramenta de suporte cognitivo, nas brincadeiras e no aprendizado das disciplinas curriculares, de maneira que auxilie e traga ludicidade para as crianças e, ainda, como os professores devem se portar diante dessas situações em seu dia a dia, como enriquecer suas metodologias com a utilização da música e seu contexto, ressaltados também, a visão que alguns autores trazem sobre este tema.

Palavras–chave: Música, Educação Infantil, Aprendizado Cognitivo.

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho concentra a atenção no reconhecimento da importância da música na educação infantil, e o seu papel no processo educativo da criança, com experiências agradáveis e enriquecedoras, e propõe a construção de uma proposta onde a música seja um recurso valioso no contexto apresentado. A música são elementos que contribuem para o desenvolvimento da inteligência e para a integração do ser, contribuindo com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e socioafetivo da criança.

As crianças adquirem conhecimentos por meios de ações sobre os objetos de experiências cognitivas concretas. Elas constroem seus conhecimentos durante as interações com o mundo, ou seja, a música prende sua atenção e o acalma, permitindo ao aluno dedicar-se com mais empenho na construção do seu conhecimento.

Tal esforço se justifica pela importância da música na educação infantil, visto que o aluno esta sendo mais motivado e interessado aprende com mais facilidade, também é preciso destacar que a importância da música na educação infantil enfatiza no processo de socialização, aquisição de novos conhecimentos, desenvolvimento psicomotor, e melhora a sensibilidade e a capacidade de concentração e memória, sendo a escola um ambiente fundamental para o desenvolvimento global da criança, a música na escola dentro da rotina educacional é um recurso pedagógico de interação e socialização principalmente no que diz respeito à educação infantil.

  1. A Música como Fundamentação Histórica

O corpo é a primeira forma de linguagem que a criança adquire.

Desde as primeiras formações da consciência humana, o homem moderno através da comunicação, desenvolveu diversos meios para caracterizar a cultura e acordo com sua localização. Tais formações se caracterizaram por visualizações, isto é, observando os animais, as atividades naturais e com isso, remeteram a seus ancestrais a sua forma cultural de expressão através da corporeidade que está impregnado até os dias atuais. Com base nos estudos da perspectiva Histórico-Cultural entendemos a música como uma forma de linguagem, produto da cultura, que se constitui nas interações sociais e não como um dado a priori, mas sim, por meio das apropriações de elementos musicais produzidos por gerações antecedentes. Portanto, deve ser usada na escola da infância como forma de desenvolvimento da linguagem verbal, e não como algo ornamental, a ser utilizado em eventos, datas comemorativas, ou ainda como complemento no ensino de outras disciplinas.

Estudiosos afirmam que o cérebro humano possui uma grande plasticidade demonstrada pela capacidade de modificar-se e adaptar-se, sob uma base fisiológica e neuronal (MIRANDA – NETO, 2002). Além disso, o bebê humano ao nascer dispõe de todas as células nervosas que poderá ter, mas necessita de sinapses, isto é de conexões entre os neurônios para que ocorra o seu desenvolvimento psíquico, físico e vital. Para que isto ocorra, o seu cérebro precisa de um ambiente estimulante, uma vez que ao inserir-se num mundo de linguagem e cultura, a criança necessita da presença do adulto para sua sobrevivência, aprendizagem e desenvolvimento. Percebendo esses autores, a criança não nasce com seu desenvolvimento predeterminado, ao contrário, a exposição à cultura e à língua específica determina a sua forma de perceber o mundo e a si mesmo.

  1. Psicomotricidade e Música para o Desenvolvimento Cognitivo infantil

Para a progressão e a formação cognitiva, os movimentos corporais são de suma importância para o desenvolvimento estrutural e comportamental da criança. Em seu desenvolver, os movimentos se constituem vão se tornando mais complexos, através das experiências vividas pela criança em se meio. Esses movimentos são fundamentais para o desenvolvimento motor, permitindo que a criança institua sua autonomia, sua característica e realize seus anseios particulares, tornando-a segura e confiante em suas concepções intelectuais, pois, o corpo, como foi citado acima, é a primeira forma de linguagem que a criança adquire.

As atividades realizadas pela criança devem ser observadas com atenção e frequência, tanto por nós educadores ou não, para a observância em identificar se não há algum tipo de movimento anormal prejudicial para o desenvolvimento motor e em sua vida como um todo. Em vista disso, contudo, os movimentos mal elaborados prejudicam outras áreas de desenvolvimento infantil, como exemplo a área cognitiva.

Como bem sabemos, toda criança desperta em si, sobretudo traves de seu desenvolvimento cognitivo a descoberta de novos conceitos por parte da curiosidade. Observação realizada na criança, a priori, deve ser composta pelos olhares atentos dos pais, que são aqueles que estão o tempo todo e conhecem suas necessidades, e, a posteriori, os responsáveis que estarão diretamente em contato diário com a criança, isto é, nós profissionais da educação, que estarão observando seu desempenho educacional e físico, na qual a criança demonstrará mais habilidade em determinada atividade e outra não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (283 Kb)   docx (966.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com