TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Por:   •  7/12/2022  •  Projeto de pesquisa  •  9.750 Palavras (39 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 39

FACULDADE SANTA CECÍLIA

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

PINDAMONHANGABA-SP

2022

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de pedagogia a distância, em cumprimento à exigência parcial para obtenção do título de Licencienciatura, sob orientação Do/a Prof., da Faculdade Santa Cecília.

PINDAMONHANGABA-SP

2022

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado em _____ de ______________ de 2022, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Educação Artística pela Faculdade Santa Cecília, pelos professores:

Banca Examinadora:

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

________________________________________

Orientador: Prof. Esp./M.e Fulano de Tal

PINDAMONHANGABA-SP

2022

DEDICATÓRIA

Mãos em prece,

Dedico este trabalho ao meus filhos Junior, Sandy e Maysa, que soube compreender os momentos de minha ausência, para que eu pudesse realizar este estudo; e principalmente, por encher minha vida de significado, me fazendo querer sempre ser uma pessoa melhor.

Dedico ainda ao meu marido Valmir, meu amigo Danilo e minha amiga Creusa, pelo companheirismo e motivação na mais perfeita concepção da palavra nas horas de desanimo. Sempre procurando me proporcionar tranquilidade e apoio incondicional.

 

AGRADECIMENTOS

A Deus, Inteligência Suprema e Causa Primária de todas as coisas.

A minha orientadora Profª. e Dra Luiza e tutora Bia, pela dedicação e competência a mim

destinadas.

À Faculdade Santa Cecília e, em especial, à Prof.ª Dirª. Patrícia Baptistella, pelas

inúmeras oportunidades concedidas, sem as quais eu não chegaria até aqui.

Aos demais professores, pela amizade e conhecimento compartilhados.

Aos meus familiares e a todos aqueles que me auxiliaram em meus estudos.

EPÍGRAFE

[...] O déficit de atenção/hiperatividade é um quadro psicopatológico complexo e que afeta todo o desenvolvimento psico-emocional, cognitivo e social do sujeito, e por esta razão, a intervenção junto a ele deve ocorrer em diversas dimensões (MAINARDES, 2012, p.1).

RESUMO

O presente estudo traz uma temática que tem sido um grande desafio para a educação, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pois é um dos transtornos que, no âmbito escolar, tem provocado um olhar diferenciado, onde escola e pais precisam ser parceiros para contribuírem com o desenvolvimento da criança e sua adaptação no ambiente escolar. Tem como características básicas a desatenção, a agitação e a impulsividade. Teve como objetivo, conhecer as causas e o diagnóstico do TDAH, assim como analisar o processo da construção e efetivação da aprendizagem, identificar as dificuldades e conquistas da criança com TDAH no universo escolar. O presente estudo, de caráter bibliográfico com proposta de atividades didático-pedagógicas, busca investigar as interferências do TDAH no processo de ensino-aprendizagem, tendo como público alvo alunos na Educação Infaltil e seus respectivos professores. Investigou-se os conceitos, as características e diagnósticos, buscando ampliar os conhecimentos a respeito do TDAH no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Hiperatividade. Déficit de atenção e aprendizagem. Educação.

ABSTRACT

The present study brings a theme that has been a great challenge for education, Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) because it is one of the disorders that, in the school environment, has provoked a different look, where school and parents need to be partners to contribute to the child's development and adaptation in the school environment. Its basic characteristics are inattention, agitation and impulsiveness. Its objective was to know the causes and diagnosis of ADHD, as well as to analyze the process of construction and effectiveness of learning, to identify the difficulties and achievements of the child with ADHD in the school universe. The present study, of bibliographic character with a proposal of didactic-pedagogical activities, seeks to investigate the interferences of ADHD in the teaching-learning process, having as target audience students in Early Childhood Education and their respective teachers. The concepts, characteristics and diagnoses were investigated, seeking to expand knowledge about ADHD in the teaching-learning process.

Keywords: ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder). Hyperactivity. Attention deficit and learning. Education.

SUMÁRIO[a]

.

  1. INTRDUÇÃO        9
  2. .OBJETIVOS        12

3.JUSTIFICATIVA        13

4. HIPERATIVIDADE E ESTRATÉGIAS DE ENSINO.............................................18

5.A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS HIPERATIVAS...............22

6.REFERENCIAL TEÓRICO        23

7.O LÚDICO E A CRIANÇA COM TDAH................................................................27

8. QUAL A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA.......31

...

Baixar como (para membros premium)  txt (69.2 Kb)   pdf (248.9 Kb)   docx (374.6 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com