TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  22/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 5

1-Título: A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2- Tema: Inclusão ds criança com TEA na educação infantil

3-Problema: Quais as dificuldades encontradas no processo de inclusão de alunos autistas na educação infantil?

4-Justificativa: A escolha desse tema deu-se a partir das vivências e experiências nas escolas nas quais trabalhei nos últimos anos, pois durante este tempo vivenciei diversas situações profissionais que me trouxeram inquietações em relação ao atendimento que os alunos que apresentam alguma deficiência recebem nas escolas.  As crianças com transtorno do espectro autista apresentam alterações na interação social, comunicação e no comportamento e nesse sentido muitos são os desafios para sua inclusão em diferentes espaços. Sendo assim o presente projeto tem como tema a inclusão da criança com espectro autista na educação infantil e ele buscou analisar os diversos fatores que influenciam no processo de inclusão escolar.

O autismo vem sendo estudado desde a década de 40 por diversos autores dentre eles Hans Asperger (1944), Lorna Wing (1960) e Kanner (1943), e desde então vem sendo foco de diversos estudos a fim de entender esse transtorno e ainda sensibilizar e informar a comunidade sobre esse distúrbio do desenvolvimento humano.

A inclusão escolar é um debate para o sistema de ensino principalmente no Brasil, pois inúmeras leis mostram o que é dever incluir a pessoa com deficiência independente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas sem que haja exclusão.

O tema proposto irá refletir sobre as iniciativas que permitam ajudar no desenvolvimento da inclusão e suas práticas pedagógicas.

Pelo fato de ser uma área muito abrangente, penso que essa pesquisa irá ajudar a entender mais sobre o autismo, seus desafios sobre a inclusão da criança com autismo na educação infantil bem como o desafio dos educadores para auxiliar esses alunos, visto que ainda falta capacitação para muitos profissionais da educação.

5-Objetivo Geral: Investigar o processo de inclusão de alunos portadores de autismo na educação infantil e Identificar formas de inclusão da criança autista na educação infantil.

Objetivos específicos: 

  • Abordar as grandes dificuldades dos profissionais   na   educação infantil, em se adaptar e se qualificar para esse trabalho bem como apontar as principais dificuldades do educador e do autista encontradas no dia a dia no processo de inclusão na educação infantil;
  • Descrever as características do autismo;

           6-Fundamentação Teórica Uma das principais dificuldades encontradas no processo de inclusão é a falta de informação e aceitação familiar, e sabemos que é essencial à presença da família como porto seguro, sendo assim buscar ajuda e tratamento em todas as áreas necessárias é fundamental.

Notamos que na educação infantil a demanda da inclusão chegou antes dos profissionais estarem qualificados.

A lei número 9394/96 cita que é obrigatório professores com especialização para atender crianças com necessidades especiais, porém esta realidade está distante de ser a ideal.

A escola é um exemplo de local onde ocorre a inclusão, é necessário flexibilizar o ensino e operacionalizar a inclusão dos autistas. Indispensável que os profissionais educação sejam conhecedores desse transtorno e das características de uma criança com autismo bem como desenvolver estratégias para auxiliar no desenvolvimento dos mesmos, planejando ações em conjunto com diversos profissionais inclusive os da área da saúde.

Segundo Verdum (2013, p.94):

Professor e aluno, ensinam e aprendem, construindo e reconstruído o conhecimento juntos. O professor aprende com o aluno, ao pesquisar sua realidade, seu desenvolvimento cognitivo e afetivo, enquanto o aluno aprende, por meio de um processo de reconstrução e criação de conhecimentos daquilo que o professor sabe, tem para compartilhar.

A LDB estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e cita no artigo 4 que é dever do Estado proporcionar atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais preferencialmente na rede regular de ensino.

Nesse sentido, a Lei N° 12.764/2012 estabelece algumas diretrizes e define, em seu parágrafo primeiro, art. 1º, parágrafo 1º que um indivíduo com Transtorno do Espectro Autista como sendo:

I – Deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e da interação sociais, manifestada por deficiência marcada de comunicação verbal e não verbal usada para interação social; ausência de reciprocidade social; falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento; II – Padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns; excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos. (BRASIL, 2012, p.1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com