TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Texto de Estágio

Por:   •  21/9/2020  •  Monografia  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

Esse texto nos mostra o que é desenvolvimento infantil, como a escola pode ajudar nesse desenvolvimento, com o foco nos diversos papéis que o educador e o ensino têm, pela visão de Vigotski, Leontiev e Elkonin. A análise é feita em cima da leitura contemporânea referente a educação infantil e o seu ideário antiescolar, a educação infantil na década de 90, passou por um debate intenso sobre a sua real função (a do pedagogo também passou a ser questionada).

De um lado a Educação Infantil era utilizada como ferramenta assistencial-judicial e por outro ela tinha a função preparatória para a iniciação no Ensino Fundamental, e por esses fatos não tinha valor. Os autores nos mostram que a real função da Educação Infantil é ter como objetivo o cuidar e educar.

Vigotski nos mostra que o desenvolvimento da criança não é apenas biológico, considerando que são desprotegidos de leis naturais universais pré-definidas pela genética em meio a um contexto social e cultural, pois parte desse desenvolvimento, se dá pela realidade social onde essa criança vive (pois é ali a sua verdadeira fonte de desenvolvimento). Leontiev e Elkonin possuem pensamento parecidos quando dizem que temos que levar em consideração, a relação da criança com o meio em que ela vive.

Considerando que a definição de cultura, na visão de Vigostki, é tudo que foi criado e alterado pelo homem na natureza, ele afirma que esse processo de transformação, acaba transformando o homem e o seu próprio comportamento e que o domínio de tal comportamento se caracteriza por uma função psicológica superior (exclusiva dos humanos). Esse domínio é dado pela criação de signos, e o signo principal é a linguagem, que tem importante função no desenvolvimento psicológico. A significação é uma característica primaria social que depois é transferida para o seu interior, esta é a lei geral do desenvolvimento cultural, que é caracterizada como uma operação organizada. Leontiev e Vigotski, concordam, que o desenvolvimento de habilidades exclusivamente humanas, são adquiridos pela criança após a iniciação de signos e apropriação cultural.

Essa apropriação só é dada com a mediação com o outro, sendo caracterizada por Leontiev como educação. Logo, o ensino, sendo um agente educador, não se pode promover apenas nas condições e signos para que as mesmas se formem. As etapas de desenvolvimento não precisam necessariamente estar sincronizadas com as de aprendizagem, pois a mesma deve atuar na zona de desenvolvimento potencial (ZDP), aonde ainda não está maduro, estando além e impulsionando o seu desenvolvimento.

Vigotski traz a imitação como principal ferramenta de aprendizagem para o desenvolvimento, apesar de nos dias de hoje não ser vista com bons olhos no contexto pedagógico. Porém é necessário que a criança compreenda como fazer para que depois possa repetir a ação, logo ela está limitada a suas potencialidades intelectuais.

Leontiev diz que para que o desenvolvimento chegue em seu total potencial é necessário que sejam cultivadas na criança, funções psicológicas com a devida organização e orientação da atividade, indo muito além de um treinamento mecânico. Essa perspectiva, defendida por Vigotski, Leontiev e Elkonin, nega os métodos passivos de educação e assume ao educador um papel diretivo. Elkonin reforça que essa organização deve se adequar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com