TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tradicionalismo na Pedagogia

Por:   •  29/10/2019  •  Dissertação  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

    O tradicionalismo tipo de ensino padrão procura uniformizar os estudantes e seu aprendizado, o foco não é o estudante e sim o professor, onde é visto acima de tudo, um detentor e transmissor do conhecimento. O plano pedagógico centrado em rígidas regras de comportamento que trabalha muito a memorização e repetição, algumas vezes de fatos que não importam aos alunos, ou seja, eles decoram tudo para se sair bem nas provas, testes e logo se esquecem de tudo. O aluno precisa ter uma boa base estruturada de informações para crescer um sujeito crítico, indagador, independente.

    O tradicionalismo não trabalha o pensamento crítico do aluno que é o contrário do construtivismo. Por um lado o aluno vai se sair bem em provas, mas será um aluno limitado.

    Já no construtivismo, ele irá participar das aulas e se interessar, pois irá interagir com o professor e colegas da sala de aula, trabalhando o raciocínio desenvolvendo níveis mais profundos de compreensão que irá levar para o a vida toda.

    No interacionismo, o aluno é capaz de construir seu conhecimento por meio da interação com o objeto do conhecimento, ou seja, ele transforma e se transforma também, pois passa a ser um produtor criando novos conceitos e interpretações do conhecimento.

    A Escola da Ponte, escola sem salas de aulas, sem classes separadas, sem programas a cumprir, existe em Portugal. São separados grupos onde debatem sobre um determinado tema, um professor é convidado para ser um tipo de assessor, estabelecem programas de estudos em internet e alguns dias após se reúnem para debater o que foi pesquisado e aprendido.

    Para Newton Duarte (Pedagogo e Pesquisador da área da educação) o Sistema Apostilado de Ensino, se encaixa no tecnicismo, ou seja; um processo educativo todo planejado e dirigido por especialistas, aplicando provas padronizadas, assim sendo o professor acaba sendo um mero executor, o professor é desvalorizado  porque entende-se que ele não precisa ser tão qualificado, pois a apostila que dará suporte devido.

    Philippe Perrenoud, diz que entre o conceito de competência que a escola quer ggggdesenvolver e o uso desse conceito pelas empresas, atualmente tem  uma grande diferença, reconhecimento da complexidade do trabalho,  independente do serviço sendo de um simples porteiro ao mais alto cargo.

É preciso saber resolver, construir algo, avaliar situações que não estão nos manuais. Arriscar em pensar, solucionar. Ser um indivíduo pensador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com