TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA LITERATURA COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  8/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.381 Palavras (18 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 18

 FAVENI[pic 1][pic 2]

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

CURSO DE BIBLIOTECONOMIA


ELIANA APARECIDA ALBERTO MAZALA

O USO DA LITERATURA COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

GUIDOVAL - MG

2022

USO DA LITERATURA COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de violação aos direitos autorais.

RESUMO: Ao analisarmos o Educação Básico atualmente notamos um certo desinteresse dos alunos pela leitura e pela literatura, em especial os clássicos, como contos e fabulas, sendo que esses são considerados percursores na formação do seu “eu interior”. Ao "fingir", os leitores podem reagir, reavaliar e vivenciar suas próprias emoções e reações. Com isso o seguinte artigo, pretende explanar a respeito da importância da literatura na Educação Infantil, além de pontuar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento sócio- emocional da criança. A partir disso, buscou-se desenvolver um trabalho capaz de contribuir e oportunizar momentos de reflexão sobre o papel do professor para com as crianças. A palavra literatura vem do latim “litteris” que significa “letra”, que também quer dizer “escritos, cartas” e parece referir-se, primordialmente, à palavra escrita ou impressa. Os primeiros registros de obras literárias infantis brasileiras deu-se ao final do século XIX, sendo estimada sua inserção por volta de 1880. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir do tema escolhido, afim de salientar a ideia de quão importante é o trabalho com a literatura infantil na sala de aula. Por meio da literatura, podemos refletir acerca da sociedade na qual estamos inseridos, através do diálogo constante entre personagens e leitores. No mais, quem conhece a importância da literatura em sua vida, quem conhece o poder de uma história popular, e quem conhece os benefícios que uma simples história pode proporcionar.

PALAVRAS- CHAVE: Educação Infantil. Literatura. Metodologia de ensino.

INTRODUÇÃO

        Ao analisarmos o Educação Básico atualmente notamos um certo desinteresse dos alunos pela leitura e pela literatura, em especial os clássicos, como contos e fabulas, sendo que esses são considerados percursores na formação do seu “eu interior”, acredita-se que por meio das histórias é possível adentrar e experimentar diferentes personalidade, estabelecendo laços com seus personagens, consequentemente moldando a sua própria identidade.  

A literatura é parte essencial na vida do ser humano, através dela é possível viajar e explorar diferentes lugares e contextos. A mesma também e capaz de instigar e desenvolver nosso pensamento crítico e autônomo, em que a literatura tem o poder de não só nos fornece conhecimento, como também de gerar novas ideias.

O contato com a literatura infantil proposta e mediada por educadores não só estimula a imaginação das crianças como também amplia seu conhecimento do mundo, mas também ajuda a cultivar o interesse pela leitura. Ainda neste sentido, a imersão na cultura escrita deve partir da curiosidade e do conhecimento prévio. Para Goldembergue (2000):

[...] a literatura infantil vem sendo criada, sempre atenta ao nível do leitor a que se destina [...] e consciente de que uma das mais fecundas fontes para a formação dos imaturos é a imaginação – espaço ideal da literatura. É pelo imaginário que o eu pode conquistar o verdadeiro conhecimento de si mesmo e do mundo em que lhe cumpre viver. (GOLDENBERGUE, 2000, p. 141)

Como às vezes se ouve, ler para crianças não é um meio de evasão ou compensação justa. Esta é uma forma de representar a verdade. Ao "fingir", os leitores podem reagir, reavaliar e vivenciar suas próprias emoções e reações. Considerando esses aspectos, com o apoio de imagens, os livros infantis passam a ser o conteúdo principal do processo do gênero literário na forma de vivências, brincadeiras e interação.

        Dando enfoque na Educação Infantil, pois e nela que a criança buscará seu jeito próprio de compreender o mundo. E é partindo de observações e estabelecendo relações com a realidade e com o mundo da literatura que ela terá base para construir sua identidade.

        Neste processo de construção, em busca de sua autonomia a criança percorre diversos caminhos, cabendo ao professor, identificar os conhecimentos prévios que o aluno tem sobre si mesmo e os que o rodeiam, criando metodologias facilitadores de apoio.

Com isso o seguinte artigo, pretende explanar a respeito da importância da literatura na Educação Infantil, além de pontuar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento sócio- emocional da criança. A partir disso, buscou-se desenvolver um trabalho capaz de contribuir e oportunizar momentos de reflexão sobre o papel do professor para com as crianças.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 História da Educação Infantil no Brasil

Ter conhecimento da História da Educação Infantil é fundamental para entendermos os caminhos que nos trouxeram até os dias atuais. Hábitos como chamar a professora de “tia” ou a ideia de que a criança pequena vai para a escola “só para brincar” podem ser elucidados após o conhecimento histórico.

Ao visitarmos a nossa história, percebemos o quanto caminhamos no que diz respeito à valorização da educação das crianças pequenas. Esse conhecimento é importante, visto que entendemos porque incentivamos as crianças a chamarem as professoras de “tia”. São práticas estimuladas pela repetição, herdadas a partir de antigos hábitos e motivações.

Antigamente, mais precisamente na época medieval, as crianças eram tratadas como miniadultos: vestiam-se como eles, acompanhava-os em seus ofícios, ou seja, a infância era insignificante, vista apenas como uma fase de passagem para a etapa jovem-adulto.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com