TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DOS JOGOS EDUCATIVOS PELO PROFESSOR DE APOIO NA ALFABETIZAÇÃO DA ALUNA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Por:   •  9/12/2018  •  Artigo  •  6.750 Palavras (27 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

EDER MARCELO RUAS BARBOSA

O USO DOS JOGOS EDUCATIVOS PELO PROFESSOR DE APOIO NA ALFABETIZAÇÃO DA ALUNA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Trabalho de conclusão de

 Graduação em Educação

 Especial na Sociedade

 Brasileira de Educação - SOBE.

Orientadora: Carmem L. de F. Silva.

TAIOBEIRAS-MG

2015

RESUMO

Este artigo tem por objetivo analisar a importância dos jogos educativos para o processo de ensino aprendizagem de aluno que apresenta Deficiência Intelectual. A partir da intervenção da Professora de Apoio permanente em sala de aula e leitura de pesquisadores que abordam essa temática. Primeiramente são apresentadas algumas contribuições dos jogos para o desenvolvimento de alunos que apresentam deficiência intelectual, bem como a importância do professor de apoio permanente em sala de aula nesse processo. Apresenta também uma possibilidade de trabalhar com os jogos educativos, como instrumento de intervenção pedagógica de alunos que apresentam deficiência Intelectual buscando de maneira significativa minimizar as dificuldades de aquisição da leitura e da escrita, da socialização e os aspectos cognitivo, afetivo, físico, motor e moral, como fatores relevantes para a aprendizagem desses alunos, apresento nesse trabalho considerações pertinentes à prática docente, bem como os resultados e as reflexões decorrentes dos estudos realizados acerca da linguagem escrita e a testificação em sala de aula dos jogos educativos pré-selecionados para alunos com deficiência Intelectual. Para esse trabalho utilizamos a pesquisa descritiva, numa abordagem qualitativa, com metodologia estudo de campo, descrevendo o sujeito, o contexto escolar, os diálogos dos informantes na pesquisa e as reflexões sobre as atividades realizadas. Diante dessa pesquisa foi possível concluir que os jogos educativos servem como importante ferramenta pedagógica, favorecendo aspectos como a socialização, atenção e concentração, trazendo grande benefício para o desenvolvimento e a aprendizagem, fazendo com que os alunos se sintam atraídos para aprenderem os conteúdos didáticos de uma forma diferenciada e lúdica.

Palavras-chave: Jogos educativos, professor de apoio, deficiência intelectual, alfabetização.

ABSTRACT: 

This article aims to analyze the importance of educational games for the teaching process student learning presenting Intellectual Disabilities. From the intervention of the Permanent support teacher in the classroom and reading researchers that address this issue. First are some of the games contributions to the development of students with intellectual disabilities, as well as the importance of ongoing support teacher in the classroom in the process. It also presents an opportunity to work with educational games, as a pedagogical intervention tool for students with intellectual disabilities seeking to significantly minimize the difficulties of acquiring reading and writing skills, socialization and cognitive, emotional, physical, motor and moral, as relevant factors for the learning of these students. I present this work considerations relevant to the teaching practice, as well as the results and reflections arising from studies on written language and the witness in the classroom pre-selected educational games for students with intellectual disabilities. For this work we used the descriptive research, a qualitative approach, with study methodology field, describing the subject, the school context, dialogs from informants in the research and reflections on the work done. Before this research it was concluded that educational games serve as an important educational tool, promoting things like socialization, attention and concentration, bringing great benefit to the development and learning, making students feel attracted to learn the educational content a different and playful way.

Keywords: Educational games, support teacher, intellectual disabilities, literacy.

 INTRODUÇÃO

A pesquisa realizada ressalta a necessidade de realizar jogos educativos como elemento estimulador da aprendizagem. Incentivar professores a adaptar-se às novas demandas de trabalho e diferentes contextos, cooperando para o processo das mudanças necessárias. Verificar os critérios utilizados pelos alunos na seleção dos jogos educativos, considerando suas preferências. Levar alunos e professores a enxergarem os jogos educativos de formas diferentes proporcionando uma aula mais dinâmica e prazerosa.

Os Jogos educativos é uma das atividades indissociável do ofício pedagógico. A oportunidade de aprender está vinculada a disponibilidade e a variedade de recursos pedagógicos. Eles estimulam e favorecem o aprendizado de crianças e adultos, através de um processo de socialização que contribui para a formação de sua personalidade, mobilizam esquemas mentais, estimulando o pensamento, a ordenação de tempo e de espaço proporcionando melhoras nas áreas afetiva, social, motora e cognitiva. Desenvolvem habilidades como coordenação, destreza, rapidez, força e concentração, pois o aluno aprende brincando numa atividade espontânea, natural e benéfica.

Pesquisar as contribuições dos jogos educativos na alfabetização significa desenvolver estudos sobre a contribuição dos jogos educativos acerca do desenvolvimento cognitivo de alunos que apresentam deficiência intelectual.

Destacará também a relação do professor de apoio com alunos que possuem deficiência intelectual. Que são pessoas que costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas. Diminui a capacidade de argumentação e precisa ser devidamente estimulada para facilitar o processo de inclusão e adquirir independência em suas relações com o mundo. As limitações impostas por essa deficiência dependem muito do desenvolvimento do indivíduo nas relações sociais e de seus aprendizados, variando bastante de uma criança para outra.

 Esse profissional faz parte de um conjunto de serviços e apoios especializados: atendem alunos com necessidades especiais, complementam o trabalho desenvolvido na sala de aula comum. Atua como elo entre o professor regular da disciplina e o aluno com TGD (Transtorno Global de Desenvolvimento). Na sala de aula, senta-se ao lado do aluno com necessidade especial e viabiliza sua participação efetiva nas diferentes situações de aprendizagem, além de ajudá-lo a acompanhar as aulas de forma que facilite e acelere o processo de aprendizagem. Por que a sociedade tem um grande preconceito em relação à aprendizagem de alunos com deficiência. As pessoas com deficiência Intelectual não se isentam desse preconceito, porém muitos são capazes de concluir seus estudos de forma satisfatória. E a escola tem o papel fundamental no desenvolvimento da consciência de cidadania e direitos, constituindo-se em um dos principais espaços de convivência social do ser humano. Proporcionando espaços de aprendizagem e criando oportunidades de um encontro imprescindível entre o professor e o educando para o sucesso de suas habilidades e competências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.1 Kb)   pdf (369.6 Kb)   docx (200.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com