TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso da Brinquedoteca

Por:   •  11/6/2020  •  Artigo  •  3.820 Palavras (16 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

  1. IDENTIFICAÇÃO
  1. 1 Nome do Acadêmico: Elizangela Aguiar E Silva
  2. 1 RA: 23637296
  3. 1 Polo: Ibicoara.Ba

introdução

Esse tema foi escolhido pela inquietação dos professores na escola que atuo, como cuidadora de crianças, na Creche Colibri, localizada no município de Ibicoara- Chapada Diamantina, que atende o Ensino Infantil como um todo, pelo fato que as brincadeiras pelas quais, os professores mediam com as crianças, muitas vezes são soltas, sem cunho pedagógico e especifico, para suprir as necessidades cognitivas das crianças. Além das brincadeiras, o espaço das crianças, conhecida como brinquedoteca, não tem brinquedos suficientes e o espaço não é explorado como deveria ser de fato e verdade.

Desta forma, a BNCC, estabelece diretrizes reais, no ato de brincar que trabalhe o corpo, os gestos e os movimentos, estabelecendo uma conexão de aprendizagem consigo próprio e com os outros.

Sobre isso, a BNCC, estabelece que o corpo, na educação infantil, onde diz:

Na Educação Infantil, o corpo das crianças ganha centralidade, pois ele é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas de cuidado físico, orientadas para a emancipação e a liberdade, e não para a submissão. Assim, a instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que as crianças possam, sempre animadas pelo espírito lúdico e na interação com seus pares, explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se etc.( BNCC, 2017, pág. 37.).

 Nesse sentido, a BNCC, relata que o professor de educação infantil deva promover atividades variadas, com novas metodologias, com um planejamento com objetivos claros, delineados para o contexto dos alunos, sejam trabalhados, sem aulas mecanizadas, mais que, o espaço escolar, seja totalmente, dinâmico para os alunos.

Desta forma, urge a necessidade de um projeto integrador capaz, de transformar as brincadeiras com crianças, na brinquedoteca, de maneira produtiva e significativa, de acordo as idades, a especificação de cada criança, usando de maneira lúdica, os jogos e as brincadeiras, promovendo um desenvolvimento pleno em todos os sentidos.

           


JUSTIFICATIVA

Este trabalho justifica-se, para elucidar de forma clara como o cuidar, o afeto, os estímulos as brincadeiras e jogos na brinquedoteca ,em outros espaços na interação com os outros colegas de classe e as descorbertas do entorno da escola, fazem com que essas crianças adquiram habilidades e competencias para o seu pleno desenvolvimento como um todo.

É desta forma, que a brinquedoteca deve ser um espaço acolhedor, bem ornamentado, organizado de acordo as fases de desenvolvimento , que Piaget( 1962) e Vigosthy (2007),exemplificam, no contexto,como lidar com as diferentes etapas de desenvolvimento e os processos cognitivos das crianças, que estimule um avanço para os mesmos em todas as aréas.

Diante disso, as brincadeiras e os jogos na brinquedoteca, é um meio de interação que as crianças tem com seu meio. Desse modo, é necessário entender que a partir daí, estabelece um meio, onde os envolvidos possam de um certo modo, intervir. Brincar por brincar, na escola, não é, contudo, significativo para o processo ensino- aprendizagem.  É necessário sempre, que as crianças, quando vão a brinquedoteca, sejam estimulados pelo professor, através dos jogos e brincadeiras que façam parte de seu contexto, sejam proveitosas, possibilitem interação e que os próprios sejam os protagonistas na aquisição de aprendizagens.

 Nessa abordagem, procura- se estabelecer o ato de brincar de forma lúdica e prazerosa possibilitando, de forma fidedigna a realidade do brincar para criança, abrindo novos horizontes, onde as mesmas possam conectar com o imaginário.

Todo processo de brincar na escola deve levar em conta o aluno, suas vivências e seu processo enquanto sujeito de sua própria história. Brincar vai muito além de manusear um brinquedo, é, portanto, um momento em que a criança, vai se apropriando de mecanismos do mundo que é externo a elas, ou seja, vai conhecendo o que está a sua volta.

A brinquedoteca é um lugar propício para brincar, pois as crianças terão contato com diversos brinquedos e sendo mediado pelo professor, possibilitará de certa forma apropriar de saberes significativos. Nessa ideia, estão lá os brinquedos correspondentes à cada faixa etária e, portanto, cabe aos responsáveis em cuidar de crianças, ter amplos conhecimentos, sobre a brinquedoteca e as ações e estratégias a serem usadas com as crianças.


PROBLEMA

Segundo estudos realizados, por mim, integrante da Escolinha Colibri, no município de Ibicoara- Ba na Chapada Diamantina, verifiquei que muitos professores não tem formação para trabalhar o ato de brincar, na brinquedoteca. Este fator acontece por vários motivos, dentre eles, não há materiais, jogos e objetos suficientes e por nível de desenvolvimento da criança, tornando indispensáveis, um suporte técnico – pedagógico da gestão escolar e da secretaria de educação do município e prefeitura , para que possam, através de um projeto bem fundamentado, licitar para comprar de materiais ,bem como , formação pedagógica para professores e auxiliares de ensino, sobre o uso da brinquedoteca e as metodologias que devem ser usadas,  um todo.

O espaço da brinquedoteca da escolinha é ampla, porém precisa também de móveis apropriados e acessíveis para crianças, inclusive, as que são portadoras de necessidades especiais, materiais de consumo e permanente que podem ser discutidos no caixa escolar com os integrantes para compra, através do PDE, bem como, o apoio da secretaria e prefeitura municipal.

         O problema a ser tratado neste trabalho é a dificuldade que o educador tem ao trabalhar com a questão do tempo e espaço, dando atenção especial e individual para crianças, visto que as salas contemplam uma grande diversidade. Um outro ponto, é a falta de materiais de suporte pedagógico para trabalhar na binquedoteca, na sala de aula, ou outro espaço, e também a questão, de formação continuada para professores, gestão escolar, auxiliares de ensino e cuidadoras de crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (253.3 Kb)   docx (65.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com