TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO E A BRINQUEDOTECA: SEU USO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  25/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  7.606 Palavras (31 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12]

[pic 13]

título do trabalho:

Subtítulo do Trabalho, se Houver

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de ........

Orientador: Prof.  

BENTO, Ruth Ferreira. O Lúdico e a Brinquedoteca: seu uso na educação infantil. 2015. Número total de folhas 29. Projeto de Ensino (Graduação em pedagogia) - UNOPAR. Universidade Norte do Paraná, Sinop, 2015.

RESUMO

O projeto destaca a necessidade e importância do lúdico, e da brinquedoteca e seu uso na educação infantil já que a maioria das escolas não tem brinquedoteca, e no contexto da ludicidade a brinquedoteca ampara o professor na complementação ou reforço de conteúdos da pratica pedagógica. Portanto o objetivo geral é mostrar aos pais e docentes que o brincar e o desenvolvimento infantil é algo indissociável, ao brincar a criança aprende de maneira natural e prazerosa e supri algumas de suas necessidades, tais como: expressar-se, participar, desenvolver-se e aprende a atuar com autonomia tornando-se sujeito de sua própria ação tanto no cotidiano escolar, na sociedade e até mesmo na sua cultura. Os benefícios do lúdico na vida das crianças principalmente as da Educação Infantil é algo muito discutido por grandes pesquisadores e teóricos da educação, deste modo foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o que os autores como Vygotsky, Kishimoto, Piaget, Cunha, Noffs e outros, de como eles definem, avaliam, acreditam, ou como conceituam a brinquedoteca e o lúdico no desenvolvimento dos alunos. O projeto será a criação de uma brinquedoteca a fim de resgatar o direito de brincar, e constituirá com a ajuda de todos da escola e inclusive os pais dos alunos, e será composta por quatro (4) cantos, contendo materiais e espaços específicos para trabalhar o lúdico, que serão divididos em; Canto 1: do faz de conta; Canto 2: jogos de construção, oficinas de brinquedos e “sucatoteca”; Canto 3: jogos de regra; Canto 4: brincadeiras antigas.

 

Palavras-chave: Pedagogo. Lúdico. Brinquedoteca. Educação. Aprendizagem.


        SUMÁRIO        

1  INTRODUÇÃO        4

2   Revisão Bibliográfica        6

3  Projeto de Ensino        17

3.1 Tema        17

3.2 Linha de pesquisa        17

3.3 Justificativa        17

3.4 Problematização        17

3.5 Objetivo geral        18

3.6 Objetivos específicos        18

3.7 Conteúdos        19

3.8 Processo de desenvolvimento        19

3.9 Tempo para a realização do projeto        22

4. Recursos humanos e materiais        23

5. Avaliação        24

6. Considerações finais        25

REFERÊNCIAS        26


  1. INTRODUÇÃO

O projeto ressalta  a importância da brinquedoteca e do brincar na educação infantil, tendo em vista que quando falamos em brinquedoteca nos vem em mente uma sala repleta de brinquedos, onde as crianças são levadas para passar o tempo, mas não é disso que estamos falando, queremos dar destaque a um espaço pensado e elaborado por um bom profissional (o pedagogo), com a finalidade de mediar, contribuir e promover o desenvolvimento, o aprendizado, a imaginação e a criatividade das crianças, portanto nela deve conter uma série de atividades lúdicas como o  canto do faz de conta, jogos pedagógicos, canto do teatro, fantasias ou fantoches, canto dos tapetes, canto dos livros e revistas ,canto da pintura, desenhos e modelagem, canto do cinema, hora do cantar, etc.

Enfim são inúmeras as formas que dão apoio e maior facilidade para o pedagogo trabalhar as dificuldades de convivência em sociedade, promover o autodesenvolvimento das crianças de forma adequada, tendo em vista que através do brincar a criança representa simbolicamente o que ela vivencia no dia a dia, aprende a respeitar as regras, aprende a comunicar, expressar, compartilhar e a viver em sociedade, deixando de lado o seu egocentrismo. O brincar faz parte da rotina da criança, então se este espaço for bem planejado o aprendizado será de modo prazeroso.

Assim sendo o tema escolhido é o Lúdico e a brinquedoteca: seu uso na educação infantil e a linha de pesquisa será Docência na Educação Infantil. A importância do projeto se destaca, pois, a maioria das escolas não possuem brinquedoteca e quando tem, existem pedagogos que usam a brinquedoteca apenas como um momento de recreação, quando na verdade se este espaço for planejado será transformado em contribuição de aprendizado satisfatório para as crianças.

A partir desse pensamento equivocado de alguns educadores desenvolvem – se as seguintes problematizações do projeto de ensino. Como o lúdico e a brinquedoteca podem auxiliar no ensino e aprendizado dos alunos da educação infantil? Os professores estão preparados para incentivar o brincar como forma de aprendizado ou simplesmente usam esse momento como passa tempo? Será que as crianças trocaram as brincadeiras de nossa cultura por equipamentos tecnológicos ou faltam estímulos? Qual a importância do brincar para o desenvolvimento infantil?

Os objetivos do projeto de ensino relacionam-se com a visão global do tema e com as metodologias teórico-prática dando ênfase a oferecer oportunidade para as crianças interagir com os adultos, favorecendo a sua expressão e o seu desenvolvimento.

Os conteúdos do projeto serão voltados à docência na educação infantil escolar onde os mesmos serão abordados através das brincadeiras e jogos de forma lúdica e divertida levando os alunos a terem interesse em conhecer novas brincadeiras e brincar.

 No projeto será criada uma brinquedoteca com duração de um semestre, com quatro aulas por semana e duração de uma hora, com atividades envolvendo brincadeiras e jogos em vários contextos, e se encerra com uma gincana interclasse, como veremos mais adiante no processo de desenvolvimento do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.7 Kb)   pdf (280.3 Kb)   docx (53.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com