TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Vínculo e suas Implicações no Atendimento Psicopedagógico Clinico

Por:   •  19/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto de Educação do Rio Grande do Sul

O Vínculo e suas Implicações no Atendimento Psicopedagógico Clinico

A psicopedagogia clinica atua nas mais diferentes áreas, buscando sempre solucionar as dificuldades de aprendizagem. A partir do primeiro contato entre os envolvidos neste processo, inicia-se o vínculo não somente de paciente e psicopedagogo, mas também todo um entendimento do vínculo deste paciente com sua família, escola e cada um dos membros que constituem sua rotina.

O primeiro elo de ligação ocorre entre o psicopedagogo e a família do paciente, com questões acerca do seu encaminhamento para o atendimento psicopedagógico. É importante ressaltar para a família que a intervenção psicopedagógica não se limita à compreensão da dificuldade, mas a todo um processo de novos comportamentos e habilidades que levam a sua superação. A família deve sentir-se confortável para expor seus conflitos e demonstrar confiança no profissional.

Sobre este assunto, Maria Lúcia Weiss escreveu que:

“Todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, é uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a uma conduta esperada. Será portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e, na maioria das vezes, da escola. No caso, trata-se do não aprender, do aprender com dificuldade ou lentamente, do não revelar o que aprendeu, do fugir de situações de possível aprendizagem.” (WEISS, 2001,p.27)

A avaliação do paciente é de suma importância, pois neste primeiro encontro surgirá o diagnóstico e seus procedimentos para a intervenção. No encontro inicial é importante deixar o paciente espontâneo até criar o vínculo. O Psicopedagogo deve ser sua escuta, utilizando-se para isto jogos de livre escolha do paciente.

A Psicopedagogia clínica necessita de vínculo com o paciente para que haja dialogo aberto, porém sem haver rompimento da liberdade, devendo este limite vir sempre do profissional. A confiança entre paciente e Psicopedagogo é o pilar de toda a intervenção que ocorrerá, portanto o paciente deve sempre ser comunicado quando houver a necessidade de uma conversa com a família. Sendo que, este momento entre profissional e família nunca deve ocorrer no mesmo dia do atendimento do paciente, evitando assim frustações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com