TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio em Atendimento Clínico

Por:   •  27/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 6

É empresa é uma ong, uma instituição voltada pro ensino, aprendizagem atividades sócio-educativas, aonde desenvolve programas pra jovens, aprendizes e estagiários, com intuito de inseri-los na sociedade e de obterem a parte prática, de se tornarem um profissional.

Investir em jovens cada dia mais se tornou necessário, até pra melhor preparar-los para os futuros cargos ou profissões que eles vão exercer no mercado de trabalho.

O Psicólogo numa empresa como a Isbet, a Ong, ele se encarrega de recrutar e selecionar para os cargos que compõem a estrutura da empresa, ele recruta, seleciona, aplica testes, ele desenvolve as competências e habilidades, através de treinamentos, testes.

Me formei em 1991, em Pós em Gestão de RH, mas foi em 1994 em termos de dar aula em RH. Já trabalhei na Amil – Assistência Médica Internacional, CIEE – Centro de Integração Empresa e Escola, Fundação Mudes, Grupo Séries.

Hoje a empresa tem 31 unidades em todo o Brasil, aqui no Rio tem em Rio Bonito, Niterói, Caxias, Rocha Miranda e Centro da Cidade.

A seleção é feita da seguinte forma, primeiramente temos um banco de dados próprio no nosso sistema que a gente alimenta todos os meses com inscrições através do próprio site ou através de postos de instituições de ensino. Nossa busca quando tem uma vaga é primeiramente recorrer ao nosso banco de dados, a gente descreve o perfil no sistema e o sistema vai lincar com o nosso banco de dados lendo aquele perfil especificado para aquela demanda da vaga dentro da empresa, da organização e para os nossos clientes também. Se o banco de dados não atender dentro daquela solicitação, daquele perfil, ai então nos vamos buscar em sites que propiciem a busca de profissionais, combinando com o perfil que estamos em aberto dentro da empresa. Os sites são Vagas.com, InfoJobs, Cato, BNE – Banco Nacional de Empregos, Cine, entre outros. E ainda disponibilizamos vagas em grupos de RH que tem em Facebook, Linkedin, como o Grupo Conexão RH, Atitude RH, Empregos.com, Procurando Emprego, Oferta de Emprego, enfim, diversos grupos,  a gente utiliza esses grupos também e a nossa rede, nosso network, a gente disponibiliza o perfil  e começamos a receber os currículos. Recebendo os currículos é feita a triagem, fazendo o alinhamento com o perfil, aqueles que tiverem dentro ou o mais próximo possível dos pré-requisitos, que atenda aquelas necessidades da vaga criada para aquela empresa, a gente chama aquelas pessoas para uma entrevista individual, após isso a gente convida pra participar de uma DG, uma dinâmica de grupo e depois aplicamos um teste online, que pode ser o MAPA, HBPI, MBTI, um desses testes, ou o próprio Talent que é lincado com o Vagas.com.

Amiga, fiquei na dúvida desse HBPI, é isso msm?

Também podemos fazer dependendo do perfil da vaga, quando é um cago mais pra gestão, alta gestão, a gente faz uma entrevista totalmente diferente. Cargos de Gestão geralmente se utiliza um Case, pra você ver as competências de fato que aquela pessoa tem desenvolvida pra ela poder preencher aquela vaga. Por exemplo, eu quero um Gestor Comercial, então eu vou fazer uma seleção avaliando as competências que ele tem pra assumir aquele cargo e vou fazer um Case. Esse Case pode ser ele vendendo pra mim um produto da empresa, ou eu vendendo pra ele, utilizando as duas situações sempre e colocando situações totalmente difíceis para que ele tenha que usar muita criatividade pra poder atingir a venda do serviço do produto, esse é um tipo de seleção que utilizamos, após todo aquele processo anterior de seleção que te falei, o banco de dados, os sites de vagas e também a rede.

Nesse tipo de seleção ela pode ser utilizada as ferramentas que te falei, rede de relacionamentos, grupos de RH, sites de vagas. Eles são utilizados também para buscar jovens aprendizes e os estagiários, principalmente estagiários de nível superior. Quando é estagiário de ensino médio, o EJA ou fundamental que agora podem fazer estágios tendo ou não necessidades especiais, ai a gente geralmente tem que ir direto no mercado, então são em ongs, são em comunidades, que agora abrem as portas, fazem eventos pra gente poder cadastrar aquelas pessoas da comunidade e já sair dali com esses jovens aprendizes porque o projeto do Jovem Aprendiz é justamente pra atender esses jovens entre 14 e 24 anos que moram em comunidades carentes dando a eles a primeira oportunidade do início da vida profissional.

No Estágio você usa mais toda essa rede que te falei anterior e os sites de emprego.

Em alguns cargos a gente aplica testes de inteligência, atenção, concentração, a gente aplica o PALO que é muito bom, é um dos mais utilizados, é bem antigo mas ainda hoje atende toda uma necessidade. A gente pode aplicar também um G36, um G38, um IFP, um IFP2, são os que a gente mais utiliza.

Em primeira mão geralmente é uma redação, é uma entrevista individual, uma DG, se tiver algum teste é o PALO, são os mais utilizados.

O PALO ainda é um teste mais utilizado pra qualquer tipo de Organização, pra seleção.

Eu sou Gestora de Projeto de Estágio Nacional.

Acumula função de gerente de seleção, de estágio também e de gerente de cunho comercial da equipe, eu tenho três funções.

Os cargos de média gestão e gestão a gente utiliza muito Case que é colocar aquele profissional em situações que podem ocorrer no dia-a-dia na gestão deles e ver como eles vão se sair na solução daqueles problemas. Então você cria todo um cenário e pede pra que eles demonstrem como eles agiriam naquelas situações e você vai avaliando os pontos daquelas competências. Se você tiver avaliando um caso de conflito por exemplo, você  avaliaria a ação dele, o controle, como ele age no meio do conflito, se ele é apaziguador ou não consegue apaziguar, se coloca “panos quentes” e no final nada acontece, ou se ele consegue colocar cada um no seu lugar e fazer com que aquele serviço continue a produzir normalmente sem deixar arranhar o resultado final daquele trabalho. Então são Cases que a gente utiliza, porque nada melhor que você colocar a pessoa em situações do dia-a-dia pra que você veja ali quais as competências que ela tem desenvolvidas pra assumir aquele cargo de gestão, média gestão. Geralmente média gestão são Supervisores, Coordenadores e Analistas e Gestão são Gerentes, Gestor Financeiro, Comercial, Administrativo, Operacional etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (181.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com