TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O combate ao epistemicídio na educação

Por:   •  9/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  18 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade de Brasília Faculdade de Educação

Educação das Relações Étnico-Raciais

Nome: Yasmin Fernanda Sanção Santos Curso: Química Licenciatura

Matrícula: 222026911

O combate ao epistemicídio na educação

O Brasil é um país que tem suas origens ligadas ao colonialismo e consequentemente conseguimos ver os impactos dessa intervenção colonial até os dias atuais. A relação entre racismo e colonialismo é intrínseca e profundamente interligada. O racismo, como sistema de opressão e discriminação baseado em características étnicas e raciais, teve no colonialismo um de seus principais contextos históricos de desenvolvimento e perpetuação.

O racismo serviu como justificativa ideológica para a colonização, proporcionando uma suposta legitimação moral para a exploração e subjugação de povos colonizados. A ideia de superioridade racial dos colonizadores europeus, baseada em teorias pseudocientíficas, como o darwinismo social, foi utilizada para justificar a conquista, a escravidão, a exploração econômica e a imposição cultural sobre as populações colonizadas.

O legado do colonialismo e do racismo persiste até os dias de hoje, e podemos encontrá-lo até no meio escolar, afetando profundamente as relações sociais de crianças e adolescentes, que crescem nesse ambiente racista e marginalizado. Com isso, podemos pontuar várias formas de racismo que podem ocorrer, tanto no ambiente escolar ou qualquer lugar. Um deles é o epistemicídio, que é usado para descrever o processo ou a ação de destruir, suprimir ou silenciar sistematicamente certas formas de conhecimento, perspectivas ou sistemas de pensamento. Para Sueli Carneiro (uma filósofa, escritora e ativista antirracismo do movimento social negro brasileiro.), o conceito de epistemicídio é útil para

debatermos sobre as desqualificações constantes atribuídas as/aos sujeitas/os afro-brasileiras/os e seus conhecimentos. (KILOMBA, 2019, p. 28).

Aplicado à realidade educacional, o conceito de epistemicídio reinterpretado por Sueli Carneiro nos mostra como negras e negros brasileiras/os se defrontam nos espaços escolares e universitários com dinâmicas de inferiorização, de destituição da capacidade de articular um pensamento crítico e reflexivo ou mesmo de produzir cultura. Um exemplo de vítima desse epistemicídio foi Ari Lima, quando em 1988 cursou seu doutorado em Antropologia na Universidade de Brasília e foi vítima de racismo quando foi reprovado em uma disciplina obrigatória. Ari relata que claramente realizava todas as atividades da disciplina e mesmo assim somente ele foi reprovado pelo professor. O contexto social da universidade nessa época era em sua maioria branca e classe média, e Ari era um homem negro inserido nesse meio. Após esse ocorrido, a política de cotas foi implantada na Universidade de Brasília, sendo assim a pioneira deste ato.

Podemos enxergar uma visão narcisista da identidade branca, na qual os indivíduos brancos se vêem como superiores e se recusam a reconhecer sua implicação no sistema de opressão racial. Isso é o pacto narcísico da branquitude que tem suas raízes na estrutura colonial e escravista que estabeleceu a supremacia branca como um pilar fundamental da sociedade. Uma das principais características desse pacto é a negação do racismo e a resistência em reconhecer a existência de desigualdades raciais. Isso acontece por meio de mecanismos de defesa, como o silenciamento, a minimização das experiências de racismo e a transferência de responsabilidade para as vítimas. Essa negação protege a imagem do indivíduo branco como uma pessoa não racista, preservando seu ego e evitando a desconstrução do privilégio.

Tomar consciência destes conceitos e apoiar a desconstrução desta raiz colonialista é passo importante para uma construir uma educação anti-racista. Quando buscamos defender uma ideia, ou até mesmo quando nos interessamos por determinado assunto, buscamos aprender a fundo sobre determinado tema, a fim de possuir uma base sólida para adquirir uma convicção maior. Com isso, para ter uma postura anti-racista e lutar por esta causa é necessário conhecer a sua origem e sua cosmologia, para compreender suas tradições e não cometer um tipo de racismo por ignorância.

Temos os povos africanos que vieram para o Brasil como nossos ancestrais, portanto as marcas da cultura africana, indiscutivelmente estão impregnadas no cotidiano da sociedade brasileira, e precisam ser mais estudadas e entendidas, especialmente as manifestações da tradição oral, que, de forma incisiva, foram resignificadas e reconstruídas nas comunidades

tradicionais afro-brasileiras (ROCHA, 2011, p. 33). Da mesma forma com os povos indígenas, cultura e os signos culturais dos nativos são classificados no estágio da barbárie, como selvagens e atrasados, enquanto a cultura do invasor está no estágio mais avançado, que já ultrapassou o reino da barbárie e da selvageria (Revista da ABPN, 2017, p.85). Por isso, precisamos pensar uma maneira para combater este pensamento racista que marginaliza os povos que nos deram origem, que sofreram na era colonial e que sofrem até hoje.

Uma maneira de incentivo desta prática é a pesquisa. Profissionais do ensino podem utilizar o seu conhecimento em sua área para realizar pesquisas de incentivo no aprofundamento das práticas africanas e indígenas, assim levando o aprendizado para as escolas. Um ótimo exemplo desta prática é o trabalho de Antônio Alvino e Anna Benite, que elaboram o artigo “Africanidades no Ensino de Química”. Os autores discutiram a religiosidade de matriz africana no contexto da Química Ambiental, contextualizando como as religiões de matriz africana consideram que a natureza é uma forma de mediação entre o humano e o ser supremo. Este é um ótimo exemplo de combate anti-racista no ambiente escolar, para trazer o conhecimento original das religiões de matriz africana, dentro do assunto abordado na aula de química, na tentativa de quebrar este estereótipo que foi construído por tanto tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (126.8 Kb)   docx (255.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com