TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

: O ensino da leitura

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

Aula-tema 03: O ensino da leitura

NOME

Jéssica Aguiar Cardoso

RA

6448321791

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

Aula-tema 03: O ensino da leitura

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Competências Profissionais apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (VALNETE ALVES DE AMORIM).

Anhanguera Educacional

ANO

Responda as seguintes questões em, no máximo,10 linhas cada:

  1. Por que a leitura é uma experiência única, individual até mesmo quando duas pessoas leem uma mesma obra?

Cada criança aprende a ler de uma forma diferente, cada uma tem seu tempo em aprender e gostar de ler.  Depende muito do quanto a criança está interagida a esse meio do mundo da leitura.

Devido a isso quando pessoas leêm o mesmo livro podem ter  pontos de vista diferentes, algumas podem entender mais que outras.

Um exemplo disso é se uma pessoa sem conhecimento nenhum de medicina ou farmácia pegar uma bula de remédio e tentar ler ou interpretar, lógico que nao entenderá porque essa pessoa não tem reconhecimento a esse repertório de palavras.

  1. No vídeo, há uma cena mostrando os resultados do trabalho de uma professora com seus alunos. Apesar da obra lida ser única, os resultados são distintos, diferentes.
  1. Por que isso acontece?

Nenhuma criança é igual por isso tiveram visões diferente quando foram recriar a releitura da obra do  ¨ Pinóquio¨ tudo devido ao conhecimento prévio das crianças e a até mesmo pela atenção obtida naquele momento.

O conhecimento prévio conta muito e deixou bem evidente quando a professora mostrou os bonecos feito pelas crianças, mas um boneco ficou em evidência com o nariz enorme, deixou  claro que a criança já conhecia e entendia do que se tratava o livro que o foco era ¨ quando o Pinóquio mentia seu nariz crescia ¨, então na hora de criar o boneco ele deixou bem claro  o crescimento do nariz e  seu conhecimento prévio.

 

  1. Como um professor deve atuar ao verificar tal diversidade em sua classe?

Tem um filme excelente que relata isso é ¨ Escritores da libertade¨ conta a historia de uma professora  que entra em uma sala que ninguém quer assumir, devido aos alunos ¨problemáticos¨ fazendo com que eles se revoltem ainda mais quando a professora nao desiste de dar aulas à eles.

Ao reconhecer a turma ela descobre que cada um gosta de ler algo diferente um do outro, assim ela busca livros literários específicos para cada um.

Com todos envolvidos a lerem livros cada um com o que gosta a professora criar um projeto em cima disso fazendo com que eles escrevam sua realidade nas periferias e no fim criando um livro com cada historia escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (167.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com