TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O lúdico na aprendizagem

Por:   •  10/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.727 Palavras (11 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 11

O lúdico na aprendizagem

Cinthia Mara Justino

Isadora dos Santos Souza

Marluci Maria dos Santos

Mariane M. Andrade

Tayana Ern

Tutora Externa

Kathilça Lopes de Souza

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Pedagogia (PED1570) – Seminário Interdisciplinar II

14/10/2016

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a linguagem verbal através das brincadeiras em sala de aula. Buscando a necessidade de compreensão da linguagem através de uma metodologia lúdica, para que a criança possa de uma forma criativa ter um aprendizado eficaz, trazendo a linguagem para o seu cotidiano de uma forma leve e satisfatória. Destacando a linguagem verbal já que usaremos uma metodologia do ensino através do mundo das brincadeiras. A linguagem verbal possui duas modalidades, oral e escrita, a oral usasse frente a frente, gestos, expressões faciais, tom de voz garantem clareza na comunicação. A escrita que dependendo da ocasião deve ter um maior cuidado, pois precisa ser mais formal, outras mais pessoal. Considerando que a linguagem escrita nem sempre é mais complexa que a fala ou vice-versa a formalidade depende do ambiente em que nos encontramos. Sendo assim traremos a linguagem no ambiente infantil, através do lúdico.

Palavras-chave: Linguagem verbal. Brincadeiras. Lúdico

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca apresentar um pouco do lúdico, das brincadeiras educativas em geral, no processo de aprendizagem da linguagem e comunicação na vida das crianças.

No processo de alfabetização as brincadeiras ajudam muito para estimular o interesse das crianças na aprendizagem. Ao utilizar este meio para facilitar e despertar maior interesse da criança, o conteúdo passado é adquirido com maior facilidade e compreendido mais facilmente pela criança.

Como estudantes de pedagogia, gostaríamos de pesquisar e estudar como ocorre este processo de introdução de brincadeiras educativas no processo de linguagem e comunicação da criança.

O primeiro capítulo desta pesquisa busca exemplificar um pouco sobre o que é o lúdico e qual a sua importância na aprendizagem. O segundo capítulo fala um pouco sobre as brincadeiras em sala de aula. E o último capítulo aborda sobre o uso da internet e dos jogos lúdicos na aprendizagem.

2 O LÚDICO E SUA IMPORTÂNCIA NA APRENDIZAGEM

A escola é o local no qual as crianças vão para adquirir conhecimentos, por exemplo, desde muito pequenos. Para as crianças aprenderem e gostarem do ambiente escolar é preciso ter recursos e ás vezes realizar adaptações no planejamento da aula para despertar o interesse delas em aprender. Sendo assim as práticas pedagógicas são as bases para a escola ser um local de aprendizagem. Para isso cada vez mais está sendo utilizado as brincadeiras e jogos nas atividades escolares, que tem contribuído muito na aprendizagem.

Desde muito cedo as crianças começam a brincar e a jogar, isso causa um grande prazer para elas. Sendo assim, foi pensado em trazer este prazer, para despertar o interesse, na aprendizagem em salas de aula. A partir desta atividade as crianças passam a ter prazer em aprender também, fazendo com que o lúdico se faça presente nas salas de aulas, de modo produtivo.

A palavra lúdico se refere a jogos e a atividades com o ato de brincar. Independente de classe social, diferenças religiosas, diferentes culturas, os jogos estão presentes na infância. Vivemos em um mundo de constantes transformações e adaptações, onde os professores devem se adaptar para passar os ensinamentos de forma onde o lúdico se faz presente, trazendo os jogos para as salas de aulas.

Conforme Rizzo (2001, p. 40) “[… ] A atividade lúdica pode ser, portanto, um eficiente recurso aliado do educador, interessado no desenvolvimento da inteligência de seus alunos, quando mobiliza sua ação intelectual. ”

A autora ressalta que a atividade lúdica não é a única forma que facilita ou ajuda o professor, porém é uma forma que ajuda o professor no processo de ensino. Perante a estas atividades o aluno acaba sendo desafiado por si mesmo em busca da resolução do jogo ou da atividade, não sendo apenas benéfico no processo de aprendizagem, mas também na comunicação do aluno, expressão, desenvolvimento social e construção do pensamento da criança.

O professor deve ficar atento para a organização das aulas que utiliza atividades lúdicas, não se devem planejar aulas somente deste tipo, pois ao ser realizada todos os dias vira algo rotineiro e cotidiano e não desperta mais interesse aos alunos.

Leontiev (1988) afirma que é na atividade lúdica que o educando desenvolve sua habilidade de subordinar-se a uma regra, mesmo quando um estímulo direto o impede de fazer algo diferente. "Dominar as regras significa dominar seu próprio comportamento, aprendendo a controlá-lo, aprendendo a subordiná-lo a um propósito definitivo" (LEONTIEV apud QUEIROS; MARTINS, 2006, p.7)

Não basta apenas trazer conteúdos na forma lúdica para a sala de aula e os professores não estarem motivados e empolgados para fazer uma aula desta maneira. Assim como afirma Antunes (2001, p. 55):

Um professor que adora o que faz, que se empolga com o que ensina, que se mostra sedutor em relação aos saberes de sua disciplina, que apresenta seu tema sempre em situações de desafios, estimulantes, intrigantes, sempre possui chances maiores de obter reciprocidade do que quem a desenvolve com inevitável tédio da vida, da profissão, das relações humanas, da turma.

Com isso também o professor consegue ter mais contato com os alunos e acompanha mais de perto a sua aprendizagem, sabendo assim a necessidade de cada aluno, onde possui dificuldades para trazer atividades que reforcem as dificuldades de cada um, como fala Vygostsky:

Para entendermos o desenvolvimento da criança, é necessário levar em conta as necessidades dela e os incentivos que são eficazes para colocá-las em ação. O seu avanço está ligado a uma mudança nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com