TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O lúdico na educação infantil segundo a perspectiva de teóricos

Pesquisas Acadêmicas: O lúdico na educação infantil segundo a perspectiva de teóricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.470 Palavras (18 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 18

BRINQUEDOTECA

A presença e as contribuições de Froebel na construção histórica das atividades lúdicas, bem como suas aplicações educativas.

Tem por finalidade conscientizar o educador de que os problemas referentes à educação infantil podem estar relacionados aos métodos de ensino e a solução pode ser uma prática lúdica e prazerosa. Observa-se que os docentes, atualmente necessitam da utilização do lúdico na educação infantil, pois ao apartar o espaço adulto do infantil, e ao diferenciar o exercício da brincadeira, encontra-se a importância da criança que brinca e joga para a construção da sua conduta. A decorrência do lúdico começou a ser investigada por renomes que evidenciaram que ela está elencada a metacomunicação, ou seja, a probabilidade da criança entender o pensamento e a linguagem do outro. O brincar e jogar relaciona-se com a cognição e o seu potencial para interferir no desenvolvimento infantil podendo ser considerado um instrumento para a construção do conhecimento do aluno. A escola deve ser facilitadora da construção da aprendizagem através de atividades lúdicas favorecedoras do processo de aquisição de autonomia de aprendizagem. Entretanto, o saber escolar deve ser valorizado pela sociedade para que a cognição dos educandos seja construída através de um aspecto dinâmico e criativo por meio de jogos, brinquedos, brincadeiras e musicalidade. O professor deve usar desses recursos pedagógicos para inserir conteúdos no seu plano de aula em momentos oportunos, para que as crianças possam desenvolver o seu raciocínio e construir o seu conhecimento de forma descontraída. As atividades lúdicas facilitam tanto o progresso de sua personalidade integral da criança como, como o avanço de cada uma de suas funções psicológicas, intelectuais e morais. A escola deve partir de exercícios e brincadeiras simples para incentivar a motricidade e as habilidades normais da criança em um período de adaptação para, depois, gradativamente complicá-los um pouco possibilitando um melhor aproveitamento geral. Com as atividades lúdicas, espera-se que a criança desenvolva a coordenação motora, a atenção, o movimento ritmado, conhecimento quanto à posição do corpo, direção a seguir e outros; participando do desenvolvimento em seus aspectos biopsicológicos e sociais; desenvolva livremente a expressão corporal que favorece a criatividade, adquira hábitos de práticas recreativas para serem empregados adequadamente nas horas de lazer, adquira hábitos de boa atividade corporal, seja estimulada em suas funções orgânicas, visando ao equilíbrio da saúde dinâmica e desenvolva o espírito de iniciativa, tornando-se capaz de resolver eficazmente situações imprevistas.

O lúdico na educação infantil segundo a perspectiva de teóricos.

A compreensão de criança é uma noção erigida e invariavelmente que vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma igual nem numa mesma sociedade e tempo. Boa parte das crianças brasileiras enfrenta um cotidiano bastante adverso do que é esperado para a vida de uma infantil. A fome, as precárias condições de vida, o trabalho infantil, o abuso e exploração por parte de adultos, têm sido um cenário comum pra muitos. Entretanto, existe um grupo de crianças que são protegidas de muitas maneiras, recebendo de suas famílias e da sociedade em geral cuidados necessários ao seu desenvolvimento. O Estatuto da Criança e do Adolescente (1990, p.912) expressa no caput do art. 53, que: A criança e o adolescente tem direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho,...

Este trabalho é um estudo de revisão literária qualitativo de cunho descritivo, tem como tema as fases do desenvolvimento da criança de 0(zero) a 06(seis) anos, Com objetivo de verificar como se desenvolve as crianças nesta faixa-etária. Abordando o aspecto cognitivo, físico e motor desde a sua fase embrionária, nascimento até a sua infância. Nessa visão, os objetivos foram identificar e compreender como a aprendizagem na educação infantil pode ser estimulada, em cada fase de desenvolvimento da criança. Objetivando esclarecer aos docentes os desígnios de suas atividades na educação infantil.

Considera-se que o desenvolvimento da criança é um fator relevante em todos os aspectos, pois é preciso que se tenha um desenvolvimento na integra, ou seja, social, psicológico, por isso é fundamental que se possam oferecer condições a criança de ter um desenvolvimento sócio-afetivo adequado e desenvolver também a sua capacidade de aprendizagem respeitando os limites de cada idade.

A criança desde que nasce desenvolve-se de forma relevante e dinâmica, o desenvolvimento físico corresponde a sua maneira de crescer com fatores genéticos e biológicos interferindo nesse processo. Já o desenvolvimento social e afetivo é outro fator relevante que deve ser levado em consideração em especial no processo de aprendizagem.

É verídico que a personalidade da criança é única e sua construção se dá nos primeiros anos de vida. A base deste desenvolvimento dará estruturação à infância, adolescência, juventude e vida adulta. Por este motivo, é tão importante o cuidado das crianças em seu desenvolvimento emocional saudável.

Conhecer o mundo e sentir-se seguro é fundamental para o indivíduo que acabou de sofrer o trauma do nascimento e entrou no mundo real. Nesta fase, o mais importante é o estabelecimento do vínculo mãe-filho para que o bebê se sinta seguro e parta para a sua aventura de descobrir o mundo.

Pensar na importância da educação na formação de indivíduos críticos, atuantes e conscientes é pensar também em alternativas que valorizem a realidade educacional dos aprendizes, criando ambientes dinâmicos e estimuladores que favoreçam mais, a efetivação da aprendizagem, de modo que possam interferir e transformá-la em um espaço com vista ao bem comum e principalmente a prática da cidadania, portanto, a prática educacional na formação dos indivíduos deve configurar numa proposta aberta, dinâmicas, flexíveis, refletidas num projeto político pedagógico calçado como objeto de norteamento, reflexão e análise por toda comunidade escolar.

Vê-se o quanto o educador tem responsabilidade na formação da personalidade da criança. Sendo assim, a personalidade do educador pode influenciar na personalidade da criança. E para que esta influência seja saudável é necessário que o educador esteja preparado para o exercício desta profissão, uma vez que, passarão valores pessoais a criança, que o imitará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com