TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O método científico e pesquisa

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

O método científico e a pesquisa

Entendemos que a indicação da generalidade dos resultados, isto é, a extensão dos resultados obtidos; na medida em que a pesquisa sob determinadas condições, a generalidade procura indicar (quanto possível) até que ponto, sendo alteradas as condições, podem-se esperar resultados semelhantes.

Conforme afirma Sérgio Luna em sua obra, (Planejamento de Pesquisa) qualquer que seja o referencial teórico ou a metodologia empregada, uma pesquisa implica no preenchimento dos seguintes requisitos:

I. A formulação de um problema de pesquisa;

II. A determinação das informações necessárias;

III. A seleção das melhores fontes dessas informações;

IV. A definição de um conjunto de ações;

V. A seleção de um sistema para tratamento dessas informações;

VI. O uso de um sistema teórico para interpretação delas;

VII. A produção de respostas às perguntas formuladas pelo problema;

VIII. A indicação do grau de confiabilidade das respostas obtidas;

IX. Finalmente, a indicação da generalidade dos resultados.

Pois de acordo com o autor a formulação de um problema de pesquisa, isto é, de um conjunto de perguntas que se pretende responder, e cujas respostas mostrem-se novas e relevantes teórica e/ou socialmente;

Sobre o tema problema de pesquisa em geral, Sérgio diz que: hipóteses e objetivos de pesquisa não podem ser confundidos com o problema de pesquisa. Apresenta a vantagem das pesquisas quantitativas em relação às qualitativas. Já a generalidade do conhecimento é conceituada como consequência direta do planejamento, e ampliadora de poder explicativo dos resultados de uma pesquisa.

Luna, também, faz comentários sobre a revisão de literatura como parte integrante do processo de formulação do problema. A revisão de literatura como uma peça destinada à divulgação. O único problema importante citado é o da responsabilidade do autor em afirmar suas teorias.

Dessa forma, compreendemos que em qualquer projeto de pesquisa, o pesquisador defronta-se com lacunas importantes na área. Parte dessas lacunas deverá ser preenchida (por exemplo, com literatura pertinente), porém uma porção considerável delas fará parte de um conjunto de pressupostos assumidos pelo pesquisador. Suas conclusões permanecerão prováveis se e enquanto aqueles pressupostos puderem ser sustentados. Pressupostos sempre estarão por trás de pesquisas.

De forma que o aspecto relevante aqui é a amostra de todos os tópicos necessários para o projeto de pesquisa, auxiliando a compreensão do iniciante nas variadas ramificações deste campo de estudo. Sendo que os efeitos da inexistência de um problema de pesquisa (ou de uma pergunta que se queira responder) parecem claros e não dependem de muita discussão. Ele precisa existir, mesmo que sob a folha de uma mera curiosidade, para dirigir o trabalho de coleta de informações e, posteriormente, para organizá-las. Em resumo, toda pesquisa tem um problema, embora a sua formulação possa variar quanto à natureza.

O problema de pesquisa

Um dos recursos úteis no detalhamento do problema de pesquisa é o destrinchar da formulação inicial, buscando destacar as respostas que o pesquisador gostaria de obter ou,pelo menos, indicar que aspectos do fenômeno a estudar ele julga necessário cercar.

É possível que o problema tenha tido uma origem em uma formulação "não teórica" (uma pesquisa encomendada por uma empresa, por exemplo, ou o interesse particular de um pesquisador). Ainda assim, o pesquisador defrontar-se-á com as questões. Uma "solução" adotada por alguns é iniciar a coleta de dados e esperar que as categorias de análise surjam das leituras do material e/ou que o referencial teórico seja escolhido após a coleta do material. Ambas as alternativas estão disponíveis e têm sido usadas.

Hipóteses e objetivos de pesquisa

Hipótese sempre teve um significado e uma função bem mais precisos, especialmente no que se refere à pesquisa quantitativa conduzida segundo delineamentos estatísticos.

Segundo ele, durante muitos anos, a primazia quase absoluta da pesquisa quantitativa tornou impensável que se dispensasse o uso de testes estatísticos para encaminhar os resultados da pesquisa.

Entretanto, objetivos e hipóteses de pesquisa não se confundem com o problema de pesquisa, mas dependem da prévia formulação dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com