TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da família com autista

Por:   •  17/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 3

A família tem um papel importante no sucesso da educação do aluno autista. Ela deve cooperar e envolver- se com o processo de educação, devendo opinar e participar ativamente das decisões realizadas  em relação ao aluno.

É muito difícil para os pais que tem filhos autistas enfrentarem essa situação, principalmente quando recebem o diagnostico. Nos momentos difíceis, orientações de um profissional qualificado  podem ajudar muito.

Os pais também podem contar com a ajuda de pessoas próximas ou que tenham experiência com situações semelhantes. O importante é que essas pessoas saibam compreender e aceitar o sofrimento destes pais, acolhendo-os de melhor forma, sem criticar ou julgar.

A psicoterapia, em como outras formas de acompanhamento terapêutico pode ser indicada para auxiliar os pais na compreensão do que esta acontecendo e do que estão sentindo, inclusive acolhendo sentimentos comuns como negação,raiva,culpa,frustração, ressentimentos etc. mas para mudar a atual realidade é necessário o envolvimento direto das famílias e que esse processo de mudanças seja iniciado por elas ,umas vez que a formação do cidadão começa em casa. É na família que são desenvolvidos valores, hábitos e ideias sobre as coisas e o mundo.

É na família que aprendemos a nos relacionar com os outros. Portanto, a construção dessa sociedade inclusiva começa nas famílias.

A maioria da população não esta acostumada a participar ativamente de reuniões, grupos, escolas, associações da comunidade. Isso se faz com que as pessoas  se isolem e muitos assuntos deixem de ser discutidos.

  Muitos pais não sabem como agir nem decidir o que é melhor para os filhos, deixando para médicos, professores, terapeutas, entre outros  essa responsabilidades.

Assim numa sociedade inclusiva, a relação dos profissionais com a familiares deve ser de cooperação, juntos na direção do atendimento  as necessidades especiais  da criança. Os objetivos  a serem alcançados  e as decisões  a serem  tomadas  devem ser discutidas  entre todos os envolvidos. Cabe aos profissionais esclarecer todos os passos  dos atendimentos  que vão ser realizados e o que vai acontecer. A decisão dos familiares deve estar baseada em informações dada por pessoas profissionais.

Outra tarefa  de grande importância  dos pais  é a escolha  da escola, de como desejam que seus filhos sejam educados, devendo respeitar os valores e as crenças  da família.

 Para  se construir uma sociedade inclusiva  é fundamental  que as famílias tenham autonomia para cuidar das questões relacionadas as necessidades especiais dos seus filhos. Em uma sociedade inclusiva .as famílias devem estar presente em todos os mementos ,participar  das decisões ,fazer valer seus direitos  e lutar  por um mundo melhores condições de vida para todos.

Para que se inicie esse processo  é importante  que a família compreenda  o que se passa com os  filhos, tire duvidas  pesquisando  e conversando com profissionais  o quanto for necessário para que se entenda e fique com memor. duvida possível.

Os pais devem conversar com profissionais psicoterapeuta  e juntos  a esse criar metas  a serem atingidas, respeitando sempre  o limite  da criança  e da família , em alguns  casos o trabalho  é de formiguinha, pequenos passos  se tornam grandes, como no conto  infantil, `corrida da lebre e tartaruga``.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com