TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O pedagogo e as praticas inclusivas

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 3° semestre

SARAH DE NAZARÉ DOS SANTOS SILVA

        

        

O PEDAGOGO E AS PRÁTICAS INCLUSIVAS

[pic 3]

Castanhal

2015

SARAH DE NAZARÉ DOS SANTOS SILVA

O PEDAGOGO E AS PRÁTICAS INCLUSIVAS

        

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as Disciplinas: Educação e Tecnologias; Educação Inclusiva e Libras; Pedagogia em espaços escolares e não escolares; Educação, Cidadania e Diversidade: relações étnico-raciais; Seminário III.

Profs. Cyntia Simioni França; Marlizeti B. Steinle; Sandra M. Vedoato; Vilze Vidotte Costa; Fábio Luiz da Silva; Sandra Regina dos Reis; Taíse Nishikawa;

Tutora eletrônica: Cleizie Adriana Grecco.

Tutor(a) de sala: Maria Eliana Soares.

Castanhal

2015

SUMÁRIO[pic 4]

1  INTRODUÇÃO ................................................................................................................... 4

2  DESENVOLVIMENTO ..................................................................................................... 5

2.1  EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA ................................................................................. 5

2.2 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ............................................. 6

2.3 EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA ......... ............................................................... 7

3  CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................. 9

4  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................. 10


1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo aprofundar os conhecimentos em relação aos grandes desafios vivenciados pelo pedagogo escolar contemporâneo, assim como a importância da utilização das tecnologias de informação e da comunicação que se tornaram uma ferramenta fundamental e de grande contribuição na formação desse profissional. 

Dentre os desafios observados nessa pesquisa, daremos ênfase a educação especial e inclusiva que tem avançado muito nos últimos tempos no que diz respeito principalmente as necessidades educativas especiais, abordando os conteúdos trabalhados nas disciplinas do semestre.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1  EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

A educação contemporânea exige um profissional dinâmico, criativo e flexível, pois os desafios que se colocam para o educador, na atualidade, parecem se multiplicar dia após dia. As constantes mudanças que ocorrem em nossa sociedade são caracterizadas tanto pela sua expansão como pelo ritmo acelerado em que acontecem. Mal eliminamos um desafio, já nos deparamos com outros. E um dos desafios é nos tornarmos na condição de eterno aprendiz.

 A formação do profissional, na atualidade, deve ser contínua. Além de buscar atualização e especialização na área, em cursos livres e de educação formal, o educador deve ser capaz de traçar um plano de desenvolvimento pessoal em que ele próprio seja o administrador do seu processo de aprendizagem, buscando aprofundar o conhecimento desejado. Essa condição de eterno aprendiz traz reflexos de grande relevância na sua prática pedagógica, pois abrirá um leque de competência para lecionar e repercutirá na relação com seus alunos. Falar sobre a atuação do pedagogo diante dos desafios da educação contemporânea é uma tarefa que exige de nós, futuros pedagogos, uma consciência crítica, reflexiva e praxiológica diante das constantes transformações da realidade educacional brasileira.

A sociedade atual apresenta demandas de caráter social e educacional que ultrapassam os limites formais e regulares da escola, fato que a torna detentora de um saber vivo e não fragmentado. Intensas transformações, como inovações tecnológicas e científicas, renovação de sistemas de organização do trabalho e, por conseguinte, do perfil profissional dos trabalhadores, afetam diretamente os sistemas de ensino. Essas realidades exigem uma compreensão mais abrangente das práticas educativas e da própria Pedagogia, pois um dos fenômenos mais significativos dos processos sociais contemporâneos é a ampliação do conceito de educação. Essa ampliação, decorrente da complexificação da sociedade e da diversificação das atividades educativas, afeta a Pedagogia na teoria e na prática. Hoje, a educação é pensada como um processo de construção simultânea que integra conhecimentos de conceitos, procedimentos e atitudes, partindo do cotidiano social enfocado no processo de construção de saberes que promovem o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo, construído culturalmente a partir do seu contexto familiar e social, num ato de educar para a vida, porque educação nada mais é que a própria vida.

2.2 – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Considerando a grande revolução da informática, da automação e das TIC, o contexto educacional tem exigido grandes transformações na estrutura escolar visando novas posturas que privilegiem as mudanças voltadas para um novo cenário do mundo contemporâneo. Com estas relevantes modificações que a sociedade vem sofrendo com o desenvolvimento tecnológico e as novas maneiras de pensar sobre o saber e sobre o processo pedagógico, professores e agentes pedagógicos se veem diante de um cenário de dificuldades e insegurança que compromete o processo ensino-aprendizagem. A educação atual se encontra diante de um grande desafio que é o de constituir-se em espaço de mediação entre o aluno e esse mundo tecnológico que lidam com a mente e o imaginário. No entanto, faz-se necessário que o professor domine as novas tecnologias, que tenha uma nova qualificação e que atenda às expectativas requeridas por este novo panorama

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (178.2 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com