TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O pedagogo e as praticas inclusivas

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

4        CONCLUSÃO ..................................................................................................... 9

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ........................................................................ 11



  1. INTRODUÇÃO

        Preconceitos, discriminação, negligencia, opressão são concepções que emergem quando o tema a ser tratado são os alunos com necessidades especiais. Ao longo de muitos anos tem-se tentado mudar essas visões, pois o fato de os alunos serem especiais e necessitarem de atendimento educacional especializado não significa que não possam ter os mesmos direitos e deveres de todo cidadão considerado “normal”.

O pedagogo é o elemento articulador do processo pedagógico, dentro de um estabelecimento de ensino. É grande a sua carga de responsabilidade na escola, depende da sua atuação o alcance dos objetivos educacionais estabelecidos no Projeto Pedagógico da escola. Ele é um dos responsáveis pela qualidade da educação da escola na qual atua, conduzindo as atividades no sentido do desenvolvimento do processo educativo que contribui para a formação humana.
Podemos então dizer que pedagogo é um profissional que lida com fatos, estruturas, contextos e situações referentes à prática pedagógica educativa em suas várias modalidades e manifestações. Libâneo entende que todo trabalho docente é trabalho pedagógico, mas nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente. Para ele, trabalho docente é a forma que o trabalho pedagógico assume dentro da sala de aula e trabalho pedagógico é a atuação do profissional em um amplo leque de práticas educativas.


  1. DESENVOLVIMENTO

A educação é de fato um processo natural, que se dá com a pessoa natural. Já nascemos aprendendo e sabendo uma infinidade de coisas importantes. Nós pedagogos temos o dever de preparar a pessoa para promover a harmonia, a compreensão, a tolerância e a paz na sociedade. A educação não é um produto que se encontra nas prateleiras dos supermercados, mas é a transmissão de culturas e conhecimentos que recebemos e retransmitimos todos os dias.
        Devemos entender também que a educação não é mérito de um único professor ou de uma única escola, mas é o objetivo de todo docente e de toda comunidade escolar.

A educação especial é um processo que tem por finalidade promover o desenvolvimento das potencialidades dos alunos, fundamentando-se em referenciais teóricos e práticos, de acordo com o tipo de necessidade de cada aluno. A viabilidade da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de educação requer o provimento de condições básicas como reformulação de programas educacionais e formação permanente dos educadores.

Em relação à educação inclusiva, cabe ao educador a busca se sua formação continuada, com o objetivo de conhecer os fundamentos e possibilidades dessa pratica com os alunos portadores de necessidades educacionais especiais. Na busca de conhecimento nós educadores precisamos estar preparados para atuar de forma interdisciplinar e em todos os segmentos de serviços prestados a esse alunado, como salas comuns do ensino regular, sala de recursos, centros de atendimentos educacional especializado e etc.

Para que as adaptações possam ser de efetivo valor, principalmente as de pequeno porte, os professores precisam conhecer seus alunos e se informar sobre as suas necessidades para planejar seu trabalho de modo produtivo para todos. Sua tarefa é levar em consideração a diversidade de alunos presentes em sua sala de aula.

A inclusão é um fato e sua proposição é fruto de um objetivo maior, que é o ensino de qualidade para todos, independentemente de suas potencialidades e limitações. Posto isso, espera-se da educação brasileira um posicionamento atualizado moderno, envolvendo os professores no processo de capacitação e aperfeiçoamento de suas praticas escolares. Essa é uma inovação e um desafio que implica um esforço de atualização e reestruturação das condições atuais da maioria das escolas.

O professor deve "traduzir" os ensinamentos de forma que o aluno se sinta dentro de uma inesquecível "viagem" e dessa forma possa assegurar a produtividade do ensinamento, sempre utilizando-se da criticidade no ensino e aprendizagem dos conteúdos. Os docentes devem se preocupar, também, com a arte do ensinar. Não basta ser um bom pesquisador, necessário se faz que seja, também, um bom transmissor de conhecimentos e formador de opinião. A escola enquanto instituição detentora do saber precisa compreender sua importância na formação de um sujeito que atua em uma sociedade e deve contribuir positivamente para que esse saber seja trabalhado de forma democrática, independentemente de qual grupo social ele pertença.

A escola existe para prestar um serviço à sociedade, preparando o indivíduo para se inserir no mundo em que vive, interpretando e pensando a realidade como um todo, de forma autônoma, tornando-o capaz de criticar e desenvolver expectativas e projetos em relação ao conjunto da sociedade. (SEEMG, 1997, p.11)

Este é o real desafio da escola e de sua equipe pedagógica, fazer do ambiente  escolar um meio que favoreça o aprendizado, que o educando se sinta útil dentro  do ambiente escolar.

Assim, Fontana (2000) afirma que é preciso que o adulto assuma o seu papel com o objetivo claro da relação de ensino (que é o de ensinar), levando em consideração a condição de ambos os lados dessa prática, como parceiros intelectuais, desiguais em termos de desenvolvimento psicológico e dos lugares sociais ocupados no processo histórico, mas por isso mesmo, parceiros na relação contraditória do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com