TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do pedagogo nas práticas inclusivas

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Não é de hoje que a inclusão esta presente em todos os meios da sociedade e de diferentes formas dando ênfase as modificações necessárias para receber, acolher, com dignidade no meio social aquele que de certa forma faz do diferente o especial.

A inclusão é uma inovação, cujo sentido o seu sentido tem sido muito distorcido e se tornado um movimento muito polemizado pelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais. Uns dos motivos que sustenta a luta pela inclusão como uma perspectiva para as pessoas com deficiência é sem duvida a qualidade no ensino nas escolas publicas e privadas, de modo que se tornem aptas para responder as necessidades de cada um de seus alunos de acordo com suas especificidades sem cair nas teias da educação especial e suas modalidades de exclusão.

Diga-se de passagem, que o sucesso da inclusão de alunos com deficiência na escola regular decorre, portanto das possibilidades de se conseguir progressos significativos desses alunos na escolaridade por meio da adequação das práticas pedagógicas, com novas mudanças ocorrendo é necessário que o pedagogo tenha uma visão qualificada e funcional para lidar elas. Esse trabalho visa relatar essas praticas presentes no dia-a-dia do pedagogo, visando como ele se relaciona e se aprofunda com a tal.

O presente trabalho representa o pedagogo como o auxiliador na prática da inclusão, adaptando as instituições com seus meio tecnológicos e funcionais para execução de métodos de trabalho para com os alunos.


  1. DESENVOLVIMENTO

Existem diversas indagações quando o pedagogo de fato constitui a sua proposta pedagógica para lidar com a inclusão, essas práticas devem corresponder de acordo com as necessidades e interesses do aluno para o seu foco principal que é a seleção dos seus objetivos.

Como o aumento significativo da educação especial a cada dia no Brasil é necessário que o pedagogo procure se especializar para que possa atender melhor as necessidades educacionais especiais sem se limitar pelos transtornos, problemas, e condutas típicas de aprendizagem, que fazem parte desse ambiente. A prática inclusiva realizada pelo pedagogo é um processo gradual e dinâmico que toma forma distinta de acordo com a necessidade de cada aluno.

A integração entre o pedagogo e aluno possibilita em sua prática a construção de processos linguísticos adaptados de aprendizados dos conteúdos acadêmicos e uso social da leitura e da escrita. Nessa proposta o pedagogo diante da sua técnica media e incentiva a construção do conhecimento através da interação com o aluno e com os seus colegas.

As instituições de ensino devem investir nos métodos da implementação da proposta da educação inclusiva a qual envolve o professor que com base nas dificuldades e diferenças do aluno, buscar colocar em campo novas formas de ensinar e aperfeiçoar as técnicas relacionadas para a inclusão além de ter como oportunidade o aperfeiçoamento do seu trabalho em sala de aula.

A importância do pedagogo, aqui entendido como o profissional que, graduado em Pedagogia, atua coletivamente na coordenação do trabalho pedagógico da escola, é inegável. Nesse sentido, Romanowski (2007) contribui com uma reflexão sobre a identidade desse profissional, referindose ao pedagogo como um profissional que tem um papel indispensável no ambiente escolar, pois é o articulador do trabalho educativo desenvolvido pela escola. Dessa forma, o pedagogo intervém colaborativamente nas ações realizadas no contexto escolar, dentro e fora da sala de aula, contribuindo para tornar a escola um ambiente democrático e difusor de uma educação de qualidade.

De acordo com Romanowski (2007), a função do pedagogo é mobilizar e definir o trabalho pedagógico para caminhar no sentido de efetivar uma educação de qualidade que valorize todos os alunos, independentemente de seus atributos. Dessa forma, o trabalho realizado, é o de propiciar uma organização da escola em que seja possível modificar, transformar e construir ao lado da equipe escolar estratégias, metodologias de ensino, definição de conteúdos, instrumentos de avaliação, entre outros, responsabilizandose por articular todos esses elementos. 

Cabe a esse profissional intervir na reflexão do grupo de professores, auxiliandoos – a partir da prática que desenvolvem, de referenciais teóricos e metodológicos, e, das necessidades identificadas – a buscar novas possibilidades ou alternativas para o trabalho pedagógico que desenvolvem. Destacase, desse modo, a função do pedagogo como imprescindível no contexto escolar, realizando atividades tanto no auxílio dos professores, no que tange especificamente à docência, ou seja, aos métodos de ensino, ao planejamento, à organização da sala de aula, quanto em relação ao processo que vai além da sala de aula e interfere na mediação de encaminhamentos pedagógicos realizada entre a escola e as instâncias superiores de gestão da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com