TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O por que da educação ser um dos motivos que requer tanta atenção aos educadores?

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

O por que da educação ser um dos motivos que requer tanta atenção aos educadores? A educação não seria apenas a transmissão de conhecimento, e sim uma forma de ensinamento. Não adianta nada ensinar uma criança de 08 anos a calcular, sem que ela não consiga refazer ou recriar o que lhe foi ensinado. Um professor que chega na sala de aula e passa muito conteúdo no quadro, não se atentando na questão de ensinar ao em vez de transmitir conhecimento, vai fazer com que seu aluno não aprenda.

Muito já foi e ainda é estudado a respeito da educação, aprendizado. No Brasil, um ótimo nome nesse assunto seria Paulo Freire. Em seu livro, Pedagogia da Autonomia, no primeiro cap. ele já menciona um fator critico em relação ao ensino: "Não há docência sem discência" (¹) - Ensinar existe em vários aspectos series de normas, não é apenas dizer que 02 + 02 = 04, sem ao menos explicar que se você tem 02 laranjas e eu tenho 02 laranjas, nos dois juntos temos 04 laranjas.

"É preciso insistir: este saber necessário ao professor - que ensinar não é transferir conhecimento - não apenas precisa ser apreendido por ele e pelos educandos nas suas razões de ser - ontológica, política, ética, epistemológica, pedagógica, mas também precisa ser constantemente testemunhado, vivido." (FREIRE, Paulo.¹)

A questão não é em si, chegar em sala de aula e sair falando sem ao menos conseguir identificar um aluno que tem certa dificuldade em tal ponto e ajudar a passar por essa etapa. É necessário insistir, pois o aluno está ali, ele é uma maquina de aprender, então comece a utilizar formas de ensino coerentes para um bom ensinamento. Avaliar o aluno individualmente é uma boa maneira de se começar a verificar se existe o aprendizado, no que este aluno esta com dificuldade, e se realmente possui interesse em aprender.

Referências:

¹ FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com