TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O princípio responsabilidade Hans Jonas

Por:   •  24/11/2017  •  Dissertação  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS

ÁREA DO CONHECIMENTO DE HUMANIDADES

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR

E NÃO ESCOLAR

LENARA DE OLIVEIRA

PROJETO DE PESQUISA

A LITERATURA INFANTIL E SEU PAPEL NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E CRIATIVO DA CRIANÇA.

Projeto de pesquisa apresentado na disciplina Educação e Pesquisa no Cotidiano Escolar e Não Escolar, sob a orientação do Prof. Dr. Delcio Antônio Agliardi.

Caxias do Sul

2017


Etapas do projeto de pesquisa [1]

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

ÁREA DO CONHECIMENTO DE HUMANIDAES

DISCIPLINA: Educação e Pesquisa no Cotidiano Escolar e Não Escolar 

Período: agosto a dezembro de 2017

Autor: Lenara de Oliveira

2 TEMA[2] 

A literatura infantil e seu papel no desenvolvimento intelectual e criativo da criança.

2.1 Delimitação do Tema[3]

A importância da escola de educação infantil e seus professores para efetivar o contato com a literatura infantil, incentivando o processo de desenvolvimento da criança.

2.2 Problema[4] 

Durante a infância a criança tem um contato muito próximo, afetivo e de desenvolvimento contínuo com seu professor e escola, por esse motivo todas as atitudes tomadas por essa instituição de ensino e seus professores acarreta diretamente no crescimento de seus alunos como um todo. Se, durante seu primeiro contato com a escola, a criança não estabelecer um contato com a literatura infantil, livros e histórias, isso acabará por influenciar de forma direta no seu desenvolvimento intelectual e criativo. Quando uma escola não propicia à seus alunos o devido contato com materiais de leitura e apreciação, qual será o resultado adquirido por essa criança pelos próximos anos, durante sua vida e também no que diz respeito ao seu intelecto, criatividade e desenvoltura como um todo?

3 JUSTIFICATIVA[5]

Para a elaboração desse projeto houve uma observação de uma semana na escola de educação infantil Bem-me-quer Baby, na cidade de Farroupilha. Durante esse período observou-se tudo que acontecia na rotina das crianças e, com isso, percebeu-se a falta de contato com livros, histórias contadas e qualquer tipo de contato com literatura infantil que se possa ter. Durante toda a semana houve apenas um momento em que as crianças tiveram contato com livros, que acabou por ser registrado para objetivos desse projeto.

A falta de incentivo com o contato de literatura infantil que foi demonstrado nessa escola acabou por gerar um questionamento muito grande no que diz respeito ao como isso afetaria as crianças em seu desenvolvimento intelectual e criativo durante seus próximos anos e também na sua vida como um todo.

Segundo ABRAMOVICH (1997, p. 16) “[...]É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias...Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...”

Um dos principais papeis do professor é promover o desenvolvimento da criança como um cidadão, como um ser humano crítico e também posicionado, que saiba fazer escolhas e também distinguir atos e pensamentos. O contato com a literatura amplia muitas capacidades em uma criança, ajuda-os a pensar, a ter raciocínio crítico, a dialogar, escrever, demonstrar sentimentos e muitas outras atitudes, porém se esse contato não for apresentado ao aluno isso pode acarretar em prejuízos muito grandes para esse.

4 HIPÓTESES[6]

A literatura no período da infância tem como principal papel ajudar no processo de desenvolvimento da criança no que diz respeito ao seu intelecto, personalidade, senso crítico e também no auxílio sobre o descobrimento de diferentes emoções e formas de lidar com elas. Uma das principais fontes para que a criança seja apresentada à literatura é a escola e seus professores, pois a maior parte de seu dia é nesse meio. Quando a escola não dá suporte para que ocorra essa interação criança-literatura, acaba por ocorrer diversas problemáticas e defasagens no aprendizado desse indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com