TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que e Letramento??

Por:   •  24/4/2016  •  Dissertação  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

O que é letramento:

 E mais que alfabetizar é ensinar a ler e a escrever onde a escrita e a leitura tem sentido, e que façam parte da vida do aluno. Letramento tem como objetivo de uma reflexão de ensino ou de aprendizagem com os aspectos sociais de língua escrita. A principio, o termo letramento se confundi com alfabetização, por que ele não ocorre apenas durante determinado tempo da vida  do ser humano, ele acontece antes e durante a alfabetização e continua para sempre. De acordo com Magda Becker (2003), designa praticas de leitura e escrita.

 A entrada da pessoa no mundo da escrita se da através da aprendizagem de toda a complexa tecnologia envolvida no aprendizado no ato de ler e de escrever. Magda Becker Soares (2003) defende que, para a adaptação adequada ao ato de ler e escrever, “é preciso compreender, inserir se, avaliar, apreciar a escrita e a leitura”. O letramento compreende tanto a apropriação das técnicas para a alfabetização quanto esse aspecto de convívio e hábito de utilização da leitura e da escrita. Segundo Ângela kleiman (2005) a partir do momento em que o letramento do aluno e definido como o objetivo da ação pedagógica, o movimento será da pratica social para o conteúdo, nunca o contrario.

 Na minha concepção o letramento e a alfabetização têm que se caminhar juntas e importantes lembrar que ensinar a ler e escrever não e uma questão técnica, e uma questão política. A criança em fase inicial escolar muitas vezes le pequenas historias, mas não compreende o que se passa nela, isso significa que ela apenas decodifica o texto.

 Mas quando ela estiver com essa habilidade desenvolvida ai sim ela passará a dar um sentido maior ao que lê, nem por isso podemos disser que esta criança esta alfabetizada. Quando a criança apenas escreve o que ouve não significa que a mesma tenha capacidade para produzir um texto legível e compreensível. Estar letrado atribui significado e sentido vinculadas à escrita o mais importante que aprender e conhecer a juntar as letras, e o uso que se az delas. Se analisarmos a criança desde muito cedo, tudo para ela é novo ela vai conhecendo, supondo, crescendo e construindo toda essas construções são adquiridas de conhecimentos. Estes conhecimentos que vão sendo adquiridos de variadas formas e situações e não apenas nos bancos escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com