TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é didática?

Por:   •  22/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 7
  1. O que é didática? didático: do grego didaktikós. Relativo ao ensino ou à instrução, ou próprio deles, e didática: a técnica de dirigir e orientar a Aprendizagem. A arte ou a técnica de ensinar.
  2. Quem foi conhecido como o paia da didática moderna, e qual foi a definição dada por ele? O educador Jan Amos Komenský, mais conhecido por Comenius, é reconhecido como o pai da didática moderna, conhecida como um método universal de ensinar tudo a todos.
  3. Em quantas e quais dimensões é desenvolvida  o processo de aprendizagem?  Desenvolve-se em três dimensões: humana político-social e técnica
  4. Quais são os elementos da ação didática? O professor, o Aluno, a disciplina (matéria ou conteúdo) o contexto da aprendizagem e as estratégias metodológicas.

.

  1. Defina  as definições de cada uma das dimensões referentes ao processo de aprendizagem. Humana, politico-social e técnica,

  1. Como deve ser o projeto político pedagógico PPP? deve se constituir na referência norteadora de todos os âmbitos da ação educativa da escola. Por isso, sua elaboração requer, para ser expressão viva de um projeto coletivo, a participação de todos aqueles que compõem a comunidade escolar. Todavia, articular e construir espaços participativos, produzir no coletivo um projeto que diga não apenas o que a escola é hoje, mas também aponte para o que pretende ser, exige método, organização e sistematização.

  1. O que deve ocorrer nas escolas como espaços de convivência e troca? As Pessoas com experiências e ideias diferentes se encontram , conversam, discutem, interagem. Em função dessa característica, é importante a vinculação da escola com as questões sociais e os valores éticos. A escola deve pensar em seu aluno.
  1. Nas concepções de desenvolvimento segundo Masetto (1997) defina:

A - Por desenvolvimento cognitivo entende-se adquirir novos conhecimentos e rever os que já se possui; relacionar e organizar informações; desenvolver a imaginação, a capacidade de pensar e de criar soluções; desenvolver habilidades artísticas.

B- O desenvolvimento afetivo-emocional compreende, entre outros aspectos, o crescente conhecimento de si mesmo (diferentes recursos que se possui, limites existentes e potencialidades a serem desenvolvidas). Isso significa abrir espaço para que se trabalhem diferentes emoções: alegria, sofrimento, raiva, ódio, amor, autodefesa, atenção, respeito etc.

C - No desenvolvimento motor, as atividades físicas são fundamentais. Ajudam o desenvolvimento dos órgãos dos sentidos e da coordenação motora etc.

D - Na área social, é importante que o aluno desenvolva sua sociabilidade e comunicabilidade com os colegas de turma, da escola, com os professores e comunidade em geral.

9 - Como deve ser a interação professor aluno? A escola tem uma função social e cada sala de aula constitui também um grupo social, em processo de interação social que acontece por meio da relação professor-aluno e da relação aluno-aluno.

Haydt (1999) expõe que “é no contexto da sala de aula, no convívio diário com o professor e com os colegas, que o aluno vai exercitando hábitos, desenvolvendo atitudes, assimilando valores” (p. 33). Assim, podemos afirmar que no processo de construção do conhecimento, essa interação humana assume um valor pedagógico significativo e evidente. O professor, por sua vez, vai exercer uma função incentivadora, despertando e estimulando o interesse do aluno, bem como orientando-o na construção de seu conhecimento e autonomia.

10 –Como são construídos os conhecimentos do professor e aluno em sala de aula?

       O aluno, que em sua vinda para o ambiente escolar traz conhecimentos construídos em suas vivências e experiências anteriores, poderá, mediante a intervenção do professor e do contato com os conteúdos apresentados, transformá-los também em culturalmente relevantes. Esses conhecimentos assimilados pelo aluno deverão servir para inseri-lo na sociedade de forma produtiva tanto como indivíduo quanto como ser social.

11 - a didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. A atividade de ensinar é centrada no professor que expõe e interpreta a matéria. O meio principal   utilizado é a exposição oral.   esta é uma característica da tendência: Pedagógica Tradicional

12 – Como está definida a tendência  tecnicismo educacional? se constituiu especificamente como tendência, inspirada na teoria behaviorista da aprendizagem e na abordagem sistêmica do ensino. Define uma prática pedagógica controlada e dirigida pelo professor, com atividades mecânicas inseridas em uma proposta educacional rígida e passível de ser  totalmente programada em detalhes (...) O que é valorizado nessa perspectiva não é o professor, mas a tecnologia; o professor é um mero especialista na aplicação de manuais e sua criatividade não é considerada. A função do aluno é reduzida a um indivíduo que reage aos estímulos de forma a corresponder às respostas esperadas pela escola, sendo que seus interesses e seu processo particular não são considerados (MENEZES; SANTOS, 2002).

13   Qual o destaque para pedagogia libertadora e a pedagogia crítico-social dos conteúdos?

No final dos anos 70 e início dos anos 80 grande mobilização em busca de uma educação crítica que trouxesse transformações sociais, econômicas e políticas para superação de desigualdades existentes na sociedade,

14 –Como está descrita a pedagogia libertadora? tem suas origens nos movimentos de educação popular que ocorreram no final dos anos 50 e início dos anos 60 e não tem uma proposta didática explícita. A atividade escolar é centrada na discussão de temas sociais e políticos, um ensino centrado na realidade social, no qual   professor e alunos analisam problemas e realidades locais, com seus recursos e necessidades, tendo  em vista uma ação coletiva frente a esses problemas e realidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (134 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com