TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é história.

Por:   •  28/11/2016  •  Resenha  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

O que é história.

A história, hoje em dia.

BORGES, Vavy Pacheco. O que é história?São Paulo: Brasiliense, 2003. Coleção Primeiros Passos.

47/48

A história tem como base mostrar os acontecimentos históricos, o que se chama de história foca o homem como um ser social que se transforma ao longo do tempo. A história é o que já aconteceu e também o estudo desses acontecimentos.

49/50/51

A função da história foi de fornecer à sociedade uma explicação de suas origens. A história busca ver as transformações ocorridas nas sociedades humanas. O tempo vai ser o fator chave para analisar os acontecimentos históricos.

52/53

A linha do tempo não é constante e nem progressiva dentro do desenvolvimento da história humana. Existem ainda hoje vários tipos de sociedade com diferentes graus de desenvolvimento. A maneira como cada sociedade se desenvolve é única.Esta passa por mudanças o tempo todo,e é diferente porque é feita pelos homens.

53/54/55

A entidade história não existe. A história em como finalidade estudar e analisar o que aconteceu e ainda acontece com os homens, isso ajuda a compreender as sociedades. O homem sabe que faz parte da história, ele é um ser finito, temporal e histórico.

56/57

As indagações que movem a humanidade dependem do momento em que se vive por isso a história esta sempre sendo reescrita. O historiador sempre trabalha com o passado, o futuro não passa de especulações.


58/60

O trabalho do historiador é pesquisar a partir dos fatos reais comprovando-os. O homem tem história desde que ele existe na Terra mesmo não tendo tudo documentado para as próximas gerações.

 61/62/64

Tudo o que se fala, escreve o que produz e se fabrica pode ser um documento histórico. O historiador deve ser cauteloso ao verificar os fatos, deve ser crítico, trabalhando os documentos com muito cuidado e utilizando critérios rigorosos.

65/66

O historiador é um homem em sociedade, faz parte da história em que vive seu trabalho será influenciado mesmo inconsciente mente pela sua própria história e conhecimento. A história tem como tarefa organizar a sucessão de diferentes períodos cronológicos.

67

O Brasil só entra na história quando é descoberto na Idade Moderna.

68

O historiador tem como obrigação trabalhar com a exatidão do tempo que ele escolheu para trabalhar.

69/70

Escrever a história não é estabelecer certezas, mas reduzir as incertezas. Não se sabe tudo, nem se conhece toda a verdade, tudo pode ser estudado mais profundamente posteriormente.

71/72

Somos herdeiros da civilização europeia ocidental. O capitalismo faz parte do Brasil desde o século XV, surgiu com a revolução comercial. Nossa história tem uma versão oficial escrita pelos cronistas da casa real portuguesa.

73/74

São criados os arquivos e bibliotecas no Brasil para preservar os documentos históricos, preservando as fontes que possuímos do passado. Nossa história também depende de documentos existentes.


75/76/78

Nossa história é a biografia política do Brasil. uma história conservadora, aparece como uma sociedade equilibrada. O processo de evolução é mostrado como constante e crescente, mas não se tem a preocupação de descobrir as contradições, muitos autores atribuem os males do Brasil ao caráter nacional do povo, escrevem na linha do romantismo histórico, exemplificando: D.Pedro II, seu império é mostrado de forma calma, à insurreição pernambucana é mostrada como sentimento de amor a terra natal. Aas universidades procuram rever esses mitos.

80

Nossas mudanças sociais motivam nossas preocupações com a história, ainda há muito a ser feito.

81/82

Ainda é pequeno o cuidado com o levantamento, a organização de documentação histórica no Brasil, o ensino de história é precário, somente por meio de uma luta ampla pelo ensino e de defesa da cultura, a história terá em nosso país melhor produção, ensino e divulgação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com