TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é mais importante que faça para que seus alunos aprendam, o que pensa que responderiam?

Por:   •  5/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

3ª FASE DO FÓRUM.

1.        O que é mais importante que faça para que seus alunos aprendam, o que pensa que responderiam?

Professor A – A maneira como foi feita a avaliação, acredito que a resposta a essa pergunta dada por este professor seria que o mais importante seria que o aluno fosse capaz de repetir de forma sistemática e organizada os conceitos apresentados durante aula. Portanto para ele é de extrema importância a exposição do tema de forma clara. A repetição para o professor seria uma estratégia viável para que os estudantes fossem aprendessem os conceitos.

Professor B – Para o professor B diria que o mais importante para o aluno seria que ele fosse capaz, ao final dos trabalhos realizados com o referido conteúdo, de elaborar os conceitos que foram debatidos de forma participativa. Seria muito importante que o estudante soubesse construir mapas de conceitos seguindo as etapas dos mesmos. Portanto ele consideraria importante que a aula fosse desenvolvida a partir de coisas mais práticas como vídeos e que de forma coletiva o conteúdo seria debatido e ampliado.

Professor C – Acredito que para esse professor seria importante que os alunos conseguissem organizar de forma sistemática explicações para os esquemas que eles foram construindo através de figuras e textos do material que foi solicitado na aula anterior.

Para que os alunos aprendam, esse professor diria que é importante que ele participe do processo desde a elaboração do material a ser estudado, lembrando que avaliação buscaria resgatar os conceitos que o próprio professor considera adequado.

2.        Como você professor pensa que deve potencializar a compreensão do conteúdo?

Professor A – Certamente o professor A responderia que quanto mais repetisse os conceitos durante a exposição do tema e colocasse exercícios a serem respondidos, mais os estudantes estariam compreendendo o assunto exposto.

Professor B – Sobre como potencializar a compreensão dos temas a serem lecionados por parte dos estudantes imagino que o professor B lançaria mão continuamente das estratégias de uma aprendizagem cooperativa. Para esse professor a atividade em grupos, pressupor a interação, a participação individual e coletiva de cada estudante forma responsável e comprometida que são algumas das condições para que aconteça o trabalho em grupo conforme afirma (Johnson e Johnson, 1999), é a melhor maneira de fazer com a aprendizagem aconteça de forma mais eficiente.

Professor C – Acredito que na opinião desse professor, para potencializar a aprendizagem dos conteúdos, deveria dar muitíssima importância ao trabalho em grupo. Mais ainda, ele acredita que para potencializar a aprendizagem os próprios grupos deveriam planejar o material a ser estudado. Ele diria que nas atividades em grupo, na interação entre os membros do grupo, na busca para que todos e cada um tenham êxito através de uma participação individual, comprometida, onde os membros se escutam e se entendem mutuamente e são capazes da autorreflexão do processo de realização da tarefa solicitada, dando oportunidade para que o grupo avalie a própria atuação, certamente todos esses fatores somados corroborariam para uma aprendizagem significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (316.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com