TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflita sobre a importância do trabalho do coordenador pedagógico e como este profissional pode ser um elo importante entre o corpo docente, os alunos e a direção da Escola.

Por:   •  19/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Jhennifer Lopes Lima

RGM: 29834465

Atividade Reflexiva I: A Gestão Educacional no Contexto Pedagógico.

Reflita sobre a importância do trabalho do coordenador pedagógico e como este profissional pode ser um elo importante entre o corpo docente, os alunos e a direção da Escola.

O coordenador pedagógico tem a função de mediar o trabalho do corpo docente, direção e pais, de forma a construir um ambiente agradável ao aluno, permitindo que o seu processo educacional seja potencializado.

O coordenador pedagógico ainda tem o poder de obter recursos e canais comunicativos entre discente e docente a fim de proporcionar melhor troca de ideias e informações entre os mesmos. Pra que exista um ambiente escolar com bom funcionamento é necessário um bom coordenador que trata alem dos assuntos pedagógicos, mas que cuida das necessidades da comunidade escolar e da escola.

Sendo assim um líder que consegue mediar conflitos, obter soluções e cuidar do seu corpo discente para que aja um ambiente escolar fluido, de qualidade de ensino, tanto remoto quanto presencial. Mantendo assim uma organização de trabalho e estudos, para que obtenha bons resultados. Nesse sentido, Carapeto (2001, p. 93) afirma:

Como prática educativa, a supervisão educacional, independentemente de formação especifica em uma habilitação no curso de Pedagogia, em cursos de pós-graduação ou como conjunto de conteúdos desenvolvidos no curso de Pedagogia, constitui-se num trabalho profissional que tem o compromisso de garantir os princípios de liberdade e solidariedade humana, o pleno desenvolvimento do educando, o seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e, para isso, assegura a qualidade do ensino, da educação, da formação humana. Seu compromisso, em última instância, é a garantia de qualidade de formação humana que se processa nas instituições escolares, no sistema educacional brasileiro, na atual conjuntura mundial. Não se esgota, portanto, no saber fazer bem e no saber o que ensinar, mas no trabalho articulador e orgânico entre a verdadeira qualidade do trabalho pedagógico que se tornará mais verdadeira em seus compromissos humanizadores quando expressar e se constituir em polo-fonte de subsídios para novas políticas e novas formas de gestão na intensidade espaço-temporal de transformações que a era da globalização e a sociedade do conhecimento ocasionaram.

REFERÊNCIAS

CARAPETO, N. S. Supervisão educacional: novas exigências, novos conceitos, novos significados. In: RANGEL, M. (Org.). Supervisão pedagógica – princípios e práticas. São Paulo: Papirus, 2001. p. 81-101. Acesso em: 08 nov. 2022, Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/14/o-coordenador-pedagogico-e-o-seu-papel-no-cotidiano-escolar>

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (144.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com