TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é número: Série e sequências (Ordenação e seriação) e estratégias para desenvolver este trabalho em sala de aula

Por:   •  18/1/2021  •  Dissertação  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]PREFEITURA MUNICIPAL DE MARÍLIA [pic 2]

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

                     Rua Benjamin Pereira de Souza, nº 23 – CEP 17.506-001

 Bairro Somenzari

Fone: (014) 3402-6300 – Marília /SP 

Professor(a): Lucinéia J. Silva

Tema: Números

O que é número: Série e sequências (Ordenação e seriação) e estratégias para desenvolver este trabalho em sala de aula

O número faz parte do conhecimento matemático. Faz-se necessário que a criança pegue, junte, separe, aperte, amasse objetos a fim de chegar aos conceitos e ações próprias do conhecimento- matemático. Manipulando objetos serão trabalhados os setes esquemas mentais básicos para aprendizagem matemática: classificação, comparação, conservação, correspondência, inclusão, sequenciação e seriação (ou ordenação).

Dando continuidade aos estudos referentes aos processos mentais que introduzem o ensino de matemática nos anos iniciais, vamos destacar a ordenação, que é um processo mental que nos habilita dispor um elemento após o outro, segundo algum critério. A ordenação é também conhecida por sequenciação ou seriação.

A seriação pertence às relações chamadas assimétricas, ou seja, são aquelas utilizadas ao seriar objetos considerando a ordem linear de grandeza desses elementos. Sendo assim, pode-se seriar objetos numa ordem do maior para o menor, do menor para o maior, do mais grosso para o mais fino, do mais fino para o mais grosso, do mais pesado para o mais leve e vice- versa, etc. A seriação é uma operação lógica fundamental, no que se refere à organização da realidade, pois ela enfatiza as diferenças entre os elementos das coleções, onde estabelecemos entre eles uma relação de diferença que possa ser quantificada, permitindo que os elementos sejam colocados em ordem crescente ou decrescente. A relação que se estabelece entre eles e seus antecessores e sucessores tem as propriedades recíproca, onde cada elemento de uma série se compara com seu antecessor ou sucessor de forma que se invertermos a ordem da fila, a ordem de comparação também se inverterá e transitiva, onde nas relações entre elementos de um conjunto, estabelecendo a relação entre o primeiro deles e o segundo, e depois entre o segundo e o terceiro, consequentemente podemos concluir qual é a relação entre o primeiro e o terceiro.

No decorrer do planejamento de atividades com seriação, o trabalho é iniciado na pré-escola, em atividades de familiarização com o conceito, e se desenvolve em um “currículo em espiral”, até sua sistematização.

Em relação aos números, podemos dizer que a série numérica é o resultado da seriação de classes de conjuntos.

 A sequência pode ser utilizada para organizar uma fila com os elementos de uma coleção, onde são consideradas as diferenças de natureza qualitativa e não permite assim, ordenação crescente ou decrescente. Quando se considera uma grandeza não-quantificável como o principal atributo de formação de uma “fila”, tal como forma, cor, etc, é comum usar-se uma sequência. Todas essas sequências são repetitivas, apresentam um “motivo”, que é a menor parte da sequência, cuja repetição permite formá-la. Existem ainda as sequências recursivas, onde a partir de um motivo inicial, cada novo grupo é formado mediante uma regra repetitiva aplicada ao grupo anterior. Algumas sequências como o alfabeto por exemplo, são incorporadas pela tradição cultural, desconhecemos suas regras de formação, porém elas nos são muito úteis ajudando a organizar as atividades do dia-a-dia.

Desenvolver a habilidade de seriar é importante, pois é também deste modo que a criança aprende a sucessão natural dos números, segundo Piaget. Ou seja, a criança só constrói o quatro depois do um, do dois e do três, e depois do quatro constrói o cinco, o seis. O que assegura a aprendizagem dos nomes numa determinada ordem é as informações que as crianças recebem do meio social, mas também uma construção interior da criança, no caso uma relação mental denominada seriação. Apenas a agindo/manipulando sobre os objetos, a criança percebe suas semelhanças e diferenças seriáveis. A sequenciação é de fundamental importância para que se desenvolva o conceito de número. Pois, na escrita dos numerais, a criança passa a perceber que o numeral 12 é diferente do numeral 21, por exemplo, embora esses sejam formados pelos mesmos algarismos. São diferentes porque procedem da sequenciação em que os algarismos aparecem. Sequenciar é fazer suceder, a cada elemento, outro, sem levar em conta a ordem linear de grandeza desses elementos. Assim quando colocamos lado a lado, um objeto grande ao lado de um pequeno estamos diante de uma sequência. Já a seriação é ordenar uma sequência segundo um critério (do mais alto para o mais baixo, do maior para o menor, etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (199.4 Kb)   docx (222.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com