TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sorriso de monalisa

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 3

O Sorriso de Monalisa.

O filme retrata a importância do professor em sala de aula, enquanto mediador de conhecimento. Passado nos anos 50 o filme relata a história da professora Katharine Watson que recém-formada passa a dar aula de Arte para o conceituado colégio Wellesley, onde as mulheres recebem orientações para se transformarem em cultas esposas e responsáveis mães, porém a professora Katharine que era a frente de seu tempo, era inovadora, inconformista, e admirável por sua coragem de não aceitar limites impostos pela sociedade, tinha uma metodologia totalmente diferente do padrão da escola, ela utilizava recursos próprios, buscando desenvolver a autonomia de pensar de suas alunas, trazendo ideias a frente de seu tempo, incentivando as alunas a não só reproduzirem o que leram, mas sim a produzirem conhecimento. Abandonando o uso das apostilas que era padrão da escola, a professora ministra suas aulas com slides e visitas a exposições de arte e passa então a dar liberdade a suas alunas para que pesquisem questione e construam novas concepções sobre a arte e sobre a vida. Dessa forma Katharine contrareia todos os paradoxos da escola, onde o papel do professor era puramente tradicional, tinha que seguir à risca a apostila elaborada pela própria escola e de forma alguma trazer algo fora do padrão mencionado pela tal.

Aos poucos ela consegue mudar a visão e expectativa de vida de suas alunas, tornando-as mais livres e independentes, mas não consegue mudar os conceitos da escola.

Um dos pontos mais interessantes é quando Katharine questiona sobre o Sorriso de Monalisa ¨Ela está sorrindo, mas não está feliz. ¨ (Quadro de pintado por Da Vinci.). Ela nos leva a refletir sobre a obra então concluímos que o sorriso de Monalisa é tímido, introspectivo, mas também sedutor e sua feição é conservadora como as mulheres da época do filme. Entende se então o título do filme: O Sorriso de Monalisa.

O filme faz alusão ao nosso ensino atual, onde temos que ¨Olhar além da tinta¨. Onde temos uma pedagogia interativa que exige do educador malemolência didática, novidades, e visão diferenciada do que se está acostumado a ver. Assim como fez a professora Katharine onde por meios diversos ela indagou, instigou e mostrou à suas alunas que a arte ia muito além do que elas conheciam.

O educador deve compreender e dar valor a arte para então poder estimular a sensibilidade de seu aluno e com isso facilitar a aprendizagem.

A arte tem o poder de representar ideias por intermédio de linguagens particulares, como a literatura, a dança, a música, o teatro a arquitetura, a fotografia, o desenho, a pintura, entre outros. É uma linguagem que possibilita o entendimento do mundo sem a linguagem verbal. Ela faz com que as pessoas entendam conceitos sem passar pela questão da fala, da oralidade, envolvendo diretamente o sentimento, a subjetividade.

¨A arte é um trabalho educativo importante; levando em consideração as característica e tendências individuais, ela colabora na formação do gosto, promove o estímulo da inteligência e atua na formação da personalidade do indivíduo¨. ¨Arte tem como sua principal função social promover a educação e trazer a reflexão para a população da situação social que ela está vivendo. O estudo da arte é importante para que o educando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com