TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO DA DIAGNOSE DA ESCOLA ESTRUTURA FÍSICA

Por:   •  9/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.110 Palavras (21 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 21

INET-INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

        

PORTIFÓLIO

CATARINA FERREIRA DE ASSIS

OURICURI-PE

 2018

CATARINA FERREIRA DE ASSIS

PORTIFÓLIO

Portifolio apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia. Faculdade INET-Instituto de Educação e Tecnologia, em cumprimento as exigências de conclusão do curso de licenciatura plena em Pedagogia sob orientação da Professora:

OURICURI-PE

2018

SUMÁRIO


1.INTRODUÇÃO

        Este relatório trás uma abordagem de tudo que foi vivenciado durante o período do Estágio Supervisionado realizado no Ensino Fundamental I (1º ano), e no P´ré-escolar, o mesmo foi realizado na escola municipal Minervino Damasceno Coelho, que fica localizada na avenida Fernando Bezerra, 1747, Ouricuri-PE.

O Estágio Supervisionado vem abrir caminhos de conhecimentos e experiência vivenciados na sala de aula, onde depara-se com uma diversidade de identidade cultural. O acadêmico deve aproveitar o período do estágio como um momento privilegiado para sentir a escola em suas atividades diárias que são importantes no processo de formação do futuro professor que terá o papel de contribuir com a formação de futuros cidadãos conscientes de seus deveres dentro da sociedade.

        Os objetivos desta fase de aprendizagem no sentido prático representa uma oportunidade para o acadêmico colocar em prática aquilo que conseguiu absorver durante a trajetória do curso, mostrando o quanto está preparado para atuar como profissional docente.

O estágio de regência é fator determinante para que o estagiário  se prepare para futuramente atuar como educador dentro do contexto educativo. Ou seja, é através da prática que os estudiosos da Educação entendem os determinantes histórico-sociais do homem e a sua relação com o trabalho, com a sociabilidade e com a subjetividade.

Um dos grandes desafios para o acadêmico de Pedagogia é o de adquirir a devida experiência para o processo de profissionalização educacional. Desse modo, o Estágio Supervisionado conquistou o papel de laboratório na lapidação do graduando, que busca uma maneira mais propicia de conciliar teoria e prática. Desmistificando, o antagonismo existente entre estas duas etapas do contexto de profissionalização educacional.

O período de Estágio  favorece a descoberta, sendo um processo dinâmico de aprendizagens em diferentes áreas de atuação no campo profissional, dentro de situações reais de forma que o acadêmico possa conhecer compreender e aplicar, na realidade escolhida, a união da teoria com a prática que possibilita o desempenho de um trabalho de qualidade que vem influenciar positivamente na formação do aluno que também será um profissional no futuro. Através do estágio supervisionado tem que ser pensada, refletida, sistematizada, planejada no conjunto, nos espaços em que se concretiza essa formação profissional, tanto no campo de estágio. Acredita-se que o estágio precisa caminhar nesse rumo, ou seja, numa visão dialética, onde professores e orientadores e acadêmicos possam argumentar, discutir, refletir e dialogar as práticas vivenciadas na escola.        

É de comum acordo que o estágio é o momento de aprendizado prático, em meio a gama de conhecimentos teóricos vivenciado na sala de aula. Mas compreender exatamente o que é o estágio perpassa este conceito empírico e culmina em observações mais profundas na realização desta etapa de aprendizado.    

        

        

        

OBSERVAÇÃO DA DIAGNOSE DA ESCOLA ESTRUTURA FÍSICA

A escola municipal Minervino Damasceno Coelho, autorizada pela portaria nº 3163 da SEE, publicada no diário oficial de 25 de julho de 1995, fica localizada na AV. Fernando Bezerra, 1747, santa Maria no município de Ouricuri- PE entrou em funcionamento 1981 e atende hoje a categorias de ensino fundamenta I anos iniciais e fundamental II anos finais. A escola funciona 18 salas de aula em prédio térreo próprio, organizadas nos turnos da manha, tarde com um número de 734 alunos.

        Com relação ao corpo docente, conta com um expressivo numero de educadores das diversas áreas do conhecimento. 06 funcionários administrativos e 08 auxiliares de serviço geral. A equipe gestora é constituída pela diretora, Maria Luciene Creuza Silva, coordenadora pedagógica, Francisca Genilda de Queiroz.  A unidade de ensino conta com 15 pedagogos. A secretária é Maria do Socorro Rodrigues.

        Quanto a sua estrutura física é assim distribuída: 01 (uma) sala para equipe gestora, 01 (uma) sala para a secretaria, 01 pátio interno 01 (uma) sala de professores, 01 (um) depósito de merenda, 01 (uma) cozinha,  banheiros  masculinos e femininos para os alunos e professores. Mobiliário, 700 carteiras, 18 quadro branco, 3 bebedouros, 01 copiadora, 01 aparelho de som.

        A Escola Municipal Minervino Damasceno Coelho tem como objetivo principal desempenhar um trabalho docente, com o intuito de que as crianças possam exercer seu papel de educando para tornarem-se cidadãos críticos e conscientes sobre a ação do homem na sociedade na qual está inserido.

        Durante todo o ano letivo, a escola desenvolve projetos, com a finalidade de desenvolver um trabalho que venha beneficiar toda comunidade estudantil. Estes projetos também contam com a colaboração dos familiares dos alunos que incentivam o restante da comunidade a colaborar com a entidade. Dentre os projetos realizados, podem-se destacar apresentações de danças e festas comemorativas.

        Os conteúdos aplicados nas aulas e nas brincadeiras são condizentes com o plano de ensino estabelecido na escola, além da constante abordagem dos temas transversais trabalhados em projetos de acordo com a faixa etária dos alunos. Os pais dos alunos e a comunidade das proximidades da escola participam dos eventos e das reuniões, buscando auxiliar a equipe pedagógica na conquista do sucesso do desenvolvimento social e cognitivo dos alunos. Observa-se que muitos fatores contribuem para são fundamentais na interação dos alunos com as atividades desenvolvidas pela unidade de ensino, a realidade na sala de aula é vivenciada com bastante interação entre os educando e o professor que transmite os conteúdos de maneira amplamente dinâmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (178.5 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com