TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPGE - Orientações Praticas de Gestão Educacional

Por:   •  8/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.616 Palavras (11 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 11

1-Quais os princípios podemos atribuir a direção?

 A: Processo de gestão e acomodação da equipe administrativa

 B: A direção é um dos princípios e atributos da gestão, mediante a construção do trabalho em equipe, orientando as e integrando as rumo aos objetivos educacionais.

 C: A direção tem como princípio a centralização de tarefas e cumprimento das políticas educacionais.

 D: Apresenta como finalidade promover, de forma hierarquizada, o envolvimento de professores, comunidade, segmentos sociais, pais e alunos na gestão escolar.

 E: A centralização das tarefas, informação das metas educacionais, verificação e avaliação do trabalho realizado pelos professores.

R-B

Justificativa-a direção Poe em ação o processo de tomada de decisões na organização e coordena os trabalhos de modo que sejam axecutados da melhor maneira possível

2-Quais os objetivos essenciais na administração escolar:

 

 A: Planejar, organizar, dirigir e controlar os serviços necessários a educação.

 B: Estabelecimento de regras para atingir um bom desempenho escolar e garantir a implementação da gestão democrática.

 C: O papel da administração não dirigido pelo administrador

 D: Planejar, renovar, articular, remanejar, organizar e digerir.

 E: Hierarquizar, regular, renovar, organizar e redistribuir tarefas.

R-D

 justificativa- ela inclui, portanto, no seu âmbito de ação ,a organização escolar

3-A Gestão Escolar numa perspectiva democrática apresenta como principais desafios educacionais

  A: Comprometimento e divisão de responsabilidades, facilitando a participação dos envolvidos e facilitando a realização das tarefas atribuídas à direção.

 B: Democratização do processo de gestão pautado no reconhecimento dos esforços, avanços e iniciativas dos envolvidos, para estimular as parcerias da escola e a participação de vários segmentos da sociedade.

 C: Exposição e transparências das metas pretendidas e imposições de propostas para serem aderidas pelo coletivo.

 D: Estabelecimento de hierarquias e regras para lidar com conflitos e adversidades presente no processo de participação coletiva.

 E: Garantia de que os procedimentos adotados tenha como referência a legislação vigente e os documentos que norteiam as ações da escola em detrimento das decisões tomadas em reuniões de professores, funcionários e pais.

R: B

Justificativa: reconhecer e reforçar sua autonomia; promover associação entre escolas e sua integração em territórios educativos mais vastos

4-A organização e os processos da gestão, no que se refere às atribuições da direção, assumem diferentes significados, sendo eles:

 A: Adesão de uma concepção de educação e gestão hierarquizada, tendo como objetivos da educação a formação crítica e integral dos alunos.

 B: Adesão de uma concepção de gestão e educação que vise a construção de uma proposta democrática atrelada a participação dos pais, relações horizontais entre as pessoas que compõe o ambiente escolar. Assim como a comunidade que a ela pertence

 C: Construção de uma relação semidemocrática com a sociedade e à formação dos alunos.

 D: Adesão de uma concepção técnica científica de escola pautada na perspectiva da direção centralizada numa pessoa.

E: Adesão de uma concepção de gestão a qual entenda que as decisões vêm de cima para baixo, bastando cumprir um plano previamente elaborado, sem a participação dos professores e os demais componentes da equipe gestora.

R-B

Justificativa uma concepção democrático-participativa, o processo de tomada de decisões se da coletivamente, participadamente.

5-Atualmente, o diretor de escola é chamado a admitir seu papel político frente aos desafios exigidos pelo seu cargo. Isto se concretiza quando:

 A: Além das atividades de administrador escolar, o diretor exerce a gestão, que abrange aspectos filosóficos e políticos.

 B: Quando o diretor leva em consideração apenas os aspectos legais e burocráticos da administração.

 C: Quando a administração compreende enquanto suas principais as atividades: planejamento, organização, direção e controle.

 D: Quando a direção propõe à comunidade a autogestão da escola.

 E: Quando a escola assume a responsabilidade da reprodução dos interesses dominantes.

R-A

Justificativa- devemos considerar que, esses aspectos vêm antes e acima da administração.

6-Assumindo a perspectiva de gestão democrática quais competências e habilidades os diretores precisam:

 I compreender a natureza, a organização e o funcionamento da educação escolar, suas relações com o contexto histórico social e com o desenvolvimento humano,bem como a gestão do sistema escolar, seus níveis e modalidades de ensino;

 II apropriar se dos fundamentos e das teorias do processo de ensino e de aprendizagem;

 III relacionar princípios, teorias e normas legais a situações reais, interpretando e aplicando a legislação de ensino a favor da população escolar;

 IV identificar e avaliar criticamente os impactos de diretrizes e medidas educacionais, objetivando tomada de decisão, com vistas à garantia de uma educação plena;

 V comunicar se com clareza, em diferentes situações, com diferentes interlocutores, utilizando as linguagens e as tecnologias próprias;

R-A

Justificativas- graduado que pretende ser diretor de escola, precisa ter em mente que, entre outras coisas, a participação é o principal meio de se assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de profissionais e no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar.

7-Tendo como base a dimensões de gestão pedagógica é possível entendela como:

 A: Sobre esta dimensão recai a maior atenção por parte dos gestores educacionais, pois ela cuida da área educativa, propriamente dita, da escola, visando o estabelecimento da ordem e eficiência da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com