TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAR E DIRIGIR SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

       

        [pic 1]

               

SYANNE CARDOSO.

VICTÓRIA CARLA.

Documentário sobre os Índios.

Questões Étnico Raciais e Ensino.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Turma: LI01ND        

                           

                                                      Belém-Pará

    2018

 

                                                   

                                                           

           

                                                     

COMO É SER ÍNDIO NO BRASIL

Percebe-se que a migração de tribos indígenas no Brasil é um número considerável, levando em conta essa proporção, podemos destacar que a cultura indígena em meio suas belezas e costumes é pouco divulgada perante a sociedade, devido ao pouco conhecimento e falta de interesse de muitas pessoas com relação ao índio. Para muitos o índio é visto como ser humano, porém com espírito animal, com espirito mal.

Como é ser índio no Brasil? É ter sua cultura pouco divulgada, menos favorecida e restrita, embora tenha alcançado muitas melhorias como a promulgação da lei 11.645 que defende os direitos dos indígenas, que lhe atribui maneiras sustentáveis de viver e certifica de que a cultura indígena deve ser apresentada nos sistemas de ensino, ainda sim sofrem com a carência de políticas públicas mais severas que possam intervir nas várias formas de discriminações que são contundentes. Ser índio no Brasil, infelizmente é ser visto e discriminado por seus costumes, suas crenças e culturas, é ser totalmente ignorado e afastado do convívio em sociedade pelo simples fato dessa sociedade conhecer pouco e julgar mal, podemos citar como exemplo os livros didáticos que pouco contribuem, para que a sociedade seja mais participativa e adquira conhecimentos reais sobre a vida e cultura indígena.

Tendo em vista é importante ressaltar que os índios são autônomos, agem conforme a sua cultura que por sinal uma cultura ímpar, e que o ambiente no qual eles vivem são externos e grandes, vale destacar que temos que olhar o índio como um homem da terra, um ser livre e rico em conhecimentos. Com isso podemos concluir que a escola se torna um ponto importante na inclusão de conhecimentos verídicos da cultura indígena na educação, pois poderá explicar melhor sobre os costumes que envolvem os indígenas, que é tão vasto e completo. Assim a troca de informações é essencial, pois preconceitos e discriminações podem ser extintos nesse caminho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com