TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NOS ANO INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Por:   •  17/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  8.187 Palavras (33 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 33

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

GISELE DE ASSIS SILVA

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NOS ANO INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Maceió

2018

GISELE DE ASSIS SILVA

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NOS ANO INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Trabalho de pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Ensino de História e Geografia; Ensino de Matemática; Ensino de Língua Portuguesa; Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade; Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I; Estágio Curricular Obrigatório II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Professor (es): Lílian Gavioli de Jesus/Natalia Germano Gejão Diaz, Andressa Aparecida Lopes, Eloise Werle de Almeida, Diego Barboza Prestes, Luciane Batistella Bianchini /Patricia Alzira Proscêncio, Natalia Gomes/ Vilze Vidotte. Tutora eletrônica: Cintia Cristina Cervejeira

Tutor(a) de sala: Leandra Cunha dos Santos

Maceió

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

REFERENCIAL TEORICO 5

PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS 20

REFERÊNCIAS..........................................................................................................21

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo expor Organização do Espaço Educativo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II, onde sua temática se baseia na a pluralidade cultural. Onde visa expor um processo de ensino-aprendizagem qualitativo e que permita o desenvolvimento de práticas em sala de aula que envolva o uso de textos multimodais e que disseminem a importância do respeito e do conhecimento sobre as diversas culturas.

Busca-se uma reflexão sobre a pluralidade cultural em sala de aula e sobre o uso de textos, gráficos, imagens, vídeos, linguagens corporais, jogos, ou seja, textos/práticas que apresentam linguagens variadas, sob a ótica do multiletramento.

As lutas por igualdade e respeito às diferenças têm sido constantes em vários setores da sociedade, entre eles, e talvez o mais importante, encontra-se o ambiente escolar, que se apresenta como o lugar da mudança, das falas diversas, do universo em transformação e de um dever que nos espera cotidianamente. As discriminações de gênero, étnico-racial e por orientação sexual, são dilemas que, para serem resolvidos, precisam ser desnaturalizados e esse processo de desnaturalização passa, necessariamente, pela informação séria que instrumentaliza professores/as e outros setores das unidades de ensino no desenvolvimento de projetos voltados ao respeito da pluralidade (característica fundamental da escola) e enfrentamento a todo tipo de preconceito que se apropria das falas e atitudes das pessoas no espaço escolar.

O professor em sala de aula sente grande dificuldade para trabalhar com tanta diversidade e fazer com que seja aceita entre os alunos. Tenta construir entre eles conceitos de solidariedade, amizade, respeito e que entendam a educação que se pretende diversificada e inclusiva.

A partir de ações educativas elaboradas coletivamente, o projeto Diversidade na Escola se organiza a fim de promover ambiente de respeito na escola, para que a diferença não seja tratada na óptica da exclusão, do desrespeito e da violência.

Desenvolver, a partir dos conteúdos ministrados a respeito de GÊNERO, SEXUALIDADE e RAÇA, atividades que primem pela equidade, respeito e valorização dos seres humanos. Desenvolver atividades a respeito das leis.

REFERENCIAL TEORICO

A Pluralidade Cultural está relacionada com a multicuturalidade de uma nação, ou seja, quando encontram-se reunidos em um mesmo espaço vários tipos de manifestações de culturas e tradições diferentes. Esse ainda é um tema desafiador nos dias atuais do contexto escolar, reconhecer e fazer o uso da pluralidade cultural, como elemento inseparável da identidade regional e nacional de seus educandos, implica na superação de qualquer tipo de preconceito, além de ensinar o educando a valorizar especificidades dos grupos que compõem sua escola, seus vínculos afetivos e a sociedade.

Com a globalização a quebra de barreiras e o estruturalmente de relações são cada vez mais utilizados atualmente, tendo em vista o atual momento da evolução e desenvolvimento que vários países estão vivendo. Com isso, o professor nos dias atuais tem uma nova postura diante do ensino defasado, tendo fragmentações de ciências modernas, com a lei 9394/96, que dispõe finalidades educacionais que melhoram a qualidade da educação no país, que compõe se dos títulos (da Educação, dos Princípios e Fins Educacionais, do Direito à Educação e do Dever de Educar, da Organização Nacional dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino, dos Profissionais da Educação, dos Recursos Financeiros, das Disposições Gerais e Transitórias).

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é função da escola abordar a Pluralidade Cultural, logo nos primeiros anos de ensino é fundamental e tem um papel muito importante, pois, seu modo de agir e pensar influência bastante, por que do primeiro ao quinto ano, as crianças começam a formar opiniões e adotar valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.3 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (49 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com