TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.756 Palavras (12 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        PLANO DE TRABALHO DOCENTE        7

4        CONCLUSÃO        10

5        REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

Neste semestre foram trabalhadas as seguintes disciplinas: Ensino de História e Geografia, Ensino de Matemática, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade, Seminário Interdisciplinar, Tópicos Especiais - Estágio Curricular Obrigatório II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental. De acordo com essas matérias tivemos um melhor aproveitamento e noção do que nos esperava na escola.

 Esse trabalho tem o propósito de descrever propostas de trabalho docente, respeitando a diversidade cultural, para que possamos usar a diversidade ao nosso favor, baseada no mesmo espaço vários tipos de manifestações culturais e tradições diferentes que nos cercam. Trazendo assim uma maior aceitação de cada diversidade cultural.

 As propostas nos fizeram pensar mais a respeito da diversidade, e nos tornaram mais criativos e dispostos a trabalhar essa vivência, tendo em mente que a nossa missão e ensinar em várias culturas diferentes, e que sejamos um mediador, facilitador, provocando as crianças a intenderem que o ambiente que ela vive pode gerar seu próprio conhecimento, que as dúvidas sobre a diversidade pode trazer seu respectivo aprendizado.

 Através de leituras, discussões, análises e construção de ideias para elaboração de uma proposta de trabalho docente, estamos certos que tem que haver o desenvolvimento de práticas em sala de aula que envolvam o uso de textos multimodais e que disseminem a importância do respeito e do conhecimento sobre as diversas culturas existentes no nosso país, evitando o preconceito, e percebermos que a diversidade é parte chave inseparável da identidade nacional, além de nossa riqueza.

Segundo o PCN, “Tendo esse objetivo maior em vista, propõe o desenvolvimento das seguintes capacidades: conhecer a diversidade do patrimônio etno-cultural brasileiro, tendo atitude de respeito para com pessoas e grupos que a compõem, reconhecendo a diversidade cultural como um direito dos povos e dos indivíduos e elemento de fortalecimento da democracia, compreender a desigualdade social como um problema de todos e como uma realidade passível de mudanças”. Sendo assim, o trabalho tem por finalidade fazer com que as propostas sejam um ato mediador para que as crianças sejam a diferença para o mundo.


  1. DESENVOLVIMENTO

A importância da interdisciplinaridade na escola

Atualmente vivemos em um mundo potencialmente digital, em que houve uma globalização do conhecimento, diminuindo as barreiras entre os seres humanos e as informações. Para acompanhamento desta era digital e globalizada as escolas, com intuito de evolução e acompanhamento deste desenvolvimento tecnológico, tem sentido a necessidade de atualização.

A interdisciplinaridade na escola corresponde a uma realidade complexa, que visa trazer o aluno para realidade em que vive, desenvolvendo a habilidade para trabalhar em grupo, o raciocínio lógico, a curiosidade e interesse em aprender, habilitando-os para o convívio em sociedade e mundo corporativo. Não se pode negar que as disciplinas escolares dependem uma da outra e podem contribuir quando engajadas em um mesmo objetivo e em uma mesma temática.

Na realidade globalizada, o ensino fragmentado pode perder sua eficácia para o ensino interdisciplinar, visto que este permite a união das disciplinas de maneira a traçar o conhecimento globalizado, onde o levantamento de uma temática poderá ser solucionado por diversas áreas de conhecimento de forma dinâmica. Através da temática interdisciplinar, os alunos poderão realizar a troca de informações, o trabalho em grupo, a proatividade, a aprendizagem e desenvolvimento de recursos tecnológicos.

Como podemos articular os conteúdos que envolvem a questão da pluralidade cultural, do multiletramento e da multimodalidade em sala de aula?

Vivemos em uma sociedade com diversidade cultural, onde cada cultura rege sua importância e contribuição para o meio, visto que a sociedade brasileira é habitada por diversos imigrantes, de diferentes países e etnias, sendo necessário o respeito e acima de tudo o conhecimento destas diversidades. A inclusão das diversidades culturas nas escolas é a forma mais eficaz de disseminação do preconceito, da exclusão e da discriminação, pois é na escola que se convive com diversas culturas e pode-se tirar desta convivência um aprendizado proveitoso e respeitoso de maneira que haja uma sociedade mais justa, onde as diferenças sejam utilizadas a favor da boa comunicação e ocorra entre as diversas culturas.

Devido a essa diversidade cultural, o Brasil representa atualmente a esperança para se ultrapassar as fronteiras da discriminação cultural para ser exemplo de superação e enriquecimento cultural através da comunicação e troca de experiências.

A comunicação em sociedade pode ocorrer de diversos modos e recursos semióticos, sendo realizado tanto oralmente, quanto escrito, impresso ou digital. Não utilizamos apenas as palavras na comunicação, como também os sinais, gestos e imagens, entre outros recursos dos sinais. Através da linguagem por sinais e gestos entramos e conhecemos a cultura dos surdos e mudos, ampliando a cultura linguística e o conhecimento da Língua Brasileira dos Sinais.

No âmbito escolar, o ensino das diversas culturas abre portas para uma educação inclusiva e facilita a inserção de diferentes modos, recursos semióticos e a utilização da tecnologia a favor da educação onde os textos verbais incluam a tipografia – cores, tipos, estilo e tamanho da fonte – e a própria organização textual, a imagem que pode ser estática ou não e os sons, ambos recurso quando articulados a tecnologia podem contribuir na criação de hipertextos voltados para a elaboração de materiais didáticos impressos e digitais. Materiais estes que poderão ser ferramentas utilizáveis em todas as matérias do ensino fundamental auxiliando na leitura de textos e compreensão dos conteúdos estudados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (265.7 Kb)   docx (81.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com