TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ALFABETIZADORES DO PROGRAMA TOPA

Por:   •  17/5/2018  •  Artigo  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO:

O Programa Topa – Todos Pela Alfabetização foi criado em 2003, pelo Governo Federal, faz parte do Programa Brasil Alfabetizado que, em 2007, foi implementado pela Secretaria do Estado da Bahia via Universidade do Estado da Bahia – UNEB. O programa visa diminuir o índice de analfabetismo na Bahia e incentivar a continuidade dos estudos. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.

OBJETIVO:

Investigar, refletir e colocar em pratica planos que venham ajudar na formação dos alfabetizando, pois na sua maioria muitos são pessoas idosas e muitas vezes já passaram por diversas situações que a impediram de frequentar a escola ou continuar os estudos. Tendo em vista isso o alfabetizador deve buscar possíveis rendimentos das aulas com base no exercício de escuta dos alfabetizandos.

METODOLOGIA:

Não é uma tarefa fácil assumir a condição de alfabetizador pois, pude perceber muitas dificuldade; não sabia como lidar e trabalhar com os alfabetizandos em sala de aula por não ter um preparo prévio; muitas vezes não temos os matérias necessários para que possamos dar aula, tendo de financiar algumas vezes do nosso próprio bolso os matérias necessários. Usamos algumas vezes a criatividade para desenvolver um trabalho voltado para Educação de Jovens e Adultos, pois os livros que chegam à maioria das vezes não são adequados e adaptados para os alfabetizandos, pois na sala de aula encontramos muitas vezes pessoas idosas que não enxergam e nem escutam direito e ainda há aquelas que não sabem escrever ao menos o seu nome.

RESULTADOS:

Esse trabalho me fez ver a importância do respeito ao conhecimento que o alfabetizando traz do seu dia- a- dia faz com que o alfabetizando seja um ser pensante, critico e produtor do seu conhecimento. O alfabetizador é um suporte na sala de aula e que muitos alfabetizandos têm seu professor como um espelho.

Apesar das dificuldades encontradas na sala, pude ver o processo de aprendizagem deles, ver que o que você deixou esta dando “frutos”, mostrar aos alfabetizandos que é possível sim aprender alguma coisa mesmo na terceira idade, bastam eles quererem e acreditar é muito prazeroso e gratificante.

CONCLUSÕES:

Certamente que o programa apresenta uma proposta pedagógica voltada para a inclusão escolar e social de educandos, com possibilidades de alfabetizar pessoas de diferentes idades, visando assim, a reintegração dos mesmos nas escolas. REFERENCIAS: Lorenzoni, Ionice: Secretarias esperam alfabetizar 1,5 milhão de jovens e adultos:

http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32636 (acessado em 25/05/2017 as 15:30)

Freire, Paulo: Livro Topa Completo: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Livro%20Topa%20completo.pdf (acessado em 28/05/2017) Aparecida Souza, Maria: Breve análise do TOPA (Todos pela Alfabetização): http://educacidadnia.blogspot.com.br/2012/08/introducao-o-presente-trabalhoaborda_12.html. (Acessado em 25/05/2017 as 10:00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com