TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  14/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA

APARECIDA DO ROSARIO ALEXANDRINO SOUZA

CÉLIA APARECIDA BATISTA

JANETE ELIANE DA SILVA COSTA

ROGÉRIA ALVES LIMA

TRABALHO EM GRUPO

ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL.

TIMÓTEO-MG

2015

                    UNIVERSIDADE DE UBERABA

APARECIDA DO ROSARIO ALEXANDRINO SOUZA

CÉLIA APARECIDA BATISTA

JANETE ELIANE DA SILVA COSTA

ROGÉRIA ALVES LIMA

TRABALHO EM GRUPO

ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL.

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como requisito parcial para a conclusão do componente ,de Aspectos qualiquantitativos da gestão educacional etapa VII do curso Licenciatura em Pedagogia.

TIMÓTEO-MG

2015

O Plano de Ensino Escolar e o Plano de Aula.

Plano de ensino é um programa de todos os conteúdos a serem dados no ano ou no período letivo,  já  o plano  de  aula  ele é diário  tem  que  ser  feito  todos  os  dias é o  planejamento  do  professor contendo  seus  objetivos, atividades,  recursos  didáticos,  metodologia. O plano de  ensino  e o  plano  de  aula é de  fundamental  importância de um  processo de parceria  em  sala  de aula,  com  a  ação  do  professor, pois  envolve  decisão  a cerca dos  objetivos a serem  alcançados  pelos  alunos.

Muitos professores tem  dificuldades  ao  planejar  suas  aulas,  selecionar  conteúdos, metodologias, formas  de  avaliar  os  aluno. O plano de ensino  deve  conter os  dados  de identificação da  disciplina, ementa,  objetivos,  conteúdos  programático,  metodologia,  avaliação e bibliografia  básica e  complementar  da  disciplina. O plano de ensino é um roteiro bem organizado das unidades didáticas, já o plano de aula serve de guia para o planejamento do processo de ensino. Os professores precisam ter em mãos esse plano, não só para uma orientação do seu trabalho, mas para garantir a unidade teórico-metodológica das atividades escolares.

        O plano de ensino é aquele que compreende todo o processo de ensino/aprendizagem durante o ano letivo, compreendendo tudo aquilo que deverão ser trabalhados durante o ano todo. O plano de aula está relacionado ao plano de ensino, porém acontece diariamente , ou seja, ele é o plano de ensino dividido em dias letivos; os dois são realizados pelo professor, pois possui uma seqüência didática a ser seguida para que ocorra o desenvolvimento integral das crianças. O plano de ensino é um roteiro organizado das unidades didáticas; o plano de aula é o planejamento mais detalhado de cada tema abordado, com atividades a serem desenvolvidas no dia a dia.

        O plano é um guia de orientação, pois nele são estabelecidas as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente. Sua função é orientar a prática partindo da exigência da própria prática, ele deve ter uma ordem seqüencial, progressiva. Para alcançar os objetivos, são necessários vários passos, de modo que a ação docente obedeça a uma seqüência lógica.

Por objetividade entendemos a correspondência do plano com a realidade que se vai aplicar. Não adianta fazer previsões fora das possibilidades humanas e materiais da escola, fora das possibilidades dos alunos.

Deve haver coerência entre os objetivos gerais, objetivos específicos, os conteúdos, métodos e avaliação. Coerência é relação que deve existir entre as idéias e a prática. O plano deve ter flexibilidade no decorrer do ano letivo, o professor está sempre organizando e reorganizando o seu trabalho. Como já dissemos o plano é um guia e não uma decisão inflexível.

Para montar um plano de aula, o professor deve ir ao encontro do interesse de seus alunos, além dos conteúdos abordados nas séries, exigidos dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCNs. Ir para a sala de aula sem preparar um bom material, afeta a qualidade da aula, pois o improviso prejudica no que diz respeito aos materiais necessários para a aula, como fazer experiências concretas, trabalhos de pesquisas, um conhecimento prévio do assunto, dentre vários outros. O importante é que o professor prepare suas aulas buscando os melhores objetivos para as mesmas, aqueles que irão tornar o conhecimento alcançável aos alunos, além de promover as principais noções de cidadania para os mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com