TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Por:   •  3/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

Conteúdos e Metodologias do Ensino de História e Geografia

Aluna: Priscila Mendes Oliveira

RA: 1129492

As propostas educacionais do MEC, indicam a necessidade de os alunos desenvolverem, desde cedo, competências e habilidades para construírem gradativamente a cidadania. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (2017):

As Ciências Humanas devem, assim, estimular uma formação ética, elemento fundamental para a formação das novas gerações, auxiliando os alunos a construir um sentido de responsabilidade para valorizar: os direitos humanos; o respeito ao ambiente e à própria coletividade; o fortalecimento de valores sociais, tais como a solidariedade, a participação e o protagonismo voltados para o bem comum; e, sobretudo, a preocupação com as desigualdades sociais. Cabe, ainda, às Ciências Humanas cultivar a formação de alunos intelectualmente autônomos, com capacidade de articular categorias de pensamento histórico e geográfico em face de seu próprio tempo, percebendo as experiências humanas e refletindo sobre elas, com base na diversidade de pontos de vista. (BNCC 2017, p. 354).

Para o desenvolvimento de alunos intelectualmente autônomos, com capacidade de articular o pensamento histórico/geográfico e o protagonismo social é fundamental que o professor utilize em suas aulas novas metodologias de ensino. Dentro dessa proposta, não se pode mais praticar o ensino passivo, com memorização e devolução de conteúdo.  Proponha uma aula inovadora para alunos do 3º ano com o tema: respeito ao meio ambiente.

Plano de aula

Instituição: Escola Municipal Walma de Oliveira

Estagiária: Priscila Mendes Oliveira.

Disciplina: Ciências

Turma: 3º ano

Data: 28/06/2020

Duração: 1 hora e10 minutos

Objetivos:

  • Conscientizar os alunos da importância da água para a sobrevivência do planeta.
  • Perceber as conseqüências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza;
  • Adotar atitudes cotidianas medidas de valorização da água.

Tema: Respeito ao meio ambiente.

Conteúdos: A importancia da água em nossas vidas e como preservar esse recurso natural.

Metodologia:

  • Organizar os alunos em círculo, distribuir uma copia da música “Terra planeta água”, autor Guilherme Arantes (ANEXO I). Em seguida, colocar para ouvirem e cantar. Abrir uma roda de conversa sobre o assuto da música.
  • Perguntar aos alunos porque o autor  refere-se ao  nosso  planeta  terra como “planeta água”.
  • Promover reflexão sobre a grande extensão de água do planeta, linkando com o fato de que nem toda água disponível  na natureza é doce e potável.
  • Ressaltar a importância da água, levantando reflexão sobre sua utilidade no dia a dia e como seria a vida sem ela.
  • Explicar o que são Mananciais (todas as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, que podem ser usadas para o abastecimento da população), sua importancia e as leis de proteção a mananciais.
  • Questionar aos alunos se conhecem exemplos de algum rio poluído, incentivando que eles se expressem, respeitando a vez de cada um falar.
  • Dar ênfase ao córrego Rangel, que corta cidade de Patrocínio, e é local de desagua da rede de esgoto.
  • Falar da ação humana, que destrói a natureza em favor de suas necessidades bem como de atitudes para preservação do meio ambiente.
  • Para enriquecimento da aula, colocar no datashow a cartilha “Planeta Água - o mau uso da água”, disponível no link: https://youtu.be/ekShrARxGjk promovendo discussões sobre o que é exibido no vídeo.
  • Levar os alunos para sala de artes e sugerir a confeccão cartazes sobre o assunto abordado para a montagem de um mural, estimulando a criatividade e autonomia dos alunos na construção e expressão do saber.

Recursos: Recursos audio-visuais (datashow/som), cartolina, pincéis, lápis de cor, tinta, cola, régua, revista, tesoura.

Avaliação: Observar os alunos durante todo processo de aprendizagem quanto ao interesse e participação bem como postura crítica e reflexiva dos mesmo durante o processo de ensino-aprendizagem.

Referências Bibliográficas:

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – EDUCAÇÃO É A BASE. Portal MEC. Disponível em: <> Acesso em 01 de Julho de 2020.

PROGRAMA PRÓ MANANCIAIS. Portal Copasa. Disponível em: <http://www.copasa.com.br/wps/portal/internet/meio-ambiente/pro-mananciais>. Acesso em: 02 de Julho de 2020.

A IMPORTANCIA DA ÁGUA. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/a-importancia-da-agua/>. Acesso em: 02 de Julho de 2020.

ANEXO I

Planeta Água (Guilherme Arantes)

Água que nasce na fonte serena do mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com