TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.554 Palavras (19 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

3        DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        6

4        PLANOS DE AULA        7

5        DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14



  1. INTRODUÇÃO

Ao se deparar com essa fase acadêmica em que o discente inicia mais  um estágio, percebe-se que o curso está caminhando a passos largos e seu fim está próximo, diversas barreiras foram enfrentadas até o presente momento, certo é que objetivos e metas propostas durante o decorrer não apenas desse estágio mas também do curso, tem sido de grande relevância para a construção do conhecimento, rumo a um sonho que será uma realidade no final desse curso. Este relatório traz consigo diversas situações que ocorreram durante este período de estágio, sendo realizado durante os meses de março e abril de 2018.

Por meio do material disponível para o auxílio e orientação de estágio, bem como orientações e apoio ofertados pela tutoria presencial e a distância, tornou-se possível entender as instruções que possibilitaram a consumação desse estágio.

A escola E.M.E.F. Gumercindo Gomes Pereira, foi a instituição em que o estágio aconteceu, a instituição presa pela qualidade do ensino e tem como objetivo formar intelectualmente cidadãos, além de preparar atuais educandos para futuramente estarem inseridos da melhor forma possível na sociedade, a instituição espera que esses educandos possam conviver na sociedade de forma digna e respeitosa.

A escola trata-se de uma instituição pública que é mantida pelo munícipio e eventualmente administrada pela Secretaria de Educação e Cultura – SEMEC. A instituição trabalha com alunos do Ensino Fundamental e conta atualmente com a quantia de mil e duzentos alunos cadastrados em seu sistema, esses educandos estão ativos e são moradores do bairro em que está localizada a instituição e bairros vizinhos.

Foram utilizados métodos adquiridos no decorrer desse curso para a prática desse estágio, além de métodos científicos aproveitados de autores renomados como é o caso de Paulo Freire, um ícone da pedagogia social, ciências que facilitaram e foram de grande valia para o desenvolvimento de cada fase desse estágio na E.M.E.F Gumercindo Gomes Pereira.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O Estágio ocorreu na instituição E.M.E.F. Gumercindo Gomes Pereira. Que se encontra no endereço, rua Ceará S/N no bairro Getat, no município de Tucuruí-PA. Tendo como administrador o Pedagogo Leonildo Maia Miranda que produz um trabalho excelente com grande responsabilidade atendendo as demandas escolares da comunidade, o índice do IDEB da escola em 2015 foi de 4.7 e a projeção para 2019 é a permanência dessa nota.

A estrutura da escola conta com sala de direção, orientação escolar, sala dos professores, supervisão, sala de recursos pedagógicos, banheiro para alunos e professores, quadra de esporte, bibliotecal, almoxarifado, despensa, cozinha e laboratório de informática tendo um total de 30 salas. Com toda esta infraestrutura a escola supre as necessidades educacionais de mil e duzentos alunos no período matutino e vespertino, sendo o seu ensino regular. A instituição oferece gratuitamente merenda escolar para todos os alunos além de atividades complementares e atendimento educacional.

Na época em que a instituição foi criada, os tempos na cidade eram outros as condições econômicas e sociais estavam em um quadro distante do atual, em termos de estrutura escolar pública isso não era muito diferente, diante disso a escola foi criada para atender a demanda de uma população que não contava com ônibus escolar e as demais escolas do município ficam distantes, devido os altos índices de violência que havia no bairro os pais dos educandos se encontravam em uma situação complicada por ter de enviar seus filhos para escolas distantes, portanto foram inúmeros fatores que levaram a criação da instituição. O ginásio da escola está entre os melhores do município e sedia eventos não só da escola, mas da oportunidade para a comunidade realizar seus eventos.

Durante o estágio as turmas que foram observadas foram os educandos do 1º e 2º ano de acordo com o que foi proposto pela disciplina de estágio. Durante esse estágio especificamente realizado, notou-se um quadro perceptível em todas as demais instituições do país, trata-se do desinteresse dos educandos o que em diversas ocasiões, tendo como interesse não a construção do conhecimento, mas somente ser aprovado para cursar mais um ano sem priorizar o ensino


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A E. M. E. F. Gumercindo Gomes Pereira foi fundada em ____ pelo então prefeito do município ______________. Este junto à Secretaria Municipal de Educação reuniu-se com representantes do bairro que cederam o espaço para que fosse implantada a primeira escola de Ensino Fundamental no bairro do Getat em Tucuruí.

Atualmente a instituição desenvolve o projeto “todo dia é dia de cidadania”, um tema de suma importância que abrange os mais diversos temas relacionado a conscientização e o amor ao próximo. De acordo com o diretor da escola, a ideia principal é conscientizar os alunos de suas atitudes do nosso cotidiano e assim contribuir para uma sociedade mais igualitária.

De acordo com Projeto Político Pedagógico, um dos objetivos traçados pela organização escolar é oferecer uma Educação de qualidade, pautada nos princípios de uma democracia participativa, comunitária, cristã e ambiental, tornando-se um espaço cultural de socialização e desenvolvimento do educando, preparando-o para o exercício de sua plena cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (326.5 Kb)   docx (71.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com